Estique sua viagem pelas cidades vizinhas de Amsterdã

Estique sua viagem pelas cidades vizinhas de Amsterdã

Elizabeth Gonçalves

7 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Apesar de ser um país pequeno, a Holanda tem muito a oferecer. E se conhecer Amsterdã está nos seus planos, que tal prolongar um pouco mais essa viagem e visitar algumas cidades que estão localizadas a poucas horas de trem da capital?

Essa pode ser a sua chance de se inteirar sobre a cultura e a tradição do país, além de fugir do lugar comum. Confira algumas cidades.

Gouda

Reprodução: National Geographic

Passear por Gouda é como entrar numa máquina do tempo. Reprodução: National Geographic

Provavelmente, a primeira coisa que vem à sua cabeça ao escutar o nome dessa cidade é o seu queijo famoso. Pois saiba que, além do queijo, Gouda tem outra comida bem famosa, os stroopwafels, aqueles deliciosos waffles fininhos com recheio de caramelo. Ambos os alimentos alavancam o turismo local e atraem milhares de visitantes todos os anos.

Ao mesmo tempo, passear por Gouda é como entrar numa máquina do tempo, já que a cidade apresenta uma arquitetura medieval, repleta de canais, becos e mansões.

Dois grandes eventos acontecem por lá todos os anos. Um é o Mercado de Queijos, que ocupa a praça central todo verão. Outro é a Noite de Velas, que ocorre em dezembro, sempre numa quinta-feira antes do Natal.

Nessa data, toda a iluminação elétrica é desligada, e Gouda é iluminada por milhares de velas, sendo que, em frente à prefeitura, corais cantam músicas natalinas, acompanhados pelo público.

Utrecht

Reprodução: City Scouter

Utrecht conta com belos canais e ótimos cafés. Reprodução: City Scouter

Localizada a cerca de 30 minutos de trem de Amsterdã, Utrecht foi construída em torno de uma torre chamada de Dom, que, aliás, pode ser vista de qualquer ponto da cidade.

Considerada uma cidade universitária, Utrecht conta com belos canais e ótimos cafés. O Rietveld Schröder Huis, Dick Bruna Huis, Catharijneconvent e Museum Speelklok são apenas alguns dos muitos lugares para serem visitados.

Se você quiser mergulhar na natureza, nossa dica é fazer um passeio no Wilhelminapark, no parque Lepelenburg e nos jardins botânicos.

Haia

Reprodução: Wikipedia

Localizada a cerca de 50 minutos de trem de Amsterdã, há sempre o que fazer em Haia. Reprodução: Wikipedia

Haia — ou Den Haag, em holandês — é a cidade sede do governo e, também, local onde é possível visitar vários monumentos e bairros históricos. Aliás, é lá onde vivem alguns membros da família real holandesa.

Localizada a cerca de 50 minutos de trem de Amsterdã, Haia é repleta de restaurantes, cafés e casas noturnas, ou seja, há sempre o que se fazer por lá. Seja passar algumas horas explorando as diversas lojas da cidade ou visitando alguns dos museus mais bacanas da Holanda, como o Gemeente Museum, por exemplo.

Haarlem

Reprodução: Wikipedia

Haarlem orgulha-se de ter o apelido de “Boemenstad” (cidade das flores). Reprodução: Wikipedia

A 15 minutos de trem de Amsterdã fica Haarlem. Há séculos, ela é o centro histórico de cultivo de tulipas e orgulha-se de ter o apelido de “Bloemenstad” (cidade das flores).

Entre as atrações imperdíveis, vale destacar a praça central da cidade, chamada de Grote Markt, sede da prefeitura e da Igreja de São Bavo. Para os fãs de arte moderna, vale conferir as exposições do Museu De Hallen.

Volendam

Reprodução: Eurotravel

Em Volendam, é fácil encontrar alguém vestido com roupas tradicionais. Reprodução: Eurotravel

Volendam é uma antiga vila de pescadores bem tradicional que fica a uns 20 minutos de Amsterdã. Uma de suas características é o pequeno porto rodeado por belas casas coloridas construídas no século XVII.

Com cerca de 22 mil habitantes, muitos dos quais ainda seguem os costumes holandeses, é bem fácil encontrar por lá alguém vestido com roupas tradicionais, ou seja, é mais uma viagem no tempo!

Revisado por Irene Canadinhas
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para [email protected]

Elizabeth Gonçalves
Elizabeth Gonçalves, Jornalista viciada em cinema, música e literatura. Paulistana, se apaixonou por Dublin, onde mora há cinco anos e sonha em fazer uma viagem de volta ao mundo.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar