Fábrica da Apple na Irlanda celebra 40 anos

Fábrica da Apple na Irlanda celebra 40 anos

Rubinho Vitti

1 semana atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Uma das empresas de tecnologia mais aclamadas da atualidade, a Apple está completando 40 anos de Irlanda. Sua fábrica, localizada em Cork, foi fundada em 1980, com apenas 60 funcionários. Hoje, a Apple emprega 6.000 pessoas no país em um campus que funciona como sede europeia da empresa.

A Apple Irlanda inclui centros de operações, logística, AppleCare e uma variedade de outras equipes formadas por um grupo diversificado de funcionários.

Para comemorarmos a data, listamos 7 curiosidades sobre a empresa na ilha.

1- Energia limpa

Fábrica da Apple em Cork trabalha com energia renovável. Foto: Divulgação

O campus de Cork, como todas as instalações da Apple, funciona com energia 100% limpa. Possui mais de 200 painéis solares térmicos e a água da chuva é coletada do telhado para abastecer banheiros em todo o campus.

2- Sem impostos

A Apple chegou à ilha com um plano do governo da Irlanda que não taxava empresas internacionais que quisessem montar suas fábricas em solo irlandês. Segundo reportagem de 2013 do jornal Irish Times, a Apple ficou dez anos sem pagar impostos.

3- Trabalho remoto

A Apple tem uma porcentagem maior de trabalhadores remotos na Irlanda do que quase qualquer outra grande empresa de tecnologia. Das cerca de 6.000 pessoas empregadas pela Apple em Cork, 700 trabalham em casa. Esse é um número relativamente grande.

Leia também: Saiba como encontrar vagas de TI na Irlanda

4. Fábrica em Cork é a única autônoma da Apple no mundo

Fábrica da Apple em Cork trabalha com fabricação de iMac por encomenda. Foto: Divulgação

A fábrica da Apple em Cork cria iMacs sob encomenda. São quase 35.000 configurações possíveis. São cerca de 10.000 unidades fabricadas por semana.

5. Piadas de Siri são testadas em Cork

Sabe aquelas piadinhas que todo mundo que tem um iPhone ou iPad faz com a Siri, a voz inteligente da Apple? A tecnologia de reconhecimento de voz é testada na fábrica de Cork, assim como as piadas embutidas nas respostas do Siri.

Leia também: Quanto custa comprar um iPhone na Irlanda? (2020)

6. Cork é um centro de logística de transporte para a Apple

Quando um novo iPhone é lançado, os gerentes de Cork se tornam responsáveis ​​por supervisionar milhares de caminhões de entrega, voos e outras providências práticas para garantir que os dispositivos cheguem às lojas e depósitos.

7. Mais de 90 nacionalidades trabalham na Apple Cork

Funcionários de mais de 90 nacionalidades trabalham na Apple Ireland, em Cork. Foto: Divulgação

Dos cerca de 6.000 funcionários da Apple, aproximadamente metade são irlandeses, com quase 700 franceses e 460 alemães. Os italianos são os próximos, seguidos pelos ingleses, espanhóis e poloneses, somando 90 nacionalidades.

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar