Euraxess oferece mais de 1000 vagas para doutorado em 2019

Euraxess oferece mais de 1000 vagas para doutorado em 2019

Colaborador E-Dublin

2 meses atrás

Quanto custa um intercâmbio?

Não vendemos pacotes e nem somos agência,
mas podemos te colocar em contato com elas.

A maioria dos brasileiros que buscam uma experiência fora do país optam por cursos de línguas e Dublin, que aparece no topo da lista de países preferidos. Afinal, a possibilidade de trabalhar enquanto se estuda é um grande atrativo. Recentemente, um artigo aqui no E-Dublin abordou, por exemplo, 6 medidas sobre visto de estudante na Irlanda que você deveria conhecer.

Porém, para aqueles que já apresentam um bom nível de Inglês, vale pensar fora da caixa e ficar atento a outras possibilidades. É sobre uma dessas oportunidades que quero compartilhar com vocês hoje! As bolsas de Doutorado e trabalho em projetos financiados pela Comissão Europeia, com condições de residência na Europa.

O que é o EURAXESS?

Fundo europeu Euraxess promove mobilidade de pesquisadores ao redor do mundo. Foto: Reprodução

Um dos principais canais para prospecção de vagas de doutorado e projetos financiados pela União Europeia é a página do EURAXESS. O EURAXESS é uma iniciativa da União Europeia, Estados membros e países associados, e tem como principal prioridade, apoiar a mobilidade do pesquisador e o desenvolvimento de carreira, enquanto aprimora a colaboração científica entre a Europa e o mundo.

A boa notícia é que as vagas não se limitam a europeus, e existe uma página específica de programas direcionados para brasileiros. Para quem busca oportunidades profissionais, o Jobs Founding é um bom começo para prospecção.

O que você precisa saber antes de aplicar para Bolsas de Doutorado?

Note que oportunidades existem, mas, para cada uma delas, você precisa se lembrar dos requisitos. No caso das oportunidades acadêmicas, é importante já ter um bom nível de inglês, comprovado por exames internacionalmente conhecidos. Aqui na Europa, o IELTS é o mais aceito, e você deve atingir, ao menos, o nível B2, com uma média de 6.5-7.0 e nenhuma nota abaixo de 5.5-6.0, dependendo da vaga.

Outra coisa a levar em consideração é que, para apostar em um Doutorado ou trabalhar nos projetos orquestrados pela União Europeia, você precisa de Mestrado ou ter grande experiência acadêmica. Porém, existem projetos de Doutorado Industrial e vagas específicas que priorizam a experiência profissional.

Quais são as principais áreas disponíveis?

O Euraxess atualmente reúne mais de 1000 bolsas de estudos com financiamento disponíveis, em vários países da Europa. Uma boa forma de começar a busca é refinar a pesquisa pela sua área de atuação, se você não possui limitação de país. Se já estiver na Irlanda ou em outro país e pretende investir em seus estudos apenas nesse local, vale refinar a pesquisa pelo país de sua escolha, a fim de explorar todas as opções disponíveis.

As ofertas de bolsas existem nas mais diversas áreas: Engenharia, Agricultura, Tecnologia são apenas alguns exemplos. As ofertas são para Doutorado, Pós-doutorado (pleno ou temporada curta) e projetos de pesquisa em diversas instituições europeias e do mundo todo.

Vagas para doutorado não se limitam a Europa. Reprodução: Euraxess

Vagas para doutorado não se limitam à Europa. Reprodução: Euraxess

Vale ressaltar, também, que, apesar de envolver uma iniciativa europeia, as bolsas e oportunidades profissionais não se limitam à UE. Explore as oportunidades em outros continentes, como ilustra o mapa acima.

Gabriel Signorelli,

Atualmente mora em Sevilha, Espanha, é profissional de Educação Física, com metrado em Ciências do Exercício e do Esporte. Doutorando na UCD, Dublin, em Saúde Pública, trabalha com novas tecnologias para promoção de atividade física em pacientes com câncer. LinkedIn | Instagram

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

  • 5 formas de boicotar o seu intercâmbio

    Planeje seu Intercâmbio

    5 formas de boicotar o seu intercâmbio

    É muito mais comum ouvir dicas sobre o que fazer no seu intercâmbio do que...

    Colaborador E-Dublin

    7 dias atrás

    5 formas de boicotar o seu intercâmbio
  • 5 atitudes assertivas para o seu projeto de intercâmbio

    Planeje seu Intercâmbio

    5 atitudes assertivas para o seu projeto de intercâmbio

    Hoje, para ajudar você a ser ainda mais assertivo na elaboração do seu plano...

    Colaborador E-Dublin

    1 semana atrás

    5 atitudes assertivas para o seu projeto de intercâmbio

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar