Entenda como funciona a frequência escolar na Irlanda

Entenda como funciona a frequência escolar na Irlanda

Rael Pimenta

2 semanas atrás

Quanto custa um intercâmbio?

Não vendemos pacotes e nem somos agência,
mas podemos te colocar em contato com elas.

Chegou a hora do tão esperado intercâmbio. Desembarque tranquilo, tudo certo na imigração e a empolgação da chegada a todo o vapor, assim como aquela vontade desesperada para desnudar a sua nova cidade e descobrir os encantos da Ilha Esmeralda.

Pois bem. Tudo muito natural. Porém, vale não esquecer do seu objetivo principal: o inglês. Pensando nisso, o governo irlandês impõe uma regra bem específica: a frequência escolar (attendance). Isso mesmo, segundo as regras para visto de estudante (Stamp 2), durante todo o período de aula, a sua frequência mínima deve ser de 85%.

A attendance é fundamental para garantir a renovação do visto. © Iakov Filimonov | Dreamstime.com

A regra é simples: o seu visto é de estudante. Então, foque nos estudos. Não é à toa que a permissão de trabalho para o visto Stamp 2 é de apenas 20 horas semanais. Afinal, a sua carga de trabalho não pode afetar os horários de suas aulas. Portanto, faltar as aulas por qualquer motivo que não seja doença ou algo justificável pode dar muita dor de cabeça na hora da renovação do visto.

E sabe aquela história de querer “dar um jeitinho”? Quando o assunto é a attendance, esqueça. Nas seis primeiras semanas de aula, se você se ausentar o equivalente de 25% sem uma justificativa válida, já será motivo para a escola informar o caso à imigração, e isso ficará registrado. Além disso, nos últimos anos, com o aumento do rigor nas regras,  a imigração passou a fazer visitas surpresa para garantir que a fiscalização nas instituições de ensino seja efetiva.

Faltar as aulas durante o intercâmbio, pode causar até deportação. © Candybox Images | Dreamstime.com

Faltar as aulas durante o intercâmbio pode causar até deportação. © Candybox Images | Dreamstime.com

Então, assim como você se preparou por meses para chegar ao seu intercâmbio, a nossa dica é: mantenha o foco, vá para as aulas e se organize a fim de encontrar trabalhos que respeitem os seus horários.

Vale lembrar, ainda, que, além da attendance de 85%, o curso escolhido deve ser de segunda a sexta-feira, em horário diurno (9h-17h), e a escola precisa fazer parte da lista de instituições credenciadas para oferecer cursos a estudantes internacionais, a Interim List of Eligible Programmes (ILEP), que, por sinal, é atualizada de tempos em tempos.

De olho na renovação

Você ainda não entendeu o porquê da attendance ser tão importante? Vamos lá. Outra vantagem em escolher a Irlanda como destino está associada à possibilidade de renovar o visto por duas vezes e, assim, permanecer no país como estudante por um período mais longo.

E adivinha o que é fundamental para a renovação? Exatamente, a sua presença escolar. Sem a carta da escola comprovando que você cumpriu, pelo menos, 85% das aulas, você não terá como renovar o seu visto de estudante.

Também é necessário um comprovante de matrícula da nova escola, informando que as taxas foram pagas em sua totalidade, assim como o seguro saúde, com cobertura mínima de 30 mil euros.

Veja também

Roteiro de Intercâmbio na Irlanda por quem o viveu

Rael Pimenta
Rael Pimenta, Mineira, casada, mãe de dois meninos, jornalista por formação, empreendedora, amante de viagens e causos da vida real. Apaixonada pela Irlanda desde 2011, quando desembarcou na Ilha para um intercâmbio.

Stock Photos via Dreamstime
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para [email protected]

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

  • Como é morar em Lisboa, Portugal

    Destinos de Intercâmbio

    Como é morar em Lisboa, Portugal

    Quando e por que você decidiu sair do Brasil? No final de 2011, a minha casa,...

    Colaborador E-Dublin

    5 dias atrás

    Como é morar em Lisboa, Portugal
  • 10 motivos para se apaixonar pela Irlanda

    Destinos de Intercâmbio

    10 motivos para se apaixonar pela Irlanda

    Se você ainda está com dúvidas sobre incluir ou não a Ilha Esmeralda no seu...

    Carol Braziel

    2 semanas atrás

    10 motivos para se apaixonar pela Irlanda

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar