Entenda os benefícios da alimentação saudável

Entenda os benefícios da alimentação saudável

Colaborador E-Dublin

8 meses atrás

Quanto custa um intercâmbio?

Não vendemos pacotes e nem somos agência,
mas podemos te colocar em contato com elas.

A busca por alimentos naturais nas prateleiras dos supermercados, restaurantes, bares e padarias tem aumentado e o resultado é uma qualidade alimentar muito melhor. A fórmula é simples, quando você muda seus os hábitos alimentares, tudo muda.  O corpo entra em equilíbrio, nota-se melhoria no bem-estar físico, mental e emocional. Não é  à toa que o número de adeptos da alimentação saudável não para de crescer.

A alimentação saudável esta virando tendência no mundo inteiro.© Darya Fedorova | Dreamstime.com

A alimentação saudável está virando tendência no mundo inteiro.© Darya Fedorova | Dreamstime.com

Esta mudança de hábito da população tem acendido um alerta nas indústrias, que estão buscando suprir esta necessidade. Segundo a revista norte-americana Forbes, as pessoas estão em busca de uma  dieta baseada em vegetais e alimentos na sua forma mais natural, completa, não refinada e minimamente processada.

Existe ainda um grupo significante de indivíduos, que diminuíram o consumo de produtos de origem animal como carnes e laticínios, mas que se permitem abrir algumas exceções.

Com esta tendência, alguns setores têm se destacado, como os de alimentos com matéria-prima de origem vegetal e sem a adição de ingredientes, como glúten, açúcar, aditivos químicos e leite de vaca. Outros que também vem ganhado espaço, são os produtos de origem natural, que são aqueles livres de conservantes, corantes, realçadores de sabor, edulcorantes e aromas artificiais.

Nos EUA, fabricantes já colocam nos rótulos a quantidade de açúcar adicionada ao produto. À medida que os consumidores aprendem a ler esses rótulos, eles passam a exigir menos açúcar, o que ajuda a redefinir o paladar geral da sociedade.

Entenda os benefícios de uma alimentação saudável. © Photoking | Dreamstime.com

De fato, as pessoas estão cada dia mais atentas aos benefícios de uma alimentação natural. Segundo relatório da Brasil Food Trends 2020, as características mais buscadas na atualidade são:

  1. Produtos benéficos ao desempenho físico e mental;
  2. Produtos benéficos à saúde cardiovascular;
  3. Produtos benéficos à saúde gastrointestinal;
  4. Para dietas específicas/restritivas/alergias alimentares;
  5. Com aditivos e ingredientes naturais;
  6. Funcionais;
  7. Isentos ou teor reduzido de sal, açúcar e gorduras;
  8. Orgânicos;
  9. Minimamente processados.

A nutricionista e coaching Lisiane Giusti relata que diante desta tendência de alimentos naturais é muito comum adeptos se tornarem vegetarianos ou veganos. Na Irlanda, por exemplo, é comum encontrar intercambistas brasileiros que decidiram mudar a dieta devido a facilidade de acesso a alimentos saudáveis e veganos,  com preços acessíveis.

Na última pesquisa realizada pelo Bloomberg,  na lista dos países que maior se destacam na escolha por uma alimentação saudável, a Irlanda aparece na 20 posição. Dos dez primeiros colocados, seis estão na europa. Os critérios da pesquisa foram expectativa de vida, obesidade, percentual de fumantes e qualidade da higiene pública.

Países com a alimentação mais saudável do mundo. @ Reprodução site 

Irlanda se destaca entre os países com a alimentação mais saudável do mundo. @ Reprodução site

Top na lista, a Espanha se destaca com o aumento da expectativa de vida, com base alimentar que inclui frutos do mar, azeite de oliva e nozes.  Infelizmente, na lista de 56 países analisados, o Brasil não aparece.

Lisiane Giusti,

Bacharel em Nutrição pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com formação em Nutrition Coach e Especialização em Perda de peso e Nutrição esportiva. Atualmente, atende em consultório em Dublin, na área de nutrição clínica. Conheça mais o trabalho dela no Instagram @nutricoachlisi.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar