Qual é o fuso horário entre Brasil e Irlanda?
3 semanas atrás
Seguro Viagem
Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?
Foi-se o tempo em que o fuso horário entre Brasil e Irlanda mudava três vezes ao ano. É verdade! Com o cancelamento do horário de verão brasileiro, que não existe desde 2020, agora a mudança ocorre duas vezes, isso porque a Irlanda, assim como a União Europeia, segue alterando os relógios entre a primavera e o outono (março e outubro).
O chamado Daylight Saving Time, o “horário de verão europeu”, porém, deveria ter acabado em 2021, o que foi adiado para o próximo ano por conta do Brexit e da pandemia da Covid-19.
Ou seja, a partir de 2022, pelo menos por enquanto, não haverá mais mudanças no fuso horário entre Brasil e Irlanda.
A gente explica!
Qual é o fuso horário entre Brasil e Irlanda?

Sem o horário de verão brasileiro, fuso horário entre Brasil e Irlanda é de três horas, entre outubro e março, e de 4 horas, entre março e outubro. Foto: Pxhere
Oficialmente, o fuso horário entre Brasil e Irlanda é de três horas. No caso, a Irlanda está à frente. Ou seja, quando é 0h no Brasil, já são 3h da madrugada na Ilha Esmeralda.
Atualmente, porém, a Irlanda encontra-se no Daylight Saving Time, o “horário de verão europeu”. Os relógios foram adiantados em uma hora no domingo, 28 de março. Quando era 1h da madrugada, os ponteiros foram alterados para 2h.
Durante o horário de verão irlandês, o fuso horário entre Brasil e Irlanda fica sendo de 4 horas. Exemplos: 0h no Brasil = 4h na Irlanda; 10h (10am) no Brasil = 14h na Irlanda (2pm). E assim vai.
Leia também: O que é e como evitar o ‘jet lag’?
União Europeia decidiu pelo fim do horário de verão

Horário de verão na Irlanda começa a 1h da madrugada deste domingo, 28 de março. Foto: Phxere
As mudanças de horário durante a primavera e o outono europeus têm se tornado impopulares ao longo dos anos. Quem critica as alterações diz que isso perturba o biorritmo de humanos e animais e causa problemas de saúde.
Em 2018, uma pesquisa da União Europeia indicou um apoio esmagador para o fim do horário de verão. Um ano depois, o Parlamento Europeu votou pela sua abolição até 2021.
A Irlanda, junto ao resto da UE, deveria acabar com a mudança de relógios neste ano, mas, devido a complicações com o Brexit e a pandemia, ele foi adiado.
Os países membros da UE ainda não ratificaram a mudança, mas, se o fizerem, um fuso horário permanente poderá ser incorporado já em 2022.
A partir de então, cada Estado-Membro da UE vai decidir qual horário, de inverno ou verão, vai aderir ao longo do ano.
Ainda não se sabe se a Irlanda deverá permanecer no horário de verão, não alterando mais o horário após outubro de 2021 (ou seja, diferença de quatro horas com o Brasil) ou no horário normal, alterando pela última vez o horário, com o atraso de uma hora em outubro (diferença de 3 horas com o Brasil).
Veja também
O guia completo do clima na Irlanda
Este artigo foi útil?
Você tem alguma sugestão para a gente?
Obrigado pelo feedback! 👋
O que ver em seguida
-
Clima
Inverno na Irlanda: prós e contras de chegar ao país nessa época
Apesar da fama de ser um país gelado, o inverno na Irlanda é bastante ameno...
4 meses atrás
-
Clima
Quando começa o outono na Irlanda em 2020?
O sol já não se põe tão tarde e não nasce tão cedo. Os dias com...
7 meses atrás