Saiba como fazer faculdade de Business na Irlanda

Saiba como fazer faculdade de Business na Irlanda

Karina Moura

1 mês atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Entrar em uma faculdade de business na Irlanda é mais fácil do que muita gente imagina. O processo seletivo é relativamente simples, na maioria das universidades ele acontece on-line, mas o candidato vai precisar se preparar para garantir sua vaga, já que é um dos cursos mais procurados pelos estudantes internacionais na Ilha.

A cada ano, cresce o número de estudantes de todo o mundo para fazer cursos de negócios nas universidades irlandesas. Para você ter uma ideia, o número de novos estudantes internacionais buscando ensino superior na Irlanda aumentou 45% entre 2013 e 2017, de acordo com um estudo publicado pela Rede Europeia de Migração da Irlanda. Em 2018, o número de estudantes estrangeiros chegou a quase 20 mil.

Agora, por que esses cursos atraem tantos estudantes internacionais? Por causa do preço e das oportunidades de trabalho! Os cursos de graduação voltados para área de negócios na Irlanda costumam ser bem mais baratos, inclusive na Europa, e o candidato ainda pode escolher estudar em uma das melhores universidades do mundo, a Trinity College Dublin.

A Irlanda tem hoje, aproximadamente, 40 instituições de ensino que oferecem graduação em business. Neste artigo, vamos mostrar como é feito o processo seletivo e quais são as melhores universidades de negócios da Ilha Esmeralda. Confira!

Leia também: Faculdade na Irlanda: cursos, universidades e processos seletivos

Como entrar em uma faculdade de business na Irlanda?

Faculdade de business é uma das mais populares entre estrangeiros na Irlanda. Foto: Adeolu Eletu/ Unsplash

Antes de explicar como faz para entrar em uma faculdade de business na Irlanda, primeiro, você precisa entender que existem muitas opções de cursos nessa área por lá. O tempo de duração de cada graduação é de 3 a 4 anos e vai depender do programa ofertado pela universidade.

Os principais cursos de business são administração de empresas, marketing, gestão de negócios, recursos humanos, sistemas de informação, contabilidade e finanças. Mas também é possível fazer um Bachelor Degree in Business, em período integral. Nele, o programa do curso tem uma base mais geral dos conceitos, práticas e metodologia de negócios e gerenciamento. É nessa graduação que vamos focar aqui, ok?

O primeiro passo do candidato é fazer sua inscrição on-line. Depois, apresentar toda documentação solicitada pela universidade e, quando for aceito, pagar o valor da anuidade do curso para começar as aulas, que podem ter início em fevereiro ou setembro de cada ano letivo.

Porém, as etapas de inscrição são diferentes para o cidadão europeu e não europeu.

Inscrição candidato cidadão europeu

O candidato deverá fazer sua inscrição on-line por meio da Central Applications Office (CAO), que processa os pedidos de cursos de graduação na Irish Higher Education Institutions (HEIs). A pontuação necessária do CAO e os requisitos de admissão para entrar na faculdade vão depender de cada instituição de ensino e o candidato deverá pagar, ainda, uma taxa de inscrição de 45 euros.

Todos os candidatos devem apresentar proficiência na língua inglesa como TOEFL, IELTS e University of Cambridge, Duolingo; ou certificado da Irish Leaving Certificate, do International Baccalaureate (IB), do US High School, entre outros. Cada qualificação dessa tem uma pontuação mínima que vai depender também de cada universidade.

Inscrição candidato não europeu

O candidato deverá fazer sua inscrição on-line diretamente no próprio site da universidade e pagar uma taxa (o valor depende de cada instituição de ensino). Após a candidatura, o candidato não europeu deverá preencher os requisitos de admissão necessários, que geralmente são:

  • tradução juramentada do diploma de ensino médio e histórico escolar, graduação ou pós;
  • certificado de proficiência em inglês (TOEFL, IELTS ou Cambridge);
  • cópia do passaporte;
  • seguro-saúde;
  • declaração pessoal e cartas de recomendação.

Além disso, assim que aprovado, o candidato precisará tirar seu visto de estudante (Stamp 2), que deve ser solicitado assim que ele chega ao país. Em posse dos documentos necessários (passaporte válido, carta da instituição de ensino, garantia de 3 mil euros, seguro-saúde e comprovante de residência), o estudante deverá comparecer a um escritório de imigração para tirar o visto.

Se o candidato fizer todas essas etapas, respeitar o prazo de inscrição e pagar a anuidade — diferente do Brasil, ele paga a anuidade do curso antes de começar as aulas —, então está apto para entrar em uma faculdade de business na Irlanda!

Quanto custa fazer uma faculdade de business na Irlanda?

Faculdade de business na Irlanda pode custar entre 10 e 18 mil euros por ano. Foto: Adeolu Eletu/ Unsplash

Diferentemente dos outros cursos ofertados pelas universidades irlandesas, a graduação em business costuma ser a mais “barata”. Vamos usar como base o valor de uma faculdade, que custa, em média, 18 mil euros a anuidade para os candidatos não europeus. Nesse mesmo cenário, uma faculdade de business custa, por ano, 10 mil euros. Bem mais barato, não?

Sabemos que esses valores ainda são bem puxados, já que, segundo as regras de imigração, o não europeu deve pagar o valor integral do curso antes mesmo de assistir à primeira aula, o que é bem difícil para o perfil do estudante brasileiro. Quando o candidato é nativo, o valor do curso de business custa, em média, 5 mil euros a anuidade.

No entanto, nos últimos anos, as universidades irlandesas vêm flexibilizando cada vez mais as regras para os estudantes internacionais com financiamentos, programas e bolsas de estudos. Inclusive, isso contribui para o aumento dos estudantes brasileiros nas faculdades do país.

Vale lembrar que, quanto mais qualificada é a universidade e sua localização, mais caro é o curso. Portanto, caso o seu orçamento esteja apertado, opte por uma instituição menos renomada.

Quais são as melhores faculdade de business na Irlanda?

Pelos menos, cinco faculdades de business na Irlanda se destacam. Foto: Ben Rosett/Unsplash

Veja as 5 melhores escolas de negócios na Irlanda.

Trinity College Dublin – Trinity Business School

A Trinity Business School, na Trinity College Dublin, é uma das escolas líderes em todo o mundo e obteve o título de escola de negócios com forte influência global. Seus cursos de graduação, especialmente Global Business, são as razões pelas quais muitos estudantes internacionais se inscrevem nessa escola de negócios na Irlanda.

University College Dublin – Michael Smurfit Graduate School of Business

A Smurfit Graduate School of Business, na University College Dublin, é uma das escolas de negócios mais prestigiadas do mundo. Isso foi comprovado por sua acreditação da EQUIS, AACSB e AMBA. Se você deseja uma universidade que pretende ser globalmente competitiva em educação de negócios, essa é a universidade para você!

Dublin City University – Business School

A escola de negócios da Dublin City University é conhecida por empregar a maioria dos seus alunos na Irlanda. Tal feito credenciou a universidade na AACSB e a classificou entre as melhores escolas de negócios do mundo. Além da alta empregabilidade dos graduados, a universidade oferece diplomas de pós-graduação e incentiva seus alunos a buscar esses cursos oferecendo bolsas de estudo.

University of Limerick – Kemmy Business School

A Kemmy Business School, da Universidade de Limerick, é uma universidade onde as tradições e a inovação caminham juntas. Essa é a única escola de negócios na Irlanda que progride de forma inovadora, usando os métodos e práticas de várias tradições e culturas de diferentes países.

University College Cork – College of Business and Law

O College of Business and Law, da University College Cork, está entre as principais escolas de negócios da Irlanda por ter uma grande variedade de idiomas de ensino e passou a ser reconhecida internacionalmente por isso. Além disso, a universidade oferece diversos programas de pós-graduação que estimulam os recém-formados a buscar especializações na área.

Estrangeiros podem fazer faculdade de business na Irlanda?

Estrangeiros são habilitados para fazer faculdade de business na Irlanda. Foto: Green Chameleon/ Unsplash

É claro que pode! Os estrangeiros interessados na faculdade de business devem fazer sua inscrição on-line no próprio site da instituição de ensino irlandesa.

Vale lembrar que cada universidade tem um processo seletivo e prazo de inscrição diferente. Por esse motivo, o candidato precisa ficar atento às datas e requisitos de admissão.

Como é o mercado de trabalho para business na Irlanda?

Mercado de business na Irlanda é gigante devido ao país ter diversas multinacionais funcionando em suas terras. Foto: Razvan Chisu/Unsplash

Com a economia que mais cresce na União Europeia, a Irlanda é uma ótima opção para quem busca emprego no exterior. E como mencionamos aqui, o número de universitários estrangeiros no país não para de crescer!

Eles são atraídos pela escassez de habilidades de trabalho, razão pela qual as instituições irlandesas retêm talentos globais e servem como canais para mão de obra qualificada. Com isso, as chances de empregos aumentam para os estudantes.

Finanças, negócios e logística são áreas em alta na Irlanda, uma vez que, com o crescimento da economia local, as empresas demandam profissionais dessas áreas, independentemente do setor em que atuam. Quem leva vantagem são os estrangeiros que dominam mais de um idioma, especialmente se também tiverem habilidades com vendas ou tecnologia.

Veja também

Quanto custa e como pagar por um intercâmbio

Karina Moura
Karina Moura, Formada em Jornalismo e Relações Internacionais. Produtora de conteúdo digital e consultora de comunicação e marketing, atuou por muito tempo em projetos B2B, com atendimento e relacionamento ao cliente. Apaixonada por pessoas e causas que promovam a troca de experiências entre elas, hoje se prepara para o seu primeiro intercâmbio em Dublin, na Irlanda.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar