Europeus estão mais otimistas sobre a União Europeia

Europeus estão mais otimistas sobre a União Europeia

Rubinho Vitti

1 mês atrás

Uma nova pesquisa realizada pela European Commission mostra um forte aumento na percepção positiva dos cidadãos europeus em relação à União Europeia. Os resultados de 2019 são os melhores desde o relatório de junho de 2014.

A pesquisa foi feita nos 28 países da UE e cinco países candidatos. Entre as principais conclusões estão um apoio recorde ao euro e as alterações climáticas que se tornaram a segunda maior preocupação a nível da UE, após a imigração.

Pesquisa foi feita nos 28 países da UE e cinco países candidatos a entrar no grupo. Foto: Pxhere

A confiança na UE aumentou em 20 estados-membros, com as maiores pontuações na Lituânia (72%), na Dinamarca (68%) e na Estônia (60%). Além disso, mais de metade dos inquiridos “tendem a confiar” na UE no Luxemburgo (59%), Finlândia (58%), Portugal (57%), Malta e Suécia (ambos 56%), Bulgária e Hungria (ambos 55%), Irlanda, Polônia, Países Baixos e Chipre (todos 54%), Romênia e Áustria (ambos com 52%) e Letônia e Bélgica (ambos com 51%).

A maioria dos europeus está otimista em relação ao futuro da UE (61%), enquanto apenas 34% são pessimistas. O otimismo é maior na Irlanda (85%), Dinamarca (79%), Lituânia (76%) e Polônia (74%). No outro extremo da escala, o otimismo é menos pronunciado no Reino Unido (47% vs 46%) e na França (50% vs 45%).

O apoio ao euro atingiu um novo recorde, com mais de três quartos dos entrevistados (76%) na área do euro sendo a favor do euro como única moeda. No conjunto da UE, o apoio ao euro é estável em 62%.

A imigração continua a ser a principal preocupação a nível da UE, com 34% das menções, apesar de uma forte diminuição (menos 6 pontos percentuais desde o outono de 2018). A mudança climática, que ficou em quinto lugar no outono de 2018, é agora a segunda preocupação mais importante, depois de um forte aumento (mais 6% desde o outono de 2018).

Veja todos os dados da pesquisa aqui.

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

  • Galway será Capital Europeia da Cultura 2020

    Entretenimento

    Galway será Capital Europeia da Cultura 2020

    A cada ano, há mais de 30 anos, a União Europeia designa uma cidade como...

    Rubinho Vitti

    6 horas atrás

    Galway será Capital Europeia da Cultura 2020
  • Quando começa o outono na Irlanda?

    Curiosidades

    Quando começa o outono na Irlanda?

    O sol já não se põe tão tarde e não nasce tão cedo. Os dias com...

    Rubinho Vitti

    7 horas atrás

    Quando começa o outono na Irlanda?

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar