Emissão de passaporte brasileiro é suspensa no Brasil

Emissão de passaporte brasileiro é suspensa no Brasil

Ávany França

2 anos atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Viajantes, brasileiros e sem passaporte. Pelo menos até segunda ordem. Crédito: © Filipe Frazão Dreamstime

Com suspensão, viajantes brasileiros ficam sem passaporte. Pelo menos até segunda ordem. Crédito: © Filipe Frazão Dreamstime

Esta semana, a notícia da suspensão de emissão de passaportes no Brasil pegou de surpresa muitos viajantes e estudantes que estavam na fase inicial de planejamento do intercâmbio, e que agora precisarão ficar em standby para solicitar o principal documento para uma viagem ao exterior.

Apesar do serviço online para solicitação do documento continuar disponível no site da Polícia Federal, quem decidir aplicar para fazer o passaporte hoje, não terá nenhuma previsão para a confecção e entrega dele.

Segundo o comunicado da Polícia Federal, a suspensão ocorreu por conta da “falta de verbas destinadas aos serviços de controle migratório e documentos de viagem”. Vale lembrar que para aqueles que solicitaram o documento até o dia 27/6/2017, data oficial da suspensão, a entrega do documento será realizada normalmente.

E como fica para quem está na Irlanda?

12187908_870986052979754_1589280683480760368_n

Foto: Divulgação

Para os brasileiros na Irlanda que precisarem renovar ou solicitar o passaporte brasileiro, os serviços de emissão de passaporte estão operando normalmente, segundo nota oficial publicada no Facebook da Embaixada em Dublin.

Nota da PF no Brasil

Segue abaixo a íntegra de nota emitida pela Polícia Federal Brasileira:

NOTA À IMPRENSA – SERVIÇO DE PASSAPORTE

Brasília/DF – Sobre o serviço de passaportes, a Polícia Federal informa que está suspensa a confecção de novas cadernetas de passaportes solicitadas a partir de hoje, 27/06, às 22 horas.

A medida decorre da insuficiência do orçamento destinado às atividades de controle migratório e emissão de documentos de viagem.

O agendamento online do serviço e o atendimento nos postos da PF continuarão funcionando normalmente. No entanto, não há previsão para entrega do passaporte solicitado, enquanto não for normalizada a situação orçamentária.

Usuários atendidos nos postos de emissão até o dia 27/06 receberão seus passaportes normalmente.

A Polícia Federal acompanha atentamente a situação junto ao Governo Federal para o restabelecimento completo do serviço.

Divisão de Comunicação Social

Polícia Federal

Para outras informações, recomendamos entrar em contato diretamente com a PF, se estiver no Brasil, ou com a Embaixada Brasileira, se estiver na Irlanda.

Imagens via Dreamstime
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para [email protected]

Avatar
Ávany França, Jornalista por profissão, já passou por editorias de moda, gastronomia, história e turismo. Uma vida sem desafios não foi desenhada para essa baiana de Salvador. Amante das viagens, coleciona mais de 80 destinos no passaporte. Quer saber mais? Corre porque até você terminar de ler esse perfil já terei alguma novidade.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar