Existe emprego para brasileiro na Irlanda?

Existe emprego para brasileiro na Irlanda?

Colaborador E-Dublin

1 semana atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Você está na dúvida se realmente existe emprego para brasileiro na Irlanda? Se a resposta for sim, pode parar de se preocupar com isso agora mesmo! Afinal, a Ilha Esmeralda está cheia de oportunidades de trabalho para brasileiros e o mercado abre novas vagas a todo momento.

Mas atenção! Independentemente do tipo de trabalho, saber, pelo menos, o básico do inglês é fundamental, já que em qualquer tipo de emprego será necessário se comunicar para participar do processo seletivo.

Agora, se o seu objetivo é entrar em um trabalho e ser realmente muito bem remunerado, saiba que ter um nível avançado do idioma é essencial.

Irlanda, o Vale do Silício europeu

Com várias multinacionais de tecnologia, é possível encontrar emprego para brasileiro na Irlanda. Foto: Stephen Bergin/Unsplash

Provavelmente, você já ouviu falar que a Irlanda é o Vale do Silício da Europa, onde é possível encontrar grandes empresas multinacionais, principalmente com sede em Dublin e Cork.

Com isso, muitas oportunidades em diversas áreas de atuação aparecem. O que não pode faltar é coragem de correr atrás de uma oportunidade bacana, viu?

Antes mesmo de desembarcar no país, prepare diversos currículos e, quando pisar na Ilha, não tenha vergonha de sair fazendo contatos e se apresentando nos estabelecimentos que mais agradarem.

Quando isso acontecer, você vai ver que não tinha motivos para ficar em dúvida se realmente existem empregos para brasileiros na Irlanda.

Emprego para brasileiros na Irlanda com inglês básico e visto de estudante (Stamp 2)

Se você ainda tem um nível básico do inglês, mas deseja chegar à Irlanda e já encontrar um trabalho, é importante saber que provavelmente suas primeiras opções serão ligadas a alimentos, bebida e limpeza em hotéis, restaurantes, pubs, conveniências e supermercados.

Esses são os chamados “subempregos”, que não exigem a fluência no idioma, pelo fato de não ser necessário se comunicar com tantas pessoas como em outras profissões. Ou seja, uma dessas áreas pode ser a sua porta de entrada no mercado irlandês.

Mas fique atento às regras, viu? Apesar de existirem muitos empregos para brasileiros na Irlanda, o país tem leis específicas de horas de trabalho para os estudantes. Durante a validade do visto, é permitido exercer alguma atividade profissional apenas pelo período de 20 horas semanais.

Porém, mesmo com a carga horária reduzida, em geral, os estudantes conseguem pagar as despesas de moradia compartilhada, alimentação, transporte e, ainda, momentos de lazer. Isso, claro, levando uma vida mais econômica.

Leia também: Trabalhar na Irlanda: entenda o mercado e como dar os primeiros passos

Opções de emprego para brasileiros com inglês básico: 

  • Kitchen Porter
    Com certeza, em algum momento, você vai se deparar com uma vaga de Kitchen Porter. Afinal, as cidades irlandesas estão cheias de restaurantes precisando de apoio na limpeza das louças e auxílio na preparação de alguns alimentos. E é exatamente isso que um Kitchen Porter faz: ajuda nos serviços gerais da cozinha de um estabelecimento.
  • Cleaner
    Essa é outra profissão muito popular na Irlanda e é uma das vagas mais procuradas pelos brasileiros. Os cleaners realizam serviços de limpeza tanto em casas de família quanto em diversos estabelecimentos e podem trabalhar em vários lugares diferentes no mesmo dia.
  • Floor Assistant/Floor Staff
    Sabe quando você está na balada e vê pessoas recolhendo copos e garrafas deixados nas mesas ou secando o chão? Então, esse é o serviço de floor assistant ou floor staff. A função é organizar os espaços antes e depois do encerramento do expediente.
  • Barman/Bartender
    O que não falta na Irlanda são pubs! Consequência disso é a grande oferta de vagas para barman ou bartender nesses estabelecimentos. Esse tipo de emprego é uma ótima maneira de se comunicar com clientes de diferentes nacionalidades, praticar um pouquinho o inglês e, ainda, trabalhar em um ambiente com muita música e animação. Geralmente, é preciso servir algumas pints de guinness (cerveja mais famosa do país) e preparar drinks.
  • Dog Walker
    Como eu disse no início, não precisa se preocupar se existem empregos para brasileiros na Irlanda. Uma outra opção é se tornar Dog Walker, o que significa passear com vários cães. Esse é um serviço muito comum e, apesar de parecer moleza e ser um tarefa divertida para quem gosta de animais, o trabalho também exige desafios como atenção e conhecimento na saúde e comportamento dos bichinhos.

Leia também: Dá para sobreviver com um “subemprego” na Irlanda?

Trabalho para brasileiros com inglês intermediário e visto de estudante na Irlanda

O nível de inglês vai influenciar a busca por um emprego para brasileiro na Irlanda. Foto: Markus Winkler/Unsplash

Agora, se o seu inglês já está um pouco mais avançado, em um nível intermediário, é possível conseguir trabalho em outras áreas nas quais a comunicação é essencial e faz parte da rotina.

Opções de emprego para brasileiros com inglês intermediário:

  • Waiter/Waitress
    Já imaginou ser garçom ou garçonete na Irlanda? Esse é um dos empregos que pubs, restaurantes, lanchonetes e, até, cafés oferecem para brasileiros. A dinâmica do trabalho basicamente consiste em anotar pedidos e levar refeições para os clientes, nada muito diferente do Brasil. Porém, não dá para ter um inglês muito basicão para esse tipo de vaga, pois será necessário compreender os pedidos, sem fazer confusão na hora de entregá-los na cozinha.
  • Minder/Au Pair
    Trabalhar em casa de família como au pair é uma boa opção para quem gosta de crianças. E o trabalho se resume em manter as crianças limpas, bem alimentadas, de banho tomado e pode ocorrer de precisar levá-las à escola. Ou seja, além de saber se comunicar, de fato, é preciso se identificar com os pequenos.
  • Deli Assistant/Catering
    Outro emprego que existe para brasileiros na Irlanda é o de deli assistant ou catering, quando a pessoa é responsável por fazer lanches rápidos em restaurantes ou conveniências e auxilia os clientes no balcão. Além do contato com os clientes, ainda pode ser necessário limpar o lugar e estar sempre informando a todos sobre possíveis promoções e novas opções do cardápio.
  • Hostess
    Hostess são as pessoas que ficam recepcionando os clientes na porta de um restaurante, organizam a fila de espera das mesas e direcionam quando a mesa já está livre. Também é necessário um inglês um pouquinho mais avançado para conseguir se comunicar nesse trabalho.
  • Warehouse Assistant
    Como Warehouse Assistant é preciso receber, mover, verificar e armazenar mercadorias, garantindo que todas estão na qualidade esperada e quantidade correta. E, às vezes, também pode precisar fazer algumas embalagens e despachar pedidos. Ou seja, sem conhecimento do idioma não dá para se candidatar a essa vaga.

Emprego para brasileiros com inglês avançado e visto de estudante na Irlanda

Com o inglês avançado e o visto de estudante dentro da validade, é muito mais fácil ir em busca de oportunidades de trabalho maiores, como em escritórios, empresas de médio porte ou na área da saúde, por exemplo.

Nesses casos, é possível buscar vagas de vendedor em lojas e, até mesmo, oferecer-se para cuidar de idosos.

Lojas são um excelente lugar para aperfeiçoar o inglês, já que um cliente novo entra todo o tempo e, além de você ouvir vários sotaques, é obrigado a conversar, entender a necessidade da pessoa e dar total atenção.

Agora, quem já prefere a área da saúde, a profissão de cuidador é uma boa oportunidade. Geralmente, existem muitas vagas para auxiliar idosos na Irlanda e isso envolve: dar banho, troca de fraldas, alimentar, etc. Porém, nessa vaga, uma boa comunicação é fundamental, já que é necessário garantir o conforto das pessoas a todo momento.

Essas duas áreas oferecem salário superior às demais profissões citadas, pois exigem mais fluência, experiência e, até, algumas qualificações específicas. Porém, para essas opções, você realmente precisa se identificar muito com o trabalho, pois exige um grande contato com pessoas. Ou seja, ser carismático, atencioso e comprometido é essencial.

Trabalho para brasileiros com inglês avançado e estudantes universitários na Irlanda

Se você já tem um inglês avançado e busca estudar em uma universidade irlandesa, saiba que dá para conseguir estágio na sua área de atuação. O fato de falar a língua inglesa e estudar em uma instituição do país abre portas para muitas oportunidades. E você ainda terá dois fatores a seu favor: uma boa rede de contatos e a existência de várias multinacionais na Ilha Esmeralda.

Empresas como Google, Facebook, Microsoft, entre outras gigantes da tecnologia estão situadas na Irlanda e sempre abrem oportunidades de estágio. Porém, nesses casos, você tem que estar preparado e se comunicar muito bem, pois os processos seletivos são elaborados e exigem mais do profissional na hora da entrevista.

Trabalho para brasileiros com inglês avançado e visto Stamp 4 ou passaporte na Irlanda

Segundo o World Economic Forum, a Irlanda ocupa atualmente a quarta colocação entre os países com a maior média salarial do mundo, ficando atrás apenas da Austrália, Luxemburgo e Bélgica.

Atualmente, o salário mínimo do país em 2020 está em € 10,10 por hora, independentemente da sua área de atuação. Porém, é claro que você pode conseguir um emprego que pague muito além disso, viu? Em especial, com um inglês fluente, com visto Stamp 4 ou passaporte europeu.

Com esses requisitos, será muito mais fácil conseguir empregos melhores, mesmo que seja fora da área de atuação no início.

Opções de emprego para brasileiros com inglês avançado:

  • Customer Service
    Uma das boas oportunidades de trabalho na Irlanda, por exemplo, é ser Customer Service por um tempo em algum escritório. Essa função é para atendimento direto ao cliente, ou seja, exige uma excelente comunicação em inglês e oferece uma remuneração acima do salário mínimo do país.
  • Content review
    As vagas de Content Review, que em português significa revisor de conteúdo, também são boas opções. É possível encontrar agências de comunicação, empresas de marketing, jornais e, até, revistas irlandesas para oferecer esse serviço. Porém, claro, exige uma gramática em inglês perfeita. Mas, tendo isso, é um emprego que financeiramente vale a pena.
  • TI
    Não é de hoje que a área de TI está em alta e absorvendo cada vez mais mão de obra estrangeira. E pagando muito bem, hein? Essa é mais uma oportunidade de empregos para brasileiros na Irlanda. Para esse tipo de vaga, é realmente fundamental ter um inglês impecável e ter bastante conhecimento na área, sem contar a permissão de trabalho. Como a Irlanda se tornou sede de grandes empresas multinacionais, necessita de cada vez mais mão de obra, principalmente nas áreas de ciências e tecnologias. Então, se o seu objetivo é conseguir um emprego no setor de TI, corra atrás, pois é um dos trabalhos mais bem remunerados, não apenas na Irlanda, mas em toda a Europa.

Prepare-se para trabalhar na Irlanda

Pesquisar, mesmo antes de embarcar, é essencial para encontrar um emprego para brasileiro na Irlanda logo após chegar ao país. Foto: Christin Hume/Unsplash

Com todas essas dicas e exemplos de áreas de atuação, você já viu que existem empregos para brasileiros na Irlanda e que as opções não são escassas, né? Mas, claro, tudo vai depender do seu propósito, das suas preferências e do nível de inglês. Existem muito mais opções disponíveis na Ilha.

Por isso, bem antes de desembarcar na Irlanda, é importante saber exatamente o que você deseja quando o assunto é trabalho. Também pode ser uma boa dica você pesquisar os empregos disponíveis e já estudar algum assunto em inglês para se familiarizar e, quem sabe, buscar cursos online ou técnicos na própria Irlanda.

Pesquise e descubra tudo sobre as opções de emprego que mais interessam! Isso vai fazer uma baita diferença na hora que você chegar ao país e decidir começar a espalhar os currículos na cidade em que escolheu morar e estudar.

Veja também

Como é o Regime Trabalhista na Irlanda?

ANA CAROLINA BRUNELLI,

formada em jornalismo pela UNIMEP. Criadora de conteúdo para redes sociais, com experiência em Diversidade & Inclusão. Esteve na Irlanda duas vezes e, desde a primeira vez no país, soube que Dublin era o seu lugar no mundo. Ama inspirar e incentivar as pessoas a viverem a incrível experiência de conhecer a Ilha Esmeralda.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar