Governo irlandês deverá retirar estátua de ex-líder republicano com ligação nazista

Governo irlandês deverá retirar estátua de ex-líder republicano com ligação nazista

Rubinho Vitti

3 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Com as recentes quedas de estátuas que homenageavam líderes ligados à escravidão e a movimentos de supremacia branca nos Estados Unidos, o governo irlandês afirmou que deve rever os monumentos de ex-líderes políticos no país.

Monumento que homenageia Sean Russell está localizado no Fairview Park, em Dublin. Foto: Wikipedia

Em entrevista à rádio RTÉ, o primeiro-ministro irlandês, Leo Varadkar, afirmou que a estátua de Sean Russell, um ex-líder republicano, ligado ao IRA (exército republicano irlandês), que conspirou com o regime de Hitler na Segunda Guerra Mundial, precisar ser removido.

Russell participou da Easter Rising, revolta civil que aconteceu na Irlanda em 1916 com o objetivo de tornar o país independente. O republicano buscou apoio da Alemanha nazista para conseguir armas e lutar contra os ingleses.

A imagem de Russell está localizada no no Fairview Park e já foi alvo de vandalismo no passado. “Acho que todas as estátuas que precisam ser derrubadas devem ser feitas legalmente. Não vamos nos envolver em violência”, afirmou Varadkar à RTE 2FM.

Leia também: Cinco referendos importantes para a história da Irlanda

De acordo com o site Come Here To Me, a estátua de Seán Russell foi erguida em 1951 e já em maio do ano seguinte foi alvo de vandalismo. “Naquela ocasião, a tinta foi manchada no monumento. Em julho do ano seguinte, o braço da estátua de Russell foi removido”, afirma o site, em artigo assinado por Donal Fallon.

O nome de Russell é tão contraditório que, segundo o site, naquela década, o vandalismo aconteceu por um grupo de direita que acreditava que Russell era comunista por causa de sua viagem à União Soviética. “Antes de procurar armas na Alemanha nazista para republicanos irlandeses, Russell procurou comprar armas da Rússia Soviética no final da década de 1920”, diz o website.

Foto de jornal mostra primeiro memorial dedicado a Russell, em 1951. Fonte: Come Here To Me

A estátua de Russell foi reerguida pela segunda vez em maio de 1965. Quarenta anos depois, em 2005, a estátua foi novamente manchete nos jornais irlandese, após ser decapitada por um grupo “anti-nazista”.

A cabeça ficou desaparecida e, em 2009, a National Graves Association realocou um novo monumento de bronze para Russell.

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar