Famosas na Irlanda, batatas Tayto completam 65 anos

Famosas na Irlanda, batatas Tayto completam 65 anos

Rubinho Vitti

4 meses atrás

Siga o E-Dublin no Instagram

Elas são tão famosas que hoje são conhecidas como um personagem: uma batata amarela que usa um divertido terno vermelho, um chapéu preto e tem sempre um sorriso estampado no rosto. Estamos falando das batatas Tayto. O personagem, Mr. Tayto, pode ser visto em qualquer supermercado ou loja de conveniência, em embalagens com diferentes sabores de seu conteúdo: crocantes chips (ou crisps) salgadas e saborosas.

Personagem Mr. Tayto é o garoto propaganda da marca de batatas chips. Foto: Divulgação

A Tayto comemorou seu aniversário de 65 anos no dia 5 de junho. A marca icônica é uma influente comida irlandesa e está no paladar dos irlandeses em qualquer situação. Fundada em 25 de maio de 1964, por Joe Murphy, as batatas foram pioneiras na Irlanda no processo de produção crocante com sabores de queijo, cebola e sal e vinagre.

Antes de maio de 1954, a maioria das batatas fritas na Irlanda eram importadas do Reino Unido e não tinham tanto sabor. Murphy identificou a brecha no mercado irlandês e montou sua própria fábrica na Moore Street, em Dublin.

Usar um mascote foi outra ideia genial, já que a Irlanda não tem tradição nesse assunto. Mr. Tayto, além das campanhas de marketing, já foi usado como um falso candidato nas eleições gerais de 2007.

Hoje a marca vai além das batatas, fabricando outros tipos de snack. Até um parque de diversões e zoológico leva o nome da mais famosa batata chips da Irlanda.

Quem já provou uma Tayto? Foto: Tayto

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para [email protected]

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar