Gosta de cozinhar? Confira cursos de gastronomia na Irlanda

Gosta de cozinhar? Confira cursos de gastronomia na Irlanda

Elizabeth Gonçalves

2 anos atrás

Quanto custa um intercâmbio?

Não vendemos pacotes e nem somos agência,
mas podemos te colocar em contato com elas.

Reprodução: The Star Inn

Reprodução: The Star Inn

Nós já contamos em outros posts aqui no E-Dublin a experiência de dois brasileiros que se tornaram chefs de cozinha sem que tivessem experiência ou formação na área.

Sim! Isso pode acontecer por aqui. Mas hoje vamos abordar o outro lado, ou seja, como investir em uma formação na área de gastronomia na Irlanda.

Ainda mais neste momento em que o governo irlandês está a procura de mais de 7 mil profissionais para cobrir a carência no mercado.

Uma chance para os cozinheiros brasileiros que já estão ou pensando em vir para a Irlanda.

As habilidades de cozinhar, que pode ser adquirida com a prática, uma carreira sólida como chef de cozinha exige conhecimentos de nutrição e até empreendedorismo.

Progredir na carreira

Na maioria dos grandes restaurantes irlandeses há uma hierarquia na cozinha,  que conta com o chef commis (assistente), o chef de partie (líder da seção), o sous chef (vice-chef) e no topo o chef responsável por toda a equipe.

Desta forma, investir em uma qualificação na área,  associada à dedicação ao trabalho,  pode significar aos chefs um progresso rápido na carreira.

Reprodução: The Huffington Post

Reprodução: The Huffington Post

Cursos de formação profissional

Os cursos de formação profissional em artes culinárias possuem duração média de um ano e consistem em um mix de disciplinas práticas e teóricas.

Além de abrir as portas para o mercado profissional, esses cursos servem como preparo para quem quer levar a formação adiante e futuramente se candidatar a uma vaga em uma universidade no país.

Cursos universitários

Os Institutos de Tecnologia irlandeses, chamados de ITs, oferecem cursos com dois a quatro anos de duração em Artes Culinárias.

Na capital do país, o DIT (Dublin Institute of Technology) tem uma das mais renomadas escolas de gastronomia da Irlanda, sendo reconhecida pela Associação Mundial de Chefs (World Association of Chefs Society – WACS).

Entre os cursos oferecidos está o certificado em arte culinária, com duração de dois anos, além da graduação em arte culinária e também em gerenciamento de bares e empreendedorismo, ambos com duração de quatro anos.

Para profissionais já graduados, a opção é o mestrado em inovação culinária e desenvolvimento de produto alimentício, cuja duração média é de um ano.

Infelizmente, as tarifas para estudantes não europeus na Irlanda são extremamente altas e nem sempre condizem com a realidade da maioria dos intercambistas. Para se ter uma ideia, a média de preços dos cursos descritos acima varia entre 11 mil e 12.500 euros por ano.

Consulte todas as informações sobre os cursos aqui.

Reprodução: Wikipedia

Reprodução: Wikipedia

Cursos de curta duração

Voltados para a prática, esses cursos podem ser encontrados em diversas escolas por todo o país.

A duração pode variar bastante. Há desde workshops que podem ser realizados em um dia, como cursos de uma a doze semanas.

A Dublin Cookery School e a Cooks Academy, ambas localizadas na capital irlandesa oferecem diversas opções de cursos com preços a partir de 70 euros, como sobre culinária italiana, saladas, pães, massas, churrasco, entre outros.

Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para [email protected]

Elizabeth Gonçalves
Elizabeth Gonçalves, Jornalista viciada em cinema, música e literatura. Paulistana, se apaixonou por Dublin, onde mora há cinco anos e sonha em fazer uma viagem de volta ao mundo.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar