É tempo de carnaval em Colônia, Alemanha

É tempo de carnaval em Colônia, Alemanha

Elizabeth Gonçalves

3 anos atrás

Siga o E-Dublin no Instagram

Reprodução: Teak Door

Reprodução: Teak Door

Quando se trata de Carnaval, o Brasil é referência ao redor do mundo. Mesmo assim, no velho continente essa folia não passa despercebida. Principalmente quando se trata da cidade de Colônia, na Alemanha.

Aliás, por lá essa tradição é bem mais antiga do que no Brasil, sendo comemorada da mesma maneira desde 1823, quando os moradores da cidade criaram um comitê organizador. Sem falar que a festa alemã começa bem mais cedo, com o ponta-pé inicial dado anualmente às 11 horas e 11 minutos do dia 11 de novembro.

Nessa data, milhares de pessoas se dirigem fantasiadas para o centro da cidade para brindar o início da festa com bastante cerveja. Inclusive, fantasia é algo que é levado bem a sério nesse carnaval. Não há limite para a imaginação, a única regra é, quanto mais brilhante melhor. O importante é que a fantasia seja divertida e que proteja do frio.

A partir daí a Colônia fica cada vez mais animada, com inúmeros bailes sendo realizados em casas noturnas e bares.

O agito só dá uma pausa em dezembro, por causa do Natal, e volta com tudo em 6 de janeiro. Entretanto, assim como no Brasil, o ápice do carnaval acontece mesmo na semana que antecede a quaresma. Em Colônia esse período é chamado de crazy days e se inicia na quinta-feira anterior à quarta-feira de cinzas, quando a festa de rua é oficialmente aberta pelas três principais figuras do carnaval de Colônia: O Príncipe, O Virgem e O Fazendeiro.

Reprodução: Cologne Tourism

Reprodução: Cologne Tourism

A partir daí a comemoração não para, com bailes de máscaras e festas. O sábado é conhecido como “manhã para beber cedo”, quando a bebedeira tradicionalmente começa às dez e meia da manhã. No domingo há desfile no centro da cidade com escolas de samba e carros alegóricos.

Mas, o dia mais aguardado é a segunda-feira, quando turistas e a população saem às ruas mascarados e com belas fantasias para assistir ao grande desfile que percorre 6,5 quilômetros pelo centro da cidade e tem duração de três horas. Cerca de 10 mil pessoas participam dessa parada, sendo que um terço desses participantes são mulheres. Dos carros alegóricos, são lançadas flores, chocolates e doces para os foliões.

Após o desfile, restaurantes e bares dão continuidade às celebrações. Já no dia seguinte, os grupos carnavalescos fazem seus próprios desfiles. A festa se encerra na quarta-feira de cinzas, quando um jantar com peixe é tradicionalmente servido nos restaurantes.

Com tudo isso, Colônia é a cidade europeia que tem um dos maiores carnavais de ruas do continente. Vale lembrar que se você está se planejando para passar o carnaval por lá, muitos dos eventos são pagos e para não ficar de fora é importante comprar seu ingresso com antecedência. O site oficial da cidade traz mais informações sobre como adquirir o seu.

Elizabeth Gonçalves
Elizabeth Gonçalves, Jornalista viciada em cinema, música e literatura. Paulistana, se apaixonou por Dublin, onde mora há cinco anos e sonha em fazer uma viagem de volta ao mundo.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar