Festivais Irlandeses: Rose Of Tralee

Elaine Wzorek

7 anos atrás

Siga o E-Dublin no Instagram

Não estranhe se nos últimos cinco dias, alguns de seus amigos ou flatmates irlandeses tiveram como assunto principal a beleza dessa ou daquela Rose of Tralee. Isso acontece anualmente e segundo a RTE chega a atingir picos de um milhão de espectadores vidrados na beleza, charme, talento e porque não acrescentar inteligência, das muitas roses irlandesas vindas de diversas partes do globo. International Roses 2014 O Rose of Tralee não é exatamente um concurso de beleza, mas a beleza é importante. Na pequena cidade de Tralee (pronuncia-se Tralí) jovens mulheres descendentes de irlandeses, nascidas ou não na ilha, disputam anualmente o título de Rosa de Tralee. Elas vêm dos Estados Unidos, da Austrália, da Nova Zelândia, do Reino Unido, do Canadá, de alguns países da Europa, de Dubai e é claro, da Irlanda. O evento este ano durou dos dias 15 até o dia 19 de agosto com a coroação da Rose of Tralee 2014. Os critérios de seleção são um tanto quanto subjetivos, uma vez que a escolhida deve ter “a verdade nos olhos”, frase da música que inspirou o festival. Devo dizer que a história toda é até engraçada e as garotas usam uns modelitos de gosto duvidoso (pelo menos do ponto de vista das brasileiras), mas não deixa de ser uma daquelas curiosidades interessantes, que só acontecem na Irlanda! Rose_of_Tralee_regionals_Sun2 O Rose of Tralee International Festival movimenta a turística e bela região do County Kerry todo mês de agosto e ainda conta um pouco da história da emigração irlandesa pelo mundo.

O evento gira em torno da escolha da Rosa, mas durante os cinco dias de festa Tralee, 300 km a sudoeste de Dublin, torna-se palco de shows, peças de teatro, performances de rua, fogos e até um agitado carnaval.

O primeiro Rose of Tralee International Festival aconteceu em 1959 e teve como exigência, ter concorrentes nascidas em Tralee. Alguns anos depois, as inscrições foram abertas para garotas irlandesas do mundo todo. O que se tornou uma forma de levar um pouco da cultura do país às gerações de irlandeses que hoje vivem foram da Irlanda.

A origem da festa é romântica, no estilo mais clichê que o romantismo pode assumir! A Rosa de Tralee é uma música escrita há mais de 100 anos por um jovem rico que se apaixonou pela babá da família, a pobre filha de um sapateiro. A família do jovem era contra a união, por isso a babá Mary O’Connor, mesmo apaixonada, não aceitou o pedido de casamento. Willian deixou Tralee e quando voltou depois de alguns anos, decidido a se casar com Mary, descobriu que ela morrera de tuberculose. Expressou seu amor através da canção, que originou o Rose of Tralee International Festival e que você confere abaixo. E para conhecer mais sobre as candidatas e também sobre a história do festival, dê uma olhada no site oficial. Quem sabe não é uma boa oportunidade para conhecer o sudoeste da Irlanda e de quebra, conferir um dos festivais mais tradicionais da região? Fotos reprodução: Site oficial Roses Of Tralee

Elaine Wzorek
Elaine Wzorek, Co-fundadora do portal Reinventa Jornalista, brasileira, formada pela Universidade Tuiuti do Paraná, ex-repórter do E-Dublin TV. Em 2011, deixou o Brasil para aperfeiçoar o inglês e realizar mais um sonho: conhecer a Europa. O intercâmbio, em Dublin, deveria durar 6 meses, mas se estendeu por dois anos e mudou sua forma de ver a vida e a profissão.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

  • Quando começa o outono na Irlanda?

    Curiosidades

    Quando começa o outono na Irlanda?

    O sol já não se põe tão tarde e não nasce tão cedo. Os dias com...

    Rubinho Vitti

    3 dias atrás

    Quando começa o outono na Irlanda?
  • 6 pontos turísticos assombrados de Dublin

    Curiosidades

    6 pontos turísticos assombrados de Dublin

    Dublin tem um ar gótico e sombrio por natureza. Recheada de igrejas, casas...

    Rubinho Vitti

    1 semana atrás

    6 pontos turísticos assombrados de Dublin

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Tags

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar