Falsa viúva-negra aterroriza Irlanda no verão

Falsa viúva-negra aterroriza Irlanda no verão

Rubinho Vitti

3 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Com as temperaturas mais altas na Irlanda, um bichinho asqueroso sai de sua toca para caçar, mas acaba assustando — e muito— quem o encontra pela frente. A chamada false widow spider (falsa viúva-negra) é uma aranha da espécie Steatoda nobilis e tem esse nome justamente por ser parecida com a original, a Latrodectus (a viúva-negra). Conhecida no Reino Unido e na Irlanda, sua picada pode ser muito dolorosa e grave, podendo levar à internação.

As falsas viúvas-negras têm período de reprodução entre março e outubro e são comuns no Reino Unido e Irlanda. Foto: Pxhere

Neste verão, já houve relatos da aparição da false widow spider em Waterford (onde duas mulheres foram internadas), além de Dublin, Laois, Sligo e Galway. Não é por menos: a false widow spider tem a capacidade de produzir um saco contendo até 200 ovos a cada 3 a 4 semanas, de março a outubro. Ela tem o tamanho de uma moeda de dois euros e é escura, mas sua parte traseira tem desenhos em cor creme.

Segundo o Venom Systems Lab, laboratório de veneno da National University of Ireland (NUI), em Galway, ao identificar uma aranha com este perfil, é preciso manter a calma. A aranha não é agressiva e não vai simplesmente pular em você e picar. Segundo especialistas, isso só acontece se ela for esmagada entre sua pele e a roupa, por exemplo, ou pisoteada ao vestir um sapato, como acontece na maioria dos casos.

No caso, a melhor forma de imobilizá-la é utilizar um copo para prendê-la e devolvê-la à natureza. A opção é mais indicada que matar para evitar uma possível confusão com espécies que fazem bem à natureza e não são nocivas ao homem.

Mordida pode causar vermelhidão e inchaço, além de forte dor. Foto: Natural History Museum UK

Se houver mordida, ela pode causar sintomas como dor moderada a intensa, vermelhidão da pele e inchaço, sempre inicialmente ao redor da mordida, mas expandindo posteriormente para todo o membro. A pessoa também começa a sentir arrepios, calafrios, suor, febre, mal-estar e sensação de cólicas quando o veneno afeta o sistema nervoso central.

Os especialistas recomendam que você entre em contato com seu médico imediatamente e monitore a lesão. A aranha deve ser levada junto com o paciente, mesmo que morta, para identificação do veneno. Recomenda-se que se desenhe um círculo ao redor da área mordida, a fim de controlar onde foi a mordida e monitorar o inchaço e a vermelhidão.

Para denunciar avistamentos de aranhas na Irlanda, contate [email protected] ou 091 494491.

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar