Estrangeiros não precisam mais enviar passaporte para renovação de visto

Estrangeiros não precisam mais enviar passaporte para renovação de visto

Rubinho Vitti

2 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Com a volta da Irlanda ao Nível 3 do lockdown, o Registration Office (escritório de registro), localizado em Burgh Quay, em Dublin, voltou a funcionar nesta quarta-feira, 2 de dezembro. Com a reabertura, também recomeçaram os agendamentos para quem precisa tirar o visto IRP (Irish Residence Permit) pela primeira vez, que é a prioridade do escritório.

O Departamento de Justiça e Igualdade, responsável pelos registros, também anunciou mudanças para quem está renovando o visto. Desde que lançou o sistema online para imigrantes que moram em Dublin, no dia 20 de julho, quem fosse renovar o visto deveria enviar o passaporte original por correspondência.

Após muitas reclamações de extravios, além do atraso para receber o documento de volta, o Departamento que os imigrantes não vão mais ser solicitados a enviar o passaporte por correspondência, além do processo ser limitado a um máximo de três semanas para ser concluído.

A ministra Helen McEntee, em nota no site do Departamento, ressaltou que recursos adicionais foram realocados ao INIS (Irish Naturalisation and Immigration Service) para possibilitar a mudança, além de confirmar que a não necessidade de enviar o passaporte é uma resposta aos pedidos dos imigrantes, que se preocupavam — com razão — em enviar o passaporte por correspondência para que fossem carimbados.

“O processo de renovação para clientes baseados em Dublin será concluído totalmente online com o upload de uma cópia colorida digitalizada da página de biometria de seu passaporte. Assim que a renovação for concluída com sucesso, o seu cartão de autorização de residência na Irlanda (IRP) será enviado a você por correio”, disse.

Como a ministra lembra, isso vale para imigrantes que estão em Dublin. Quem vive fora da capital segue renovando o visto de forma presencial nas estações da Gardaí.

Como renovar:

 

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar