10 anos de Game of Thrones: tours e locações na Irlanda

10 anos de Game of Thrones: tours e locações na Irlanda

Thaiz Beltrão

3 semanas atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Game of Thrones, uma das séries mais aclamadas e amadas do mundo, completa dez anos em 2021. A série, inspirada nos livros de George R. R. Martin, atingiu recordes de audiência no canal HBO, com mais de 13 milhões de espectadores por todo o mundo.

O programa teve locações em mais de 35 lugares espalhados pela Europa, e a ilha da Irlanda não foi deixada de lado. Mais precisamente na Irlanda do Norte, na cidade de Belfast, existem tours com roteiros especializados que levam você para viver e se aventurar nos locais onde aconteceram as gravações.

Visitando a Irlanda do Norte, é possível conhecer muitos cenários das Crônicas de Gelo e Fogo. Nas proximidades de Besfast, a capital do país, ainda estão os castelos que serviram como cenário para Winterfell (Castle Ward), o bosque de Tollymore, o parque florestal e a curiosa Dark Hedges, também conhecida como a Estrada Real, que é formada por um túnel de árvores de mais de 200 anos.

Vamos mostrar detalhes dos cenários e como visitá-los.

Por que Game of Thrones teve gravações na Irlanda do Norte?

floresta Dark Hedges Belfast

Floresta conhecida como “Dark Hedges”, na Irlanda do Norte, que aparece logo nos primeiros episódios de Game of Thrones. Foto: Shutterstock

A Irlanda do Norte foi escolhida para ser Winterfell (um dos principais lugares) e também alguns outros cenários dos Sete Reinos. Lá foram gravadas as principais tramas da série. As paisagens deram vida para Westeros, a terra de intrigas e guerras das dinastias do seriado. Foram utilizados, principalmente, os castelos, ruínas, colinas e algumas praias da região.

Em Belfast, local onde aconteceram várias gravações, é possível visitar a cidade de Ballycastle, onde nasceu o Lord Varys. Também na capital, existe uma famosa floresta conhecida como “Dark Hedges”, que aparece logo nos primeiros capítulos.

O Parque Nacional Florestal de Tollymore, que é o norte de Winterfell, foi o lugar escolhido para ser o lar dos lobos e da família Stark. Nesse lugar, é possível visitar as fortalezas e o Castelo Ward (aberto ao público).

Em Ballyntoy Harbour, localizado entre a ponte Carrick-a-rede e a Calçada dos Gigantes, foi idealizada a terra natal dos Grejoy, na Ilha de Ferro. Esse é um dos locais mais visitados do país. As cavernas em Cushendum, em Antrim, foram o local escolhido para o nascimento do bebê de Melisandre, na segunda temporada.

Leia também: Cenários de séries e filmes na Irlanda para visitar

Como visitar cenários de Game of Thrones na Irlanda do Norte?

intercâmbio na Irlanda

O intercambista Bruno, no tour oficial do seriado Game of Thrones. Crédito: Arquivo pessoal de Bruno Fernandes.

Existe um tour oficial de “Game of Thrones”, que parte de Dublin às 8 da manhã e percorre os pontos principais citados acima. Como é uma viagem longa e com muitas caminhadas, não é um passeio recomendado para crianças. Assim que você entra no ônibus, já é possível sentir o clima, pois toca a trilha sonora da trama.

O guia personalizado vai acompanhar e explicar todos os acontecimentos e detalhes sobre as gravações e os cenários. E sabe o melhor? Você ainda pode se vestir como os personagens e entrar no mundo real da série. Eles oferecem o manto Stark e Iron Born, as espadas, escudos e capacetes — tudo isso incluso no pacote.

Como é fazer a tour do Game of Thrones na Irlanda do Norte?

meu intercambio na Irlanda

Os cães que pertencem a família Stark no seriado GOT. Crédito: Arquivo pessoal de Bruno Fernandes

Há alguns anos, Bruno Fernandes, de São Paulo, viveu seu intercâmbio na Irlanda em 2016 e é superfã da série. Como receberia a visita de uma amiga, convidou-a para ver e viver de perto essa experiência. Segundo o ex-intercambista, o que mais emocionou foi todo o clima, desde a música no ônibus, as vestes e, até, o guia que, de acordo com ele, fez toda diferença.

“O guia era figurante da série. Ele participou de todas as temporadas, assim como seu irmão, seu pai e, até, os cachorros. Nós, inclusive, conhecemos até dois dos cachorros que participaram da série.”, relembrou Bruno, que ainda acrescentou: “Se você é fã, não deixe de ir!”. Na série, os cachorros pertencem à família Stark.

Aliás, vários brasileiros que vieram fazer intercâmbio na Irlanda nos últimos anos tiveram a oportunidade de participar da série como figurantes. A gente conta aqui sobre um deles, que participou das filmagens da última temporada.

Brasileiros na Irlanda contam como foi atuar em Game of Thrones

Lucas participou como figurante de Game of Thrones na Irlanda (aquele de gorrinho do lado esquerdo da tela). Foto: Reprodução

Lucas Pereira, 28, de Araraquara, mora em Dublin desde janeiro de 2018, trabalhando como analista de TI. Porém, a oportunidade de estar dentro do set de gravação de uma de suas séries favoritas chamou a atenção. Ele se inscreveu em uma agência e foi chamado para participar de algumas cenas importantes, que acontecem no quinto e penúltimo episódio da oitava temporada.

“Foram três meses de filmagens em Belfast, a partir de maio de 2018. O ônibus saía da O’Connell Street 1h30 da manhã, chegávamos ao Titanic Museum (em Belfast) e, de lá, seguíamos para o estúdio”, afirmou.

Leia mais sobre as experiências deles aqui.

Estúdios devem abrir em Belfast com cenários reais da série

Cenários reais de Game of Thrones poderão ser visitados na Irlanda do Norte. Foto: Divulgação

Uma notícia animou os fãs de Game of Thrones em 2020. Uma tour inédita, a Game of Thrones Studio Tour, será aberta em Belfast com os locais de filmagem originais da série dentro do Linen Mill Studios, em Banbridge, Irlanda do Norte.

Cenários expansivos poderão ser visitados pelos fãs da série, além de exposição de trajes autênticos, armas e adereços que foram usados ​​para criar o mundo de fantasia épico de Westeros.

A data de abertura ainda não foi divulgada, principalmente por causa da pandemia da Covid-19.

Veja também

Calendário de eventos e festivais na Irlanda

Thaiz Beltrão
Thaiz Beltrão, Mineira lá do interior, que precisava ver o mundo com os próprios olhos e embarcou nessa viagem. Jornalista, 22 anos de paixão por livros, história e um coração atleticano. Capricorniana por si só, amante dos causos da vida e das voltas que o planeta dá.

Imagem de capa via Shutterstock
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para [email protected]

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar