Irlanda permitirá visto 1G para estudantes de 3º nível que estão remotos fora do país

Irlanda permitirá visto 1G para estudantes de 3º nível que estão remotos fora do país

Rubinho Vitti

2 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

O governo irlandês fez uma mudança importante para alunos estrangeiros que estão fazendo curso de graduação e pós-graduação de forma remota.

Segundo publicação no site da INIS (Irish Naturalisation and Immigration Service), quem está fazendo o curso online de outro país ou deseja retornar ao seu país para estudar poderá aplicar para o Third Level Graduate Programme (Programa de Pós-Graduação de Terceiro Nível), o visto 1G, se forem elegíveis para o programa. Mas atenção, isso vale apenas para cursos que estão 100% online por causa da pandemia da Covid-19.

Na prática, o INIS está autorizando que esses estudantes façam o curso online mesmo estando fora da Irlanda e sem perder a possibilidade do visto, que possibilita a residência na Irlanda após o término dos estudos.

A inscrição para o visto 1G deverá ser feita logo após que o curso for concluído, no verão deste ano.

Os estudantes precisam ficar atentos às datas, pois eles precisam viajar para a Irlanda antes da emissão de seus resultados finais, a fim de registrar sua permissão e se qualificar para o Programa de Pós-Graduação de Terceiro Nível. Isso significa antes do outono.

O INIS ressalta que é possível viajar à Irlanda para “fins acadêmicos essenciais” e relembra aos estudantes de cumprirem “todos os requisitos atuais de saúde pública”.

Quem é considerado elegível para o programa?

É possível cursar a pós-graduação fora da Irlanda durante a pandemia e, ainda assim, aplicar para o visto 1G. Foto: Samorn Tarapan | Dreamstime

Existem alguns pré-requisitos e documentações necessárias para se inscrever para o visto 1G. Eles são os seguintes:

  • Carta da respetiva instituição de ensino superior a indicar que foi aluno do ano letivo 2020/2021;
  • Carta da instituição de ensino superior informando que o curso foi ministrado 100% à distância e que não eram obrigados a comparecer às aulas presencialmente.
  • Carta do órgão ou instituição outorgante relevante, informando que obteve o diploma pelo qual foi inscrito como aluno.

Leia também: Quais são os tipos de visto na Irlanda?

O que é o visto 1G?

Third Level Graduate Programme — visto 1 G — indica que você concluiu seus estudos na Irlanda e tem permissão para procurar emprego e, quem sabe, conseguir um visto de trabalho.

Uma pessoa qualificada receberá uma extensão de sua permissão de estudante atual, por um período de até 24 meses, dependendo de seu nível de estudo:

  • Nível 8 (Honours degree) – máximo 12 meses
  • Nível 9/10 (Mestrado / PhD) – inicialmente 12 meses e máximo 24 meses

Com 1G, é permitido trabalhar em tempo integral (máximo de 40 horas por semana). Lembrando que um graduado não terá permissão para acessar o programa em mais de duas ocasiões distintas.

Quem tem o Stamp 1G também possui o direito de retornar aos estudos após aproveitar o visto.

Foto de capa: Leon Wu/Unsplash

 

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar