Festival celebra Halloween no condado de Meath

Festival celebra Halloween no condado de Meath

Rubinho Vitti

3 semanas atrás

Siga o E-Dublin no Instagram

Púca Halloween Festival, entre 31 de outubro e 2 de novembro, em três localidades diferentes: Athboy, Trim e Drogheda.

Você sabia que o Haloween nasceu na Irlanda? As festividades começaram na ilha há mais de 2.000 anos, como um festival pagão do povo celta. Mais especificamente no condado de Meath, onde rituais eram feitos justamente no final de outubro e começo de novembro para celebrar os mortos. E é nesse mesmo condado que acontecerá um dos maiores festivais de Halloween da ilha, o Púca Halloween Festival, entre 31 de outubro e 2 de novembro, em três localidades diferentes: Athboy, Trim e Drogheda (esta que fica no sul do condado de Louth perto da fronteira com o condado de Meath).

Você sabia quem o Halloween nasceu na Irlanda e não nos Estados Uniudos?. Foto: Divulgação

Você sabia que o Halloween nasceu na Irlanda e não nos Estados Unidos? Foto: Divulgação

O Festival de Púca começa com uma procissão em Athboy e uma congregação no Hill of Ward, uma das antigas casas de Samhain, festival em que se comemorava a passagem do ano dos celtas e marcava o fim do ano velho e o começo do ano novo. Segundo o folclore celta, o final de outubro e o início de novembro marcam o momento em que a luz se torna escura e o véu entre nosso mundo e o outro é mais fino.

Leia também: Curiosidades sobre o Halloween

O Púca Festival terá instalações, apresentações artísticas, projeções, concertos, entre outras atividades como feiras e espaços gastronômicos.

“Vagando pela escuridão como um espectro sombrio, o espírito de mudança de forma de Púca ganha vida! Mudando a sorte de todos que cruzam seu caminho enquanto ela transforma a noite em um playground colorido de celebração sagrada”, diz o texto do site oficial do evento, explicando o motivo de o festival ter o nome dessa criatura mágica.

Leia também: 6 pontos turísticos assombrados de Dublin

O evento ainda diz que serão “três noites espetaculares, em três locais” para “saudarmos os espíritos do Dia das Bruxas por meio de folclore, comida, mito e música” e ainda completa dizendo que “iluminamos o céu noturno com luzes inspiradoras e sobrenaturais”. É ver para crer!

Ingressos já podem ser adquiridos e mais informações estão disponíveis no site oficial do evento.

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar