Eleições gerais na Irlanda ocorrem em fevereiro

Eleições gerais na Irlanda ocorrem em fevereiro

Rubinho Vitti

1 mês atrás

Siga o E-Dublin no Instagram

Quem mora em Dublin ou outra cidade irlandesa já deve ter percebido uma movimentação diferente pelas ruas. Uma nova eleição para escolher os representantes do Poder Legislativo vai acontecer no dia 8 de fevereiro, e os candidatos a uma vaga no congresso já estão se preparando com placas, cartazes e folhetos pelas ruas.

Parlamento irlandês, o Oireachtas, onde o Taoiseach (primeiro-ministro irlandês) se reúne com os congressistas. Foto: Oireachtas.ie

Em três semanas, os candidatos vão ter que mostrar o motivo pelo qual a população deve escolhê-los. Líder do Dáil (parlamento irlandês), o Taoiseach (primeiro-ministro irlandês) Leo Varadkar anunciou o fechamento do congresso até a data da eleição. Segundo ele afirmou, a data de 8 de fevereiro é uma oportunidade para a próxima reunião do Conselho Europeu em março.

Leia também: Como regularizar o título de eleitor morando em Dublin?

“Temos um acordo no Brexit e na Irlanda do Norte. Nossa economia nunca foi tão forte; há mais pessoas trabalhando do que nunca, a renda está aumentando, a pobreza está caindo e as finanças públicas estão em ordem”, disse Varadkar, que também é candidato.

Atualmente, o partido de Varadkar, Fine Gael, lidera o governo. O partido Fianna Fáil é de oposição e está crescendo nas pesquisas. Vale lembrar que a Irlanda atua no sistema Parlamentarista, diferente do sistema Presidencialista no qual se encaixa o Brasil.

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar