Fique por dentro das eleições irlandesas

Fique por dentro das eleições irlandesas

Elizabeth Gonçalves

3 meses atrás

Você certamente já reparou nas campanhas eleitorais espalhadas pelas ruas de Dublin e outras cidades ao redor do país. Isso acontece porque, na próxima sexta-feira, 24 de maio, os irlandeses seguirão às urnas para eleger seus representantes locais e os novos membros do Parlamento Europeu.

Irlandeses vão eleger representantes locais e do Parlamento Europeu. Foto: Damir Senčar | Dreamstime

Na Irlanda, as eleições locais são realizadas a cada cinco anos. Nessas ocasiões, membros da comunidade local elegem conselheiros para representar a comunidade. Assim, no dia da votação, o eleitorado irlandês escolherá 949 pessoas para representá-las em 31 autoridades locais, em todo o país.

Como o sistema eleitoral irlandês se baseia na representação proporcional por voto único transferível, os eleitores podem numerar a lista de candidatos 1, 2, 3 e assim por diante, na ordem de sua preferência.

Se um candidato for eleito para mais de uma área de autoridade local, ele deverá declarar por escrito qual área deseja representar dentro de 3 dias do anúncio público dos resultados da eleição.

Parlamento Europeu

O Parlamento Europeu é eleito para promover os interesses dos 505 milhões de cidadãos da União Europeia. Ele tem competências legislativas, orçamentárias e de controle, por meio das quais ele desempenha um papel importante no processo legislativo do bloco, na definição do orçamento anual da UE e na supervisão da economia.

Assim como as eleições locais, os membros do Parlamento Europeu são eleitos a cada cinco anos. Em 2019, os irlandeses vão eleger um total de 13 representantes.

Quem pode votar?

Cidadãos estrangeiros podem votar nas eleições locais irlandesas. Foto: Syda Productions | Dreamstime

Todo adulto, maior de 18 anos, com residência permanente na Irlanda pode se registrar para votar. Entretanto, a cidadania determina o tipo de eleição em que cada pessoa pode votar. Cidadãos irlandeses, por exemplo, podem votar em todas as eleições e, também, nos referendos.

Já os cidadãos britânicos residentes na Irlanda podem escolher os representantes do parlamento irlandês, além de votar nas eleições europeias e locais.

Cidadãos da União Europeia podem votar nas eleições europeias e locais. Já no caso de cidadãos de fora da UE, o voto é apenas válido para as eleições dos representantes locais.

Destacamos que poderão votar nestas eleições quem já é registrado junto à justiça eleitoral irlandesa. Este ano, o prazo foi encerrado no dia 7 de maio. Entretanto, se você possui residência no país e pretende votar nas próximas eleições, é possível efetuar o seu registro a qualquer momento.

Referendo

Na sexta-feira, os irlandeses votam um referendo para flexibilizar, ou não, as regras do divórcio no país.

Irlandeses votam referendo sobre divórcio. Foto: Sebastian L | Dreamstime

A proposta é sobre duas questões relativas ao divórcio, a saber: por quanto tempo as pessoas devem viver separadas antes de pedir o divórcio, e o reconhecimento de divórcios estrangeiros.

Haverá uma pergunta no boletim de voto, e os eleitores podem votar em “Sim”, para permitir ambas as alterações; ou “Não”, para rejeitar ambas as alterações. Os eleitores não podem aceitar uma mudança e rejeitar a outra.

De acordo com a lei atual, para se divorciar, um casal precisa viver separado por um período mínimo de quatro anos. A proposta do referendo é diminuir esse período para dois anos.

Elizabeth Gonçalves
Elizabeth Gonçalves, Jornalista viciada em cinema, música e literatura. Paulistana, se apaixonou por Dublin, onde mora há cinco anos e sonha em fazer uma viagem de volta ao mundo.

Imagens via Dreamstime
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para [email protected]

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar