Estudar no exterior faz bem ao cérebro e aumenta a criatividade

Estudar no exterior faz bem ao cérebro e aumenta a criatividade

Deby Pimentel

4 dias atrás

Quanto custa um intercâmbio?

Não vendemos pacotes e nem somos agência,
mas podemos te colocar em contato com elas.

Fazer um intercâmbio é sempre emocionante. Passados os perrengues financeiros e o tempo com o planejamento, é hora de absorver as possibilidades — entre elas, a vivência com pessoas de hábitos diferentes e os relacionamentos interculturais… Mas calma, não estamos falando da vida amorosa.

Adaptar-se a novas situações é um dos maiores estimulantes do cérebro durante o intercâmbio, já que entender uma nova cultura significa não só mudança de hábitos, mas revisão de valores. Essa mudança de mindset coloca o expatriado em novas situações que, muitas vezes, podem ser extremamente desafiadoras, o que o força a pensar novas atitudes, tornando-o mais criativo.

Morar fora do País é uma verdadeira experiência de vida.© Vasyl Dolmatov | Dreamstime.com

Morar fora do país é uma verdadeira experiência de vida. © Vasyl Dolmatov | Dreamstime.com

Um estudo publicado no Journal of Personality and Social Psychology, por William W. Maddux e Adam D. Galinsky, propôs diversos testes com estudantes para medir a criatividade e a relação dela com pessoas que viveram fora de seus país natal. Basicamente, foram dois tipos de exercícios.

O primeiro envolvia graduandos na solução de uma atividade de lógica. Nela, 60% dos estudantes que viveram fora conseguiram o resultado, enquanto 40% que não viveram a experiência finalizaram a proposta sem sucesso. Em outro teste, estudantes de MBA tiveram que propor uma solução para um grande business. Foram criados grupos com pessoas que viveram no exterior — os quais 70% obtiveram o resultado esperado — e grupos com pessoas que nunca viveram — destes, nenhum conquistou o objetivo.

Em tese, segundo os pesquisadores, não foram os resultados que comprovaram a ligação entre a criatividade e o fato de morar no exterior, mas sim que, em ambos os testes, estes viajantes utilizaram a criatividade e a flexibilidade para chegar ao objetivo.

Flexibilidade é a chave para o sucesso do intercâmbio

Faça um currículo objetivo e não esqueça de colocar a nacionalidade, idiomas e experiência no exterior.© Andrey Popov | Dreamstime.com

Muitos intercambistas enveredam por carreiras completamente diferentes das que atuavam em seu país de origem. © Andrey Popov | Dreamstime.com

Além da criatividade, uma pessoa que se expõe a um novo contexto cultural se torna ainda mais flexível durante a experiência. “A noção de certo ou errado muda de cultura para cultura”, lembra a psicóloga e coach especializada em intercâmbio Lilian Sousa. Segundo ela, diante das novas possibilidades, o indivíduo amplia sua visão de mundo, tornando-se open minded, ou sejam, mais aberto para o novo, pois se vê na necessidade de experimentar a todo o tempo, além de quebrar os próprios paradigmas e criar competências antes desconhecidas, exercitando o cérebro, pois é preciso focar em soluções.

Não é incomum, por exemplo, observar expatriados se descobrindo e se reinventando durante a estadia em outros países, inclusive apostando em trabalhos mais simples, como o caso de muitos intercambistas que enveredam por carreiras completamente diferentes das que atuavam em seu país de origem. Tana Storani, por exemplo, antes de se tornar uma Coach de Carreira e LinkedIn Expert, assim como muitos outros estudantes, também atuou como garçonete na Irlanda e ressalta que foi um período de grande aprendizado.

O empreendedorismo é outra vertente que muitos tendem a desenvolver durante uma temporada no exterior. Aqui na Irlanda, por exemplo, nos últimos anos, tem sido cada vez mais comum encontrar brasileiros empreendedores,  já que a questão da empregabilidade é um dos grandes desafios dos expatriados.

O brasileiro Vilar Cunningham, após alguns anos na Irlanda, percebeu que existia uma carência nos sites de relacionamento para lésbicas  no país e decidiu criar um aplicativo exclusivo para esse público, o Les Girls App. “Criei o app principalmente para permitir que mulheres paquerassem entre si, sem terem que se preocupar com possíveis perfis fakes de homens, algo muito comum”, conta.

Criatividade e originalidade

Morar com outros estrangeiros também irá estimular a descoberta e o desenvolvimento de novas habilidades e competências.© Mheim301165 | Dreamstime.com

Morar com outros estrangeiros também estimula a descoberta e o desenvolvimento de novas habilidades e competências. © Mheim301165 | Dreamstime.com

Fluência Ideacional é o termo utilizado pelos estudiosos sobre as pessoas criativas que apresentam um grande número de ideias para um único problema. Isso porque elas são testadas o tempo todo, o que a leva à originalidade, ou seja, quanto mais você se torna flexível e original, mais qualidade terá na solução dos seus problemas!

Todos esses fatores que tiram a pessoa da zona de conforto resultam na habilidade de adaptar-se às adversidades. De acordo com a psicóloga Lilian Sousa, encarar isso com flexibilidade será menos traumático e ajuda a aumentar as possibilidades, até mesmo, na vida profissional. “Essa experiência amplia o senso de equipe, seja no mercado de trabalho, seja com a família ou o parceiro”, explica. Eis porque os recrutadores apreciam a experiência no exterior dos candidatos.

É esse exercício da convivência e de vencer os obstáculos que também vai estimular o seu processo de amadurecimento, pois a busca pelo conhecimento é uma constante. “Durante o intercâmbio, a pessoa aprende a focar na solução. De um jeito ou de outro (com a mente aberta, criatividade e flexibilidade aguçadas), vai ter que dar certo!”, finaliza Lilian.

Veja também

Quanto custa e como pagar por um intercâmbio

Deby Pimentel
Deby Pimentel, Jornalista com MBA em Marketing e Empreendedorismo e uma paulistana apaixonada por fotografia, gastronomia e tecnologia. Uma virginiana que adora novas culturas e desafios. Acredita que a informação é sempre a melhor maneira de transformar sonhos em possibilidades.

Stock Photos via Dreamstime
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para [email protected]

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar