Em retribuição a favor histórico, irlandeses fazem doação milionária a tribo americana

Em retribuição a favor histórico, irlandeses fazem doação milionária a tribo americana

Rubinho Vitti

5 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Os irlandeses estão fazendo um mutirão de doações a um fundo online de arrecadação para nativos americanos do povo Choctaw, da Nação Navajo e a Reserva Hopi. O fundo feito por meio de uma vaquinha online é uma forma de auxiliar os nativos em meio à pandemia do Covid-19.

O motivo da participação massiva dos irlandeses é agradecer à tribo, que, durante a Grande Fome da Irlanda (The Great Famine) doou na época 170 dólares ao país — cerca de 3.950 euros nos dias de hoje — para enviar ajuda alimentar ao país. Já as doações para a tribo combater o coronavírus já ultrapassam 2,5 milhões de dólares, uma grande parte doada por irlandeses.

A tribo tem um alto grupo de risco, como diabéticos, asmáticos ou pessoas com câncer. A nação Navajo é o lar de cerca de 175.000 pessoas em uma área que abrange três estados do sudoeste. Por lá, ainda faltam internet, acesso à informação e água corrente.

Leia também: Como manter a saúde mental e não surtar na quarentena?

“O Choctaw enviou US $ 170 em ajuda humanitária para a Irlanda. 173 anos depois, hoje, o favor é devolvido através de generosas doações do povo irlandês à nação Navajo durante nosso período de crise ”, diz nota no site de doações.

Veja também

Como cuidar da saúde durante uma viagem no exterior?

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar