Fique por dentro do projeto Casa Brasil na Irlanda

Fique por dentro do projeto Casa Brasil na Irlanda

Elizabeth Gonçalves

2 anos atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Com a exceção dos europeus, os brasileiros são a maior nacionalidade que vêm para a Irlanda para estudar. De acordo com dados do Departamento de Justiça Irlandês, atualmente somos mais de 9 mil estudantes no país. Sendo assim, além de aderirmos aos costumes e tradições irlandesas, também trazemos para cá um pouco da nossa rica cultura.

Foto: Shutterstock

Projeto Casa Brasil visa integrar as culturas brasileira e irlandesa. Foto: Shutterstock

E é justamente nesse contexto que em 2016 surgiu o projeto Casa Brasil na Irlanda, criado por membros da comunidade brasileira em Dublin com o objetivo de promover e divulgar a cultura brasileira na capital do país, além de incentivar a integração da cultura brasileira e irlandesa. Para isso, o projeto é responsável pela realização de diversos eventos culturais, educacionais e gastronômicos.

De acordo com Vanessa Pacheco, uma das organizadoras do projeto, a primeira atividade do Casa Brasil foi realizada em setembro do último ano na Culture Night, evento anual promovido pelo governo irlandês com objetivo de promover a cultura. O evento contou com a apresentação da peça teatral “Cartas Trocadas”, escrita pela jornalista Janine Henriques e dirigido pela Janaína Freitas.

Foto: Acervo Casa Brasil

Café Cultural é um dos destaques da programação do projeto. Foto: Acervo Casa Brasil

A partir de então, as atividades promovidas pelo projeto não pararam de crescer. Entre os destaques, estão participações em festivais culturais em Dublin, como o Festival of Nations, além da promoção de eventos como atividades lúdicas para crianças e também o Café Cultural, que consiste em debates, exibições de filmes, leitura de poesias, entre outras atividades – e que sempre termina com degustação café e quitutes brasileiros.

Depois de um pequeno recesso, a Casa Brasil na Irlanda volta com toda força e está preparando dois eventos para os últimos meses do ano:

Teatro – The Serpent

No dia 25 de novembro, Nelson Rodrigues desembarca em Dublin com o texto da diretora Nina Thereza Ní Mendes. A peça foi a última escrita pelo escritor brasileiro e evidencia toda a sua dramaticidade. A apresentação começa às 7:30pm, mas as portas do Outhouse Theater estarão abertas ao público a partir das 7pm.

A direção é de Nina Thereza Ní Mendes, que possui no portfólio uma larga trajetória artística, que inclui, por exemplo, o prêmio de Best Actress Awards no Dulcina Theater Festival. Graduada no Rio de Janeiro, Nina também passou pela Kinsale School of Actors e St John’s Film and Productions na Irlanda.

 

casabrasil

“The Serpent”. Foto: Divulgação

Workshop e Exposição – Como enfrentamos os estereótipos do Brasileiro na Irlanda?

Sabe aqueles clichês que muita gente fiz ao saber que somos brasileiros? Samba, futebol, carnaval e por aí vai? Como será que os intercambistas e expatriados brasileiros percebem esses estereótipos aqui na Irlanda?

Quem apresenta o tema é a nossa gerente de conteúdo, jornalista, viajante, blogueira e também psicóloga intercultural, Ávany França. Com quase 80 países estampados no passaporte e quase uma década falando desse intercâmbio cultural entre Brasil, Irlanda e o mundo, Ávany abrirá a discussão sobre como nós, brasileiros, nos percebemos e também como os estereótipos influenciam na forma que a Irlanda e outras culturas nos percebem.

Para compor o workshop, Ávany, que também é fotógrafa, passou os últimos 12 meses entrevistando e fotografando brasileiros pela Irlanda. O resultado são 20 retratos expondo os estereótipos mais comuns sobre brasileiros que enfrentamos no exterior. O workshop e exposição “Stop Labbeling My Culture: I Am Not a Stereotype!” acontece no dia 2 de dezembro, no Outhouse Theater, às 5pm.

Flyer.

Foto: Divulgação

Para curtir a programação e saber como participar dos eventos, acompanhe a página do projeto no Facebook.

Imagem de capa via Shutterstock
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para [email protected]

Elizabeth Gonçalves
Elizabeth Gonçalves, Jornalista viciada em cinema, música e literatura. Paulistana, se apaixonou por Dublin, onde mora há cinco anos e sonha em fazer uma viagem de volta ao mundo.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar