Existem vagas de emprego para engenheiro na Irlanda?

Existem vagas de emprego para engenheiro na Irlanda?

Deby Pimentel

2 semanas atrás

Quanto custa um intercâmbio?

Não vendemos pacotes e nem somos agência,
mas podemos te colocar em contato com elas.

Uma das áreas mais carentes de profissionais na Europa é a Engenharia, principalmente Engenharia Mecânica, Elétrica e Eletrônica. Por isso mesmo, o engenheiro na Irlanda está sendo muito valorizado, com oportunidades em alta e salário anual em torno de 45 mil euros.

Para trabalhar como engenheiro na Irlanda, porém, é necessário conhecer as exigências do governo irlandês como permissão de trabalho e as necessidades das empresas.

A exigência de um determinado tempo de experiência, por exemplo, pode variar de acordo com a área e a vaga em questão. Isso sem contar o excelente nível da língua inglesa, com entendimento dos termos técnicos da área.

Leia também: Trabalhar na Irlanda: regras, vistos e profissões para brasileiros

Busca de vagas para engenheiro na Irlanda

Engenheiros são bem-vindos na Irlanda - Crédito Dmitriy Shironosov/Dreamstime

Engenharia é uma das áreas críticas e com muitas vagas abertas para engenheiro na Irlanda. Crédito: Dmitriy Shironosov/Dreamstime

Os órgãos regulamentadores da Engenharia na Irlanda, assim como no Brasil, são separados de acordo com áreas Engineers Ireland e Irish Aviation Authority (específico para aviação e afins).

Esses departamentos reconhecem a atuação do profissional da área e que farão o mesmo para os profissionais brasileiros, cuja maioria dos diplomas de bacharelados em Engenharia são válidos, graças aos acordos internacionais firmados entre os governos e instituições do setor.

No entanto, vale checar se o seu Conselho Regional no Brasil dará o suporte para sua futura contratação, caso ele seja necessário para alguma documentação. Vale conhecer, também, alguns acordos que delimitam a atuação do profissional de Engenharia estrangeiro e dar uma olhada se a sua área exige alguma aplicação diferenciada.

Leia também: Como é trabalhar e estudar na Irlanda?

Associação regulamenta profissão na Irlanda

Associação regulamenta a profissão e também oferece benefícios aos seus membros. Crédito Khunaspix/Dreamstime

Associações regulamentam a profissão e também oferecem benefícios aos seus membros. Crédito: Khunaspix/Dreamstime

Aliás, o Engineers Ireland é um tipo de associação que regulamenta o engenheiro na Irlanda e oferece uma série de benefícios aos seus membros, inclusive estrangeiros. É uma ótima oportunidade para começar a conhecer profissionais locais.

A instituição também dá indicações de vagas, cursos, além de incentivar o networking entre os profissionais — e, cá entre nós, networking é importantíssimo em qualquer lugar do mundo.

Networking entre o engenheiro na Irlanda e no Brasil

Networking é importante em qualquer lugar do mundo. Crédito Khunaspix/Dreamstime

Networking entre o engenheiro na Irlanda e no Brasil é importante para se dar bem na profissão. Crédito: Khunaspix/Dreamstime

Para obter mais resultados em suas buscas, por exemplo, atente-se às palavras-chave do setor em que atua ao pesquisar vagas. As redes sociais também podem ser uma boa fonte de informação e, como já dissemos, networking — se você souber usar.

Vale buscar no Facebook e YouTube por grupos, vídeos, posts, entre outros, de quem é engenheiro na Irlanda e que está na mesma situação que você ou já passou por isso e contou como foi o processo, trocando dicas ou, até, vagas disponíveis.

Leia também: Brasileira conta como conseguiu visto de trabalho na Irlanda

Exemplo disso são os grupos do setor no LinkedIn, outra fonte valiosa na busca de possibilidades, principalmente das vagas em aberto no mercado de trabalho internacional. Para tirar melhor proveito dessa rede social, invista no seu currículo em inglês e conecte-se às empresas nas quais você tem interesse.

E se você é estudante de Engenharia e está pensando em se especializar na Irlanda, há programas mantidos por convênios variados ou a possibilidade de aplicar para as universidades em cursos de pós-graduação ou mestrado, como na University College Dublin (UCD) ou na Trinity College Dublin (TCD).

Deby Pimentel
Deby Pimentel, Jornalista com MBA em Marketing e Empreendedorismo e uma paulistana apaixonada por fotografia, gastronomia e tecnologia. Uma virginiana que adora novas culturas e desafios. Acredita que a informação é sempre a melhor maneira de transformar sonhos em possibilidades.

Imagens via Dreamstime
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para [email protected]

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar