Existe Dia de Ação de Graças na Irlanda?

Existe Dia de Ação de Graças na Irlanda?

Tarcisio Junior

2 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

O Dia de Ação de Graças — ou “Thanksgiving Day”, em inglês — é uma das maiores festas da América do Norte, celebrada em dias diferentes tanto pelos Estados Unidos quanto pelo Canadá. Mas será que também existe Dia de Ação de Graças na Irlanda?

O Dia de Ação de Graças, como é conhecido nos Estados Unidos, com um banquete no final de novembro com um peru no centro da mesa, não existe na Irlanda.

No entanto, existem alguns festivais de colheita no meio do outono que eram celebrados na Ilha Esmeralda e têm origens semelhantes ao Dia de Ação de Graças americano.

Como surgiu o Dia de Ação de Graças

Jantar de Acao de Gracas

Será que existe Dia de Ação de Graças na Irlanda? Foto: Unsplash

Agora você já sabe que o Dia de Ação de Graças como vemos nos filmes é uma celebração especificamente norte-americana.

No Canadá, a data é celebrada na segunda segunda-feira de outubro — essa é a regra desde 1957, quando o Parlamento Canadense alterou o dia oficial para impedir que ele caísse junto ao feriado do Remembrance Day, outra data importante no país.

Nos Estados Unidos, o Dia de Ação de Graças é comemorado em uma data posterior, na quarta quinta-feira de novembro. Tal data foi fixada em 1863 pelo então presidente dos EUA, Abraham Lincoln.

Embora existam alguns mitos associados à origem do Dia de Ação de Graças, o que é realmente enfatizado é ​​o contexto cristão da festa.

Muitas crianças em idade escolar também aprendem que o Dia de Ação de Graças existe porque marca eventos históricos e intercâmbios culturais que aconteceram depois que os colonizadores europeus chegaram ao que hoje conhecemos como Estados Unidos.

Leia também: Green Friday: pacotes de desconto nos produtos E-Dublin

Dia de Ação de Graças: celebração das colheitas

Dia de Ação de Graças na Irlanda não é igual a países como Estados Unidos e Canadá. Foto: Unsplash

Essencialmente, o Dia de Ação de Graças marca um dos inúmeros festivais da colheita celebrados em todo o mundo, não apenas nas sociedades cristãs. Essas festas geralmente estão ligadas ao final da época das colheitas — geralmente, no outono.

Na verdade, a própria palavra “colheita” — em inglês, harvest — vem do inglês antigo hærfest, uma palavra que pode significar tanto “outono” quanto “época de colheita”.

Os tradicionais festivais de colheita irlandeses, porém, foram amplamente esquecidos. Hoje, pode-se dizer que o Halloween substituiu os três principais que antes eram observados (dependendo do tempo e da região) na Irlanda — o Michaelmas, o Samhain e o Martinmas.

Dia de Ação de Graças na Irlanda

O Dia de Ação de Graças na Irlanda não existe tal qual nos Estados Unidos, com um feriado nacional. A quarta quinta-feira de novembro é simplesmente mais uma quinta-feira normal no país.

Ainda assim, você encontrará expatriados americanos que celebrarão o Dia de Ação de Graças na Irlanda, assim como a comunidade chinesa celebra o festival da Lua e o Ano Novo Chinês.

Black Friday acontece após o Dia de Ação de Graças

Black Friday surgiu por causa do Dia de Ação de Graças. Na Irlanda, não é diferente. Foto: Unsplash

Por outro lado, o Dia de Ação de Graças trouxe um outro costume que você certamente conhece e que tem ganhado adeptos não só na Irlanda, mas em todo o mundo: as vendas da Black Friday, uma grande liquidação que acontece um dia depois do feriado americano.

Nos Estados Unidos, não é considerado sensato fazer propagandas do Natal antes do fim das celebrações do Dia de Ação de Graças, o que trazia prejuízo para os comerciantes.

A Black Friday foi então criada justamente para tentar atrair o público e vender tudo que ficou acumulado durante o mês de novembro.

Leia também: 6 dicas para aproveitar a Black Friday na Irlanda em 2020

Dia de Ação de Graças: na Irlanda, igrejas fazem suas próprias celebrações

Tal como acontece com muitas coisas na Irlanda, os feriados são frequentemente ligados a alguma manifestação religiosa.

A Igreja Católica não tem um dia designado para um festival de colheita ou celebração de ação de graças — cabe muito às paróquias locais organizar isso em seu próprio tempo. Mas uma missa de ação de graças é geralmente realizada em cada paróquia, com orações especiais e, muitas vezes, uma coleta especial de caridade.

A Igreja Presbiteriana, na Irlanda, também não tem uma celebração específica, mas, em geral, cada comunidade local celebra missas e cultos específicos.

Quanto ao peru no jantar, as famílias irlandesas o deixam para o Natal mesmo.

Tarcisio Junior
Tarcisio Junior, Formado em Design Gráfico, já trabalhou com publicidade, web e até moda. Vidrado em tecnologia, respira música e tem como vício aprender novos idiomas e coisas novas! Foi picado recentemente pelo "bichinho das viagens", morou em Dublin por alguns meses e se apaixonou pela Europa.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar