Galway: a Capital Europeia da Cultura 2020

Galway: a Capital Europeia da Cultura 2020

Rubinho Vitti

8 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Desde o dia 1º de janeiro de 2020 a adorável cidade de Galway, na Irlanda, é a Capital Europeia da Cultura. Assim ela permanece até o último dia do ano. Com tal título, Galway vai ser palco de diversos eventos ao longo de todos os meses de 2020.

Galway é a terceira cidade da Irlanda a conquistar o título de Capital Europeia da Cultura (depois de Dublin em 1991 e Cork em 2005). O lema do programa cultural de Galway é “Let the Magic In” (Deixe a mágica entrar), explorando temas locais por excelência de idioma, paisagem e migração.

Entre os destaques da programação está uma celebração da literatura mundial. Interpretações dramáticas como o épico literário mais antigo do mundo, a história de Gilgamesh, além de trechos da Odisseia de Homero serão lidos nas praias de Galway. Instalações também celebrarão a beleza de Connemara e do Condado de Galway. A programação começa em fevereiro, quando se dá o início do Imbolc, festival gaélico que marca o princípio da primavera. Toda a programação está disponível em um hotsite feito especialmente para o evento.

O título de Capital Europeia da Cultura dá às cidades a chance de aumentar sua imagem, colocar-se no mapa do mundo, promover o turismo sustentável e repensar seu desenvolvimento por meio da cultura. O título tem um impacto de longo prazo, não apenas na cultura, mas também em termos sociais e econômicos, tanto para a cidade quanto para a região.

Leia também: Galway é a quarta melhor cidade do mundo para visitar em 2020

“A iniciativa Capital Europeia da Cultura une as pessoas e destaca o papel da cultura na promoção dos valores sobre os quais nossa União Europeia é construída: diversidade, respeito, tolerância e abertura”, afirmou Gabriel Mariya, Comissário para Inovação, Pesquisa, Cultura, Educação e Juventude da União Europeia.

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar