Galway: Saiba tudo sobre uma das principais cidades da Irlanda
2 semanas atrás
Seguro Viagem
Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?
Galway é uma das cidades mais simpáticas da Irlanda. Diferente da capital Dublin e de outras cidades maiores, ela tem um charme que só se encontra no interior do país. Talvez seja por isso mesmo que uma grande quantidade de intercambistas a escolhe para viver.
Distante cerca de 200 km de Dublin, a cidadezinha de 80 mil habitantes mantém seu ar interiorano, o que atrai muita gente que prefere ficar distante de metrópoles. Mesmo assim, Galway é a quinta maior cidade da Irlanda, o que, em termos irlandeses, não quer dizer que seja grande. Muito pelo contrário.
Quem escolhe Galway para viver durante o intercâmbio prima pela qualidade de vida, com mais segurança, saúde, facilidades burocráticas, entre outros pontos. Por tudo isso, ela é considerada uma das melhores cidades para se viver entre sites de viagem e turismo do mundo todo.
Não faltam motivos para querer viver em Galway, e o E-Dublin vai mostrar alguns deles para se apaixonar por essa cidade mágica.
Galway é sinônimo de qualidade de vida

Galway tem cara de interior, um ponto positivo para quem deseja uma vida mais confortável e vivenciar mais a cultura da Irlanda. Foto: PxHere
Morar em Galway significa ter uma ótima qualidade de vida. De acordo com a organização TelePort, que pontua e monitora a qualidade de vida das cidades mundo afora, Galway apresenta um ambiente de vida muito seguro, com altas classificações em liberdade comercial, saúde e qualidade ambiental.
Para se ter uma ideia, são contabilizados uma média de 0,88 assassinatos com arma de fogo a cada 100 mil habitantes por ano na cidade. Isso significa uma morte desse tipo a cada 645 dias. A expectativa de vida é de 81 anos, em média. O único ponto fraco do ranking é o clima. São apenas 71 dias de sol no ano todo.
Cara de cidadezinha do interior

Karen escolheu morar em Galway pelo clima tranquilo que tem a ver com sua terra natal, no interior de São Paulo. Foto: Acervo pessoal
Sabe aquela vila tranquila, sem muitos carros pelas ruas, onde as famílias se conhecem e até o tio da padaria te chama pelo nome? Galway tem esse ambiente que, aliás, foi um dos motivos para Karen Domingos, 32, se mudar com o namorado para a cidade. “Sou do interior de São Paulo, então Galway tem a minha cara”, disse.
Por ser pequena, a cidade oferece muitas facilidades, inclusive burocráticas. Enquanto escritórios governamentais de Dublin têm filas para fazer qualquer tipo de ação — seja para agendamento do visto, seja para renovação ou tirar documentos como PPS e carta de motorista — Galway tem uma burocracia muito mais tranquila. É bem mais fácil tirar documentos essenciais para se viver no país se você mora lá.
Por exemplo, é possível comparecer ao escritório da Garda, com sua pastinhas de documentos, e no mesmo dia ser atendido para dar entrada no visto de estudante.
Leia também: Por que estudar no interior da Irlanda?
Menos estrangeiros significa melhor prática do inglês
Outro ponto positivo para Karen se mudar para Galway foi o inglês. Com menos brasileiros vivendo na cidade — cerca de 400, segundo o censo (CSO) divulgado em 2016 —, é possível focar na língua e vivenciar a cultura irlandesa.
São bem menos escolas de inglês disponíveis para os cursos, porém o número de estudantes por sala de aula também é menor, o que facilita o aprendizado.
Nas ruas, também é mais raro ouvir pessoas falando outras línguas que não sejam o inglês. Tudo isso pode ajudar a forçar a falar apenas inglês, o que é um dos principais motivos para considerar Galway como destino de intercâmbio.
Custo-benefício é menor que em Dublin

Aluguel, mercado, transporte, entre outras necessidades, podem ser bem mais baratos em cidades pequenas como Galway. Foto: PxHere
Outra brasileira que disse ter feito uma escolha feliz de viver em Galway durante o intercâmbio na Irlanda é Bruna Castilho Ferreira, 32. Ela afirmou que o custo de vida na cidade é menor que o imaginado. “Compra de supermercado é bem barato. Eu compro coisas saudáveis e gasto cerca de 10 euros por semana”, afirmou.
A média para se viver bem, com conforto em uma casa localizada na região central, é de 1.200 euros mensais. Mas é possível gastar bem menos. Karen afirma que seus gastos hoje giram em torno de 700 euros mensais, dividindo o apartamento com o namorado e ainda gastando com alimentação e outras contas.
“Os preços das casas estão subindo e está cada vez mais difícil achar acomodação, mas ainda não está a extrapolação de Dublin de ter que dividir quarto com mais quatro pessoas”, disse. Mesmo assim, o preço do aluguel em Galway é cerca de 40% mais barato do que na capital irlandesa.
Emprego em Galway pode ser fácil de se encontrar

Apesar de pequena, Galway tem muitas oportunidades de emprego. Foto: Rory Hennessey/Unsplash
De acordo com o site CV-Library, existe demanda de emprego no comércio, saúde, trabalho social e nas atividades profissionais, científicas e técnicas. O “boom” do turismo na cidade fez crescer os setores de hospitalidade e alimentação. Galway é responsável por 16% de todas as visitas internacionais à Irlanda.
Galway também é conhecida pelo cenário tecnológico. Cerca de 15% do emprego de Galway vem da tecnologia. Outro setor crescente é do audiovisual, que vale 72 milhões de euros. Não à toa, a Unesco elegeu Galway como a Cidade do Filme, em 2014.
Galway é conhecida como cidade cultural da Irlanda

Galway foi reconhecida como a Capital Cultural da Europa em 2020. Foto: Kelan Chad/Unsplash
Apesar de ser pequena, Galway está longe de ser monótona, pelo menos no quesito cultural. Não só pela canção Galway Girl, de Ed Sheeran, Galway também é conhecida no mundo das artes. A cidade é considerada um ninho artístico forte na Irlanda. Entre as principais vertentes está o teatro, sendo casa de companhias como The Druid e Macnas.
Seus festivais também são famosos no calendário irlandês, como o Festival Internacional de Arts, o Festival de Teatro de Galway, além e festivais de cinema, gastronomia, música e muito mais. São muitos museus e galerias de arte espalhados pela cidade. As ruas também são palcos de músicos e artistas.
Em 2020, Galway foi escolhida como a Capital Cultural da Europa, sendo reconhecida por sua importância na vida das artes da Irlanda.
Belezas naturais são os cartões-postais de Galway
E quem não quer viver rodeado pela natureza? A paisagem natural de Galway é exuberante. Só a baía de Galway, banhada pelo Atlântico Norte, tem um visual espetacular.
Existe muitos espaços na cidade para caminhadas e contato com a natureza. Muitos dos destinos turísticos da Irlanda são localizados na região, no condado de Galway, como Cliffs of Moher e o Parque Nacional de Connemara.
Galway ainda tem muitos lugares bacanas para visitar. Entre eles, castelos, jardins e muitas paisagens naturais.
Foto de capa: Gabriel Ramos/Unsplash
Tem interesse em fazer um intercâmbio em Galway? Solicite um orçamento e comece seu planejamento clicando aqui!
Veja também
Ensino superior na Irlanda: Por onde começar?
Este artigo foi útil?
Você tem alguma sugestão para a gente?
Obrigado pelo feedback! 👋
O que ver em seguida
-
Destinos de Intercâmbio
Intercâmbio voluntário é possível: descubra como e por que fazer
Em algum momento da vida, você já deve ter escutado: “Quando você ajuda o...
4 dias atrás
-
Destinos de Intercâmbio
Descubra se você precisa de visto para entrar em Londres
Vai viajar para o Reino Unido e está se perguntando: "Precisa mesmo de visto...
5 dias atrás