Calendário de eventos e festivais na Irlanda
80 minutos de leitura

Calendário de eventos e festivais na Irlanda

Rael Pimenta

2 semanas atrás

Se tem uma coisa que descobrimos muito rápido por aqui, é que os irlandeses, assim como os brasileiros adoram uma festa.

Grandes festivais espalham-se pelo país por todo o ano, sendo o Festival de St Patrick e Halloween os mais populares e divertidos na Irlanda. Sem deixar para traz o Christmas Season, que apesar de não ser propriamente um festival, tem seu encanto por trazer a tradição das feiras natalinas para as ruas de Dublin e outros condados.

Os dois primeiros meses do ano, por serem meses frios, festivais são menos populares, mas coma chegada do mês de março e as celebrações do St Patrick, pode-se dizer que da-se o pontapé para o calendário festivo do país.

Abril e maio, meses coloridos pelas flores da primavera são marcados por atividades outdoors, principalmente nos parques.

No verão, considerando os meses mais quentes, de Junho a setembro, o calendário de festas, shows e festivais é vasto, ficando difícil até decidir por onde começar.

No texto de hoje vamos explorar os festivais que acontecem mês a mês na Irlanda e contar curiosidades sobre como aproveitar o melhor que eles têm a oferecer no bom estilo europeu.

Março e o Festival mais animado da Irlanda: St Patrick Festival

No Brasil dizem que o ano só começa depois do Carnaval, na Irlanda o Carnaval não lembra nem de longe a versão brasileira, mas a gente pode sim afirmar que: O calendário oficial dos festivais do ano começa com o Dia de São Patrício e o St Patrick Fesrival.

12 curiosidades sobre o St. Patrick’s Day

Celebrado no dia 17 de março, o St. Patrick’s Day é o feriado mais importante da Irlanda, mas o quanto você sabe sobre essa data? Selecionamos alguns fatos curiosos sobre o dia de São Patrício!

1 – St. Patrick não era irlandês

Foto: Pixabay

St. Patrick’s Day é o feriado mais importante da Irlanda. Foto: Pixabay

Ele era, na verdade, do País de Gales.

2 – O trevo era originalmente uma ferramenta de ensino

Foto: Pixabay

A simbologia do St. Patrick’s Day está ligada ao trevo e a outros elementos. Foto: Pixabay

Dizem que Patrick utilizou a planta de três folhas para explicar a Santíssima Trindade (Pai, ​​Filho e Espírito Santo) aos irlandeses pagãos. Isso não é necessariamente verdade, mas não deixa de trazer uma simbologia interessante.

3 – O primeiro desfile de St. Patrick’s Day

Foto: Pixabay

Muitas pessoas se reúnem nessa data. Foto: Pixabay

O primeiro desfile do dia de São Patrício ocorreu nos EUA, na década de 1760.

4 – A cor era, na verdade, o azul

Foto: Wikimedia

Muitas mudanças aconteceram ao longo do tempo na forma de comemorar. Foto: Wikimedia

Durante muitos anos, o azul era a cor mais associada a St. Patrick. O verde era uma cor considerada azarenta. O azul de St. Patrick já foi considerado símbolo da Irlanda por muitos séculos, e o estandarte presidencial irlandês, inclusive, ainda é azul.

5 – Há mais de 200 anos em Sydney, na Austrália

Foto: Mike Young, Wikimedia Commons.

Outros países também comemoram a data. Foto: Mike Young, Wikimedia Commons.

Em Sydney, o dia de São Patrício foi comemorado pela primeira vez em 1810, quando Lachlan Macquarie, o governador de Nova Gales do Sul, proporcionou uma festa para trabalhadores irlandeses.

6 – O desfile mais curto do mundo

Por muitos anos, Dripsey, no condado de Cork, realizou o desfile mais curto do mundo, com apenas 25 metros de extensão — a distância entre dois pubs, The Weigh Inn e The Lee Valley. Atualmente, é a cidade de Hot Springs, no estado de Arkansas (EUA) que afirma ter o desfile mais curto.

7 – O rio verde de Chicago

Foto: Pixabay

O verde invade no dia de São Patrício. Foto: Pixabay

Em Chicago, todos os anos, a união local de encanadores realiza o tingimento do principal rio da cidade. O evento, que ocorre desde 1962, já tentou ser imitado por outras cidades, porém o material não-tóxico utilizado na coloração é uma formula secreta da cidade. O corante dura cerca de cinco horas.

8 – Trevos na Casa Branca

Foto: IrishCentral

A simbologia do trevo é de alcance internacional. Foto: IrishCentral

Tradicionalmente, todos os anos, o líder irlandês entrega uma tigela de cristal cheia de trevos ao presidente dos Estados Unidos. O trevo cultivado em Kerry é, porém, imediatamente destruído pelo Serviço Secreto após a cerimônia.

9 – Guinness no St. Patrick’s Day

Foto: Pixabay

A cerveja é outro símbolo do St. Patrick’s Day. Foto: Pixabay

As vendas da cerveja Guinness disparam no dia de São Patrício. Pesquisas recentes mostram que 5,5 milhões de pints são servidas em todo o mundo, todos os dias. No dia de São Patrício, esse número dobra.

10 – Greening

Foto: DFA

São muitos os países que se envolvem com o feriado de São Patrício. Foto: DFA

Tanto a Irlanda quanto diversos outros países aderem à cerimônia chamada Greening, que colore de verde desde comércios até monumentos e pontos turísticos.

11 – Acessórios

Foto: Pixabay

As pessoas se fantasiam com aspecto típico irlandês. Foto: Pixabay

Um mês antes do feriado, todas as lojas da Irlanda são tomadas por acessórios que remetem aos leprechauns e às cores da Irlanda. É supercomum ir ao mercado, trabalho ou mesmo andar pelas ruas e ver as pessoas vestindo trajes especiais.

12 – Consumo de cerveja

Temple Bar. Foto: Obvious

Temple Bar. Foto: Obvious

De acordo com o The Journal, mais de 10 km de barris de cerveja são usados no St. Patricks Day em Dublin. Não estranhe se você se deparar com os pubs se abastecendo de barris e mais barris de cerveja alguns dias antes, numa quantidade assustadora.

Quem foi São Patrício?

Já imaginou andar pela calçadas de Dublin e dar de cara com um homenzinho com aspecto do Gandalf, do Senhor dos Anéis, o personagem de  ‎J. R. R. Tolkien? Pois acredite, a Irlanda já esteve repleta de “Gandalfs” – e não apenas no aspecto físico, mas desde as vestimentas até todo o aparato de mistério, bruxaria e poderes sobre a natureza, ou seja, uma aberração para a Santa Igreja Católica do século V.

Foi aí que surgiu a figura de São Patrício, um jovem ex-escravo e sacerdote, incumbido de levar a doutrina Cristã para a Ilha Esmeralda, de onde se tornou patrono. Reza a lenda que ele também botou para correr todas as serpentes da Ilha. No entanto, a verdade é que as serpentes foram usadas apenas como uma metáfora para que a população compreendesse que os ritos pagãos e todas as coisas que a fé católica colocava como pecado deveriam ser banidos. E funcionou! Não existe um irlandês que não acredite na história, além do que, até onde sei, nunca tivemos notícia de nenhuma cobra com cidadania irlandesa. :)

São Patrício esteve à frente do seu tempo. Crédito: © Richard Gunion | Dreamstime.com

São Patrício esteve à frente do seu tempo. Crédito: © Richard Gunion | Dreamstime

E tenho que confessar, Patrício foi “O Cara”! Com muito jogo de cintura, paciência e um pezinho na bruxaria (pelo menos é o que contam muitas lendas irlandesas), ele bravamente mudou a crença do povo daquela época, os Druidas.

São Patrício foi um diplomata do seu tempo

Ao contrário do que acontecia no resto da Europa, onde a fé católica era imposta pelo Império Romano e muitas vezes com apelo de guerra, Patrício foi muito mais esperto. Ficou íntimo do que os Druidas acreditavam e, aos poucos, foi adicionando elementos da fé cristã na cultura local. Um exemplo? O trevo! Quer elemento mais irlandês que esse?! Ou você acha que essa foi uma invenção do Patrício? Nada, o povo pagão na cultura Celta já acreditava no conceito da trindade, só que para eles a representação era de corpo, alma e mente.

O Santo apenas “adaptou” algo que já existia e passou a doutrinar os Druidas usando os trevos (shamrocks) para explicar a Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo). Trino e Santo, pronto! Era o que o povo precisava para simpatizar com a fé cristã.

O trevo passou de elemento utilizado pelos celtas a um recurso da fé católica, adotado por São Patrício. Foto: Vit Rejchrt | Dreamstime

O trevo passou de elemento utilizado pelos celtas a um recurso da fé católica, adotado por São Patrício. Foto: Vit Rejchrt | Dreamstime

Aí você deve estar se perguntando: OK, São Patrício foi um santo e tanto, saiu da condição de escravo fugido e se tornou a figura mais importante da Irlanda, embutindo o catolicismo numa sociedade 100% pagã. Mas o que tudo isso tem a ver com a farra que se comemora no seu dia? Não era para ser uma celebração religiosa? – Na verdade, é!

Não é à toa que São Patrício também é venerado em outros países. Os irlandeses mantêm o costume de ir à missa para rezar pelos missionários de todo o mundo, porém, desde 461 d.C (pensa só!) até os dias de hoje, muita coisa aconteceu nessa terra de vales verdes.

O tradicional desfile de St. Patrick’s Day se popularizou em países como Estados Unidos, Canadá, Austrália e até Rússia.

Religião e pints

Saint Patrick's Parade também acontece na Flórida, nos EUA. Crédito: © Anthony Aneese Totah Jr | Dreamstime.com

Saint Patrick’s Parade também acontece na Flórida, nos EUA. Crédito: © Anthony Aneese Totah Jr | Dreamstime

O dia 17 de março é o dia em que São Patrício teria morrido – assim como os dados de seu nascimento, tudo é muito incerto. E como patrono da Irlanda, outros itens relacionados a ele são ovacionados pelos irlandeses: o trevo, o verde, além de março ser o período de se saudar a primavera que está chegando (ou seja, época de renovação em todos os sentidos). Todas essas simbologias acompanharam os nativos pelo mundo afora.

Aliás, já contamos aqui um pouco sobre um dos períodos mais difíceis da Irlanda, a Great Irish Famine, quando os irlandeses abandonaram a ilha para fugir da fome que alastrava o país. Eles emigraram e carregaram consigo a fé cristã e todas as simbologias associadas ao São Patrício, inclusive a festa. A cada mês de março, no dia de São Patrício, era a oportunidade máxima de gritar aos quatro cantos o orgulho de ser irlandês. Imagine, você, o que isso representava!

Interior da Catedral de São Patrício, em Dublin. Crédito: © Aitor Muñoz Muñoz | Dreamstime.com

Interior da Catedral de São Patrício, em Dublin. Crédito: © Aitor Muñoz Muñoz | Dreamstime

Os irlandeses saíam às ruas vestidos de verde e celebrando o St. Patrick’s Day. A culinária, a música, a dança e, claro, a bebida, fechavam o pacote. E o detalhe: a alegria dos irlandeses era tanta que eles disseminaram a ideia de que no dia de São Patrício todos viram irlandeses. Daí, para virar carnaval – ou melhor, Parada – foi só um pulo. E assim chegamos à comemoração que conhecemos hoje.

No Canadá, Austrália e Estados Unidos, onde há muitos imigrantes irlandeses, o Dia de São Patrício é comemorado oficialmente com direito a decoração nas escolas e até os córregos e rios costumam ganhar o tom verde irlandês. Assim, diversas partes do mundo celebram a data, inclusive aqui no Brasil, quando os pubs costumam organizar uma programação especial no mês de março.

Para celebrar o Saint Patrick's Day use algo verde e brinde muito. Foto: Vadimgozhda | Dreamstime

Para celebrar o Saint Patrick’s Day use algo verde e brinde muito. Foto: Vadimgozhda | Dreamstime

E já que é para virar irlandês, que seja em grande estilo, com muitas pints, decorações de trevo, duendes… E não esqueça de usar algo na cor verde! Dizem que aquele que não seguir a tradição, pode voltar para casa com algumas marcas de beliscão. Eu é que não pagarei para ver :)

Leitura recomendada

Para quem quer conhecer mais sobre São Patrício e sobre a história irlandesa, aí vão duas recomendações de leitura:

A Short History of The Irish People
(Autores Mary Hayden, MA e George A. Moonan)

A Traveller’s History of Ireland
(Autor Peter Neville)

Onde comemorar o St. Patrick’s Day no Brasil?

A Irlanda está prestes a entrar em clima de festa para a celebração de mais um Dia de São Patrício, que, sem dúvida, é uma das maiores comemorações locais. Além da Ilha Esmeralda, muitos países ao redor do mundo aproveitam a data para brindar com muita cerveja verde e festas temáticas.

Dia de São Patrício também será comemorado no Brasil. Foto: Oleksandra Naumenko | Dreamstime

Dia de São Patrício também será comemorado no Brasil. Foto: Oleksandra Naumenko | Dreamstime

É claro que o Brasil não poderia ficar de fora dessa! Justamente por isso que hoje separamos para vocês alguns lugares para se comemorar o St. Patrick’s Day em terras brasileiras. Confira!

São Paulo

Até o dia 18 de março, acontece em São Paulo a 5ª edição do St. Patrick’s Week, um festival realizado em diversos pubs da capital paulista. Na ocasião, os pubs terão decoração temática, promoções especiais, música ao vivo, noites de karaokê, comidas típicas irlandesas, além do famoso chope verde. Entre os bares que participam do evento, estão o Republic Pub, Finnegan’s Pub, Liverpool, The Blue Pub, Bar Charles Edward, Kildare Irish Pub, entre outros.

Onde: vários pubs em São Paulo
Mais informações

St. Patrick’s Festival no O’malley’s

Imagem: O'Malleys

Pub O’Malleys vai realizar festival para celebrar a data. Imagem: O’Malleys

O pub irlandês O’Malley’s também realiza um festival para celebrar a data. Entre as atrações, estão apresentações de bandas irlandesas, noites de karaokê, além de promoções especiais para bebidas. O preço de entrada varia de acordo com as atrações, dias e horários.

Onde: O’Malley’s, Alameda Itu, 1529 – Jardins
Mais informações

The Sailor Pub

Quem passar pelo pub no dia 17 de março, vai celebrar a data com muito chope e música. O cardápio terá hambúrguer especial para a comemoração e quem vestir roupas e acessórios verdes terá alguns privilégios durante a noite.

Onde: The Sailor Pub, Av. Brigadeiro Faria Lima, 2776 – Jardim Europa
Ingressos: entre R$ 40 e R$ 60

Cultura de Boteco

O Cultura de Boteco terá uma edição especial para comemorar o Dia de São Patrício. Na ocasião, seis bares serão responsáveis por servir petiscos variados, além do tradicional chope verde da Cervejaria Paulistânia. Três bandas se apresentarão ao vivo, garantindo a animação da festa. As comidas estarão à venda por valores entre R$5 e R$25 e o primeiro chope é cortesia.

Onde: Cultura de Boteco – Unibes Cultural – Rua Oscar Freire, 2500
Mais informações

All Black Pub

Foto: Guia da Semana

Pub dará drinks cortesia para o público. Foto: Guia da Semana

A data também não vai passar batida nesse bar irlandês, onde a primeira bebida será cortesia para o público. Também haverá participação de bandas ao vivo para animar a noite.

Onde: All Black Pub, Oscar Freire, 163
Entrada: R$ 30 até às 16h e R$ 60 após este horário

Belo Horizonte

Mercado

As comemorações do Dia de São Patrício na capital mineira começam no dia 16, com esta festa especial que vai contar com a participação de bandas de rock, além de muita cerveja verde disponível para o público.

Onde: Mercado, Avenida Olegário Maciel, 742
Entrada: a partir de R$ 20
Mais informações

St. Patrick’s Day BH

Foto: O Tempo

Evento a céu aberto celebra o Dia de São Patrício em Belo Horizonte. Foto: O Tempo

Evento ao ar livre, realizado na Avenida Brasil, na capital mineira. Apesar de gratuito, a entrada do público no evento será controlada, assim, é necessário retirar o seu ingresso com antecedência.

Onde: Avenida Brasil, Belo Horizonte
Grátis
Mais informações

Goiânia

Este ano, a cidade também entra na festa, com a realização do St. Patrick’s Festival Chopp Artesanal, que contará com 40 torneiras da bebida, além de shows de bandas e comidas típicas.

Onde: Brejaria Terres – Rua C135, 375 – Jardim América
Ingressos: R$ 15
Mais informações

Five Lamps Festival

The Five Lamps Arts Festival l tem lugar no coração da região norte do centro da cidade de Dublin. @ Reprodução festival

The Five Lamps Arts Festival l tem lugar no coração da região norte do centro da cidade de Dublin. @ Reprodução festival

A primavera chegou na Irlanda com todo seu charme e no calendário de festivais dessa época você não pode deixar de fora o Five Lamps Arts Festival. Inovador, criativo e altamente original, o Five Lamps Arts Festival tem lugar no coração da região norte do centro da cidade de Dublin.

Idealizado através de uma parceria entre o Marino College of Further Education e membros da comunidade Five Lamps, o evento conta com o suporte de um grande número de voluntários – e eu estou entre eles.

Comprometidos com a apresentação de trabalhos de relevância local, a programação destina-se a animar os espaços públicos e contribuir para a percepção do território como um lugar positivo e criativo para se viver e trabalhar.

5lampfestival3

A cantora Lisa Lambe se apresentará com convidados no Liberty Hall Theatre. Foto: Divulgação

Em seu 10º ano consecutivo, o Five Lamps Arts Festival oferece espetáculos de música, dança, teatro, artes visuais, explorações comunitárias, oficinas criativas e muito mais. Uma variedade de eventos, em sua grande maioria gratuitos, para envolver e inspirar todas as idades e interesses.

Para ver a lista completa de eventos, quando e onde eles ocorrerão, visite www.fivelampsarts.ie.

Curioso para saber o significado do Five Lamps?

O Five Lamps é um poste de luz decorado com cinco lanternas, datado de cerca de 1880, que fica em uma pequena praça na junção das ruas Portland Row, North Strand Road, Seville Place, Amiens Street e Killarney Street, em Dublin.

 

15 eventos para você aproveitar na Irlanda em abril

O mês de abril chega com uma série de eventos bacanas para você curtir ao redor da Irlanda. As opções vão desde shows e palestras, até exposições e festivais. Portanto, você não vai ter desculpa para ficar em casa. Confira o que vem por aí!

Beyond the Book of Kells

 Este evento destaca a importância de outros manuscritos da antiguidade presentes na Trinity College. @ Aitor Muñoz Muñoz | Dreamstime

Este evento destaca a importância de outros manuscritos da antiguidade presentes na Trinity College. @ Aitor Muñoz Muñoz | Dreamstime

Evento que destaca a importância de outros manuscritos da antiguidade presentes na Trinity College, que conta com palestra do professor Pádraig Ó’Macháin.

Onde: Trinity Long Room Hub, Trinity College
Grátis
Mais informações

Limerick Fringe Festival

A cidade de Limerick, traz neste evento diversas apresentações musicais, teatro, cinema e dança. Foto: Sean Curtin True Media

A cidade de Limerick, traz neste evento diversas apresentações musicais, teatro, cinema e dança. Foto: Sean Curtin True Media

Festival de artes que traz mais de 70 performances para a cidade de Limerick, com eventos como apresentações musicais, teatro, cinema, dança e muito mais.

Onde: Limerick, vários endereços
Mais informações

The Green Door Market

Mercado traz ao público opções diretamente das fazendas irlandesas .Foto: French Foodie in Dublin

Mercado traz ao público opções diretamente das fazendas irlandesas .Foto: French Foodie in Dublin

Mercado de comidas orgânicas que traz ao público opções diretamente das fazendas irlandesas.

Onde: 18 Newmarket, Dublin 8
Grátis
Mais informações

Dublin Expats Meeting

Todo evento é uma oportunidade de praticar o inglês.@ Pressmaster | Dreamstime

Todo evento é uma oportunidade de praticar o inglê[email protected] Pressmaster | Dreamstime

Oportunidade de fazer novos amigos, praticar o inglês e se divertir nesse encontro de expatriados que acontece em Dublin.

Onde: Living Room Pub, Cathal Brugha Street
Grátis
Mais informações

Table Quiz

Para você que adora um Quiz, não poderá perder todas as quintas no Grand Social. Foto: Roobcio | Dreamstime

Para você que adora um Quiz, não poderá perder todas as quintas no Grand Social. Foto: Roobcio | Dreamstime

Todas as quintas, o Grand Social sedia um Quiz onde times de até 4 pessoas competem entre si, respondendo questões sobre conhecimento geral, música, entretenimento, etc.

Onde: The Grand Social, 35 Lower Liffey Street
Grátis
Mais informações

Futebol Feminino: Ireland vs Slovakia

Time irlandês na Copa do Mundo feminina da FIFA. foto: Extra

Time irlandês na Copa do Mundo feminina da FIFA. foto: Extra

Jogo decisivo, que pode colocar o time irlandês na Copa do Mundo feminina da FIFA, que acontece em 2019, na França.

Onde: Tallaght Stadium
Ingressos: 5 euros
Mais informações

Basic Talks Trans Live Art Salon

Ótima oportunidade para trocar ideias com artistas, escritores e críticos sobre temas como arte. Foto: Yykkaa | Dreamstime

Ótima oportunidade para trocar ideias com artistas, escritores e críticos sobre temas como arte. Foto: Yykkaa | Dreamstime

Evento aberto, que consiste numa ótima oportunidade para trocar ideias com artistas, escritores e críticos sobre temas como arte, representação, identidade e gênero.

Onde: Dublin City Gallery The Hugh Lane, Parnell Square
Grátis
Mais informações

One City One Book

Foto: Dublin City of Literature

Foto: Dublin City of Literature

A historiadora Jessica Fahy vai apresentar ao público um pouco da história das escritoras irlandesas retratadas na Hugh Lane Gallery.

Onde: Dublin City Gallery The Hugh Lane, Parnell Square
Grátis
Mais informações

Signal Visual

Série de eventos sediados na galeria de ciências. Foto: Dublin.ie

Série de eventos sediados na galeria de ciências. Foto: Dublin.ie

Série de eventos sediados na galeria de ciências, com o objetivo de explorar temas como tecnologia, criatividade e carreira, focando em performances ao vivo de músicos e artistas.

Onde: Science Gallery Dublin, Trinity College
Grátis
Mais informações

Open Studio

Oportunidade para artistas e fãs de dança participarem de workshops e seminários, além de trocar ideias sobre o futuro da dança e teatro na Irlanda.

Onde: Abbey Theatre – Peacock Stage, 26/27 Lower Abbey Street
Grátis
Mais informações

The First Famine Graphic Novel

Lançamento e debate sobre Bad Times, a primeira graphic novel que tem como tema a Grande Fome Irlandesa.

Onde: EPIC The Irish Emigration Museum, CHQ Custom House Quay
Ingressos: 5 euros
Mais informações

West Waterford Festival of Food

Evento reúne demonstrações de culinária a degustação de pratos típicos. Foto: Her

Evento reúne demonstrações de culinária a degustação de pratos típicos. Foto: Her

11ª edição do evento que reúne desde demonstrações de culinária a degustação de pratos típicos da culinária irlandesa.

Onde: Dungarvan, Waterford
Ingressos: a partir de 5 euros
Mais informações

Dublin Comic Arts Festival

Oportunidade de aprender as diferentes formas de fazer histórias em quadrinhos. Foto: Generator

Oportunidade de aprender as diferentes formas de fazer histórias em quadrinhos. Foto: Generator

Oportunidade de conhecer artistas e criadores, aprender sobre as diferentes formas de fazer histórias em quadrinhos, além de workshops e palestras sobre o tema.

Onde: Generator Hostel, Smithfield Square
Grátis
Mais informações

Yo La Tengo

Apresentação da banda americana de indie-rock no Olympia Theatre. Foto: The Current

Apresentação da banda americana de indie-rock no Olympia Theatre. Foto: The Current

Apresentação da banda americana de indie-rock no Olympia Theatre, em Dublin.

Onde: Olympia Theatre, 72 Dame Street
Ingressos: 31 euros
Mais informações

St. Declan’s Way

Caminhada de 104km em Tipperary, dividida em cinco estágios. Foto: Dreamstime

Caminhada de 104km em Tipperary, dividida em cinco estágios. Foto: Dreamstime

Caminhada de 104km em Tipperary, dividida em cinco estágios, que serão percorridos no último sábado de cada mês.

Onde: Tipperary
Ingressos: a partir de 25 euros
Mais informações

Eventos e Festivais no mês de Maio

Em maio não vão faltar eventos incríveis para você curtir em Dublin. As opções vão desde festivais gastronômicos a shows de música tradicional irlandesa, apresentações teatrais, entre outras.  Portanto, confira, agora mesmo, tudo o que vem por aí na nossa Agenda Cultural.

Arabic, African & Brazilian Culture Party at Woweembeem

Evento multicultural acontece no The Sugar Club. Imagem: Facebook

Festa que traz um pouco dos aspectos culturais de países árabes africanos e também do Brasil, no The Sugar Club.
Onde: The Sugar Club, 8 Lower Leeson St., Dublin 2
Ingressos: 10 euros
Mais informações

Brazilica! Celebrates

Duo brasileiro se apresenta no Tram Café. Foto: Facebook

O duo de músicos brasileiros apresenta ao público sucessos do jazz, soul e bossa nova no Tram Café.
Onde: Tram Café, Wolf Tone Square, Jervis St., Dublin 1
Grátis
Mais informações

International Dublin Gay Theatre Festival

Festival Internacional do Teatro Gay começa dia 6 de maio. Foto: Divulgação

Fundado em 2004, esta edição do festival celebra o 150º aniversário do escritor irlandês Oscar Wilde. O evento tem como foco apresentar o trabalho de artistas irlandeses e internacionais, abordando temas relevantes para o público gay.
Onde: vários endereços
Mais informações

Red Bull Cliff Diving

Dun Laoghaire vai sediar nova edição do Red Bull Cliff Diving. Foto: Red Bull

Alguns dos principais mergulhadores do mundo vão competir no píer de Dun Laoghaire diante de milhares de espectadores.
Onde: Dun Laoghaire
Grátis
Mais informações

Darkness into Light

Caminhada de conscientização contra o suicídio acontece em diversas localidades do país. Foto: Limerick.ie

Caminhada de 5km que visa angariar fundos para a ONG Pieta House, cujo objetivo é aumentar a conscientização na luta global contra o suicídio e automutilação.
Onde: vários endereços
Ingressos: 0 a 25 euros
Mais informações

Harold’s Cross Community Festival

Festival realizado no bairro de Harrold’s Cross foca em talentos locais. Foto: Dublin.ie

Festival anual realizado em Harold’s Cross com a presença de artistas, músicos e comerciantes locais.
Onde: vários endereços
Grátis
Mais informações

Dublin Bay Prawn Festival

Litoral irlandês sedia mais uma edição do festival do camarão. Foto: Dublin.ie

Festival do camarão com a presença de uma série de vários renomados restaurantes de Howth.
Onde: Howth Village
Grátis
Mais informações

Irish Craft Beer Festival

Irish Craft Beer Festival será realizado em Dun Laoghaire. Foto: Divulgação

Festival de cerveja artesanal que conta, pela primeira vez, com a participação de cervejarias internacionais.
Onde: Dun Laoghaire Harbour
Ingressos: 12,50 euros
Mais informações

Skerries Traditional Music Weekend

A charmosa vila de Skerries vai ser palco de muita música tradicional irlandesa. Foto: Divulgação

Festival de música tradicional irlandesa que reúne shows, workshops e apresentações de rua.
Onde: Skerries
Grátis
Mais informações

International Literature Festival

Dublin é sede do Festival Internacional de Literatura. Imagem: ILFD

Celebrando o melhor que a literatura irlandesa tem a oferecer, o festival conta com leituras, debates, workshops e performances.
Onde: vários endereços em Dublin
Mais informações

Pets in the city

Pets in the City é evento para toda a família. Imagem: Facebook

O Smithfield Square vai se transformar num paraíso para fãs de animais, com a presença de cachorros, gatos e, até, cobras.
Onde: Smithfield Square, Dublin 7
Grátis
Mais informações

Girls in Tech

Girls in Tech faz evento voltado para todos os públicos em Dublin. Foto: Divulgação

Evento com muita diversão, oportunidade de aprender coisas novas e conhecer pessoas, além da chance de ganhar prêmios bem bacanas.
Onde: The Digital Hub, Thomas Street, Dublin 8
Ingressos: 54 euros
Mais informações

Féile Nasc Folk and Traditional Music Festival

Festival de música folk e tradicional é realizado no Marlay Park. Foto: Eventbrite

O festival apresenta ao público o melhor da música folk e tradicional irlandesa em Dublin.
Onde: Marlay Park, Rathfarnham, Dublin 16
Ingressos: a partir de 30 euros
Mais informações

Bloom

Phoenix Park tem mais uma edição do Bloom Festival. Imagem: Dublin.ie

Principal evento de jardinagem em Dublin, reunindo uma série de ideias e designs inspiradores para o público.
Onde: Phoenix Park
Mais informações

Photoireland

Amante de fotografia esta é uma ótima oportunidade. Foto: Roscomon Arts Centre

Amante de fotografia esta é uma ótima oportunidade. Foto: Roscomon Arts Centre

Festival fotográfico com workshops e exposições para os amantes de fotografia.

Onde: Vários endereços
Confira a programação aqui

Carmina Burana

Catedral irlandesa, a St. Patrick’s Cathedral recebe o maior coral. Foto: Pinterest

Catedral irlandesa, a St. Patrick’s Cathedral recebe o maior coral. Foto: Pinterest

Apresentação de coral na maior catedral irlandesa, a St. Patrick’s Cathedral.

Onde: St. Patrick’s Cathedral
Ingressos: 20 euros
Mais informações

Music Cork

 A cidade de Cork recebe grandes músicos. Foto: Ireland Now

A cidade de Cork recebe grandes músicos. Foto: Ireland Now

Grande oportunidade para ouvir grandes músicos e trocar ideias sobre experiências musicais.

Onde: Vários endereços, em Cork
Mais informações

Design Thinking

O objetivo do evento é reduzir as diferenças de gênero no mercado de tecnologia. Foto: Silicon Republic

O objetivo do evento é reduzir as diferenças de gênero no mercado de tecnologia. Foto: Silicon Republic

Evento realizado pelo Girls in Tech, com o objetivo de reduzir as diferenças de gênero no mercado de tecnologia.

Onde: Realex Payments Ireland, Sir John Rogerson’s Quay
Ingressos: 11 a 16 euros
Mais informações

Hungarian Culture Days

O festival vem mostrar para o público a rica cultura húngaro. Foto: Events Ireland

O festival vem mostrar para o público a rica cultura húngaro. Foto: Events Ireland

Evento de abertura do festival cultural húngaro, que vai apresentar ao público um pouco da rica cultura desse país.

Onde: Dublin City Hall
Grátis
Mais informações

Foil, Arms & Hog

Vicar Street recebe o trio irlandês de comédia. Foto: Foil Arms & Hog

Vicar Street recebe o trio irlandês de comédia. Foto: Foil Arms & Hog

O hilário trio irlandês de comédia se apresenta no Vicar Street.

Onde: Vicar Street, Dublin
Ingressos: 25 euros
Mais informações

International Dublin Gay Theatre Festival

Festival vem dar oportunidades os jovens artistas de mostrar seu trabalho. Foto: Dublin

Festival vem dar oportunidades os jovens artistas de mostrar seu trabalho. Foto: Dublin

Festival com ênfase em trabalhos recentes com uma variedade de temas gays, criando oportunidades para novos artistas apresentarem seus trabalhos.

Onde: Várias localidades
Ingressos: Free a 25 euros
Mais informações

Date with Dublin 8

Final de semana dedicado à cultura e história da região de Dublin 8.Foto: Wikimedia

Final de semana dedicado à cultura e história da região de Dublin 8.Foto: Wikimedia

Final de semana dedicado à cultura e história da região de Dublin 8, com visitas guiadas, exposições e eventos voltados para toda a família.

Onde: vários endereços
Programação disponível aqui

Westport Airshow

Manobras radicais vão colorir o céu. Foto: Twitter

Manobras radicais vão colorir o céu. Foto: Twitter

Evento de aviação voltado para toda a família, com manobras radicais no céu de Westport.

Onde: Westport Quay, Condado de Mayo
Grátis
Mais informações

Dublin Dance Festival

Renomados bailarinos e coreógrafos de todo o mundo apresentam no festival.Foto: Dublin Town

Renomados bailarinos e coreógrafos de todo o mundo apresentam no festival.Foto: Dublin Town

Festival anual de dança, com apresentações de renomados bailarinos e coreógrafos de todo o mundo.

Onde: várias localidades
Ingressos: a partir de 20 euros
Mais informações

Spring Into Heritage: Martello Tower Seapoint

Ótima oportunidade para conhecer o Martello Tower, construída por volta de 1804. Foto: Irish Martello Towers

Ótima oportunidade para conhecer o Martello Tower, construída por volta de 1804. Foto: Irish Martello Towers

Construída por volta de 1804 para proteger a costa irlandesa da invasão francesa, a Martello Tower está aberta para visita guiada.

Onde: Martello Tower, Seapoint, Blackrock
Grátis
Mais informações

Dún Laoghaire Harbour Bicentenary

Festival de aniversário do Harbour, com comida, esportes, artes e música. Foto: Afloat

Festival de aniversário do Harbour, com comida, esportes, artes e música. Foto: Afloat

Festival para celebrar o aniversário de 200 anos do Harbour, com comida, esportes, artes e música.

Onde: Dun Laoghaire Harbour
Grátis
Mais informações

Wexford Food and Wine Festival

O festival de Wexford que tem atraído a atenção do público. Foto: Wexford Tips

O festival de Wexford que tem atraído a atenção do público. Foto: Wexford Tips

Nona edição do festival que tem atraído a atenção do público, com comida e bebida de primeira.

Onde: vários endereços, em Wexford
Mais informações

Maio também é o mês de muita  música eletrônica

A primavera em Dublin é uma das estações mais bonitas do ano. Os parques ficam todos verdinhos e floridos. E se você for sortudo, conseguirá experimentar temperaturas em torno dos 20 graus.

Mas as boas notícias não param por aí. Com as flores chegam também baladinhas específicas para o calendário festivo do ano em Dublin. E já vou adiantando: vem vibez de qualidade por aí!

The Midnight Disco: Goodbye For Now

Maio vai bombar com festas com música eletrônica. Programe-se! © Arne9001 | Dreamstime.com

O selo “The Midnight Disco”, que costumava realizar suas festas no underground “Yamamori Tengu”, ainda não se sabe se será uma despedida breve ou para sempre, mas fica aqui o convite para você que está buscando uma balada com um som tech house de qualidade, comandado pelos djs residentes do selo. Confira mais detalhes aqui.

Beatyard Launch Party

O Beatyard é um festival que acontece em Dun Laoghaire, na frente do mar, e é uma ótima opção se você faz o tipo programa diurno, família e filhos :).  Mas o festival mesmo só acontece em agosto.

Para participar gratuitamente, basta preencher o RSVP na página do evento. Assim você garante um pint grátis! O som fica por conta do grupo de hip-hop Oldskool e dos djs da Bodytonic.

John Talabot (All Night Long) at Wigwam

Promovida pelo pessoal da Hidden Agenda, uma das maiores labels de Dublin, a festa “All Night Long” traz, o dj e produtor espanhol John Talabot para o basement do Wigwam, numa noite bem dark e intimista.

John tocou aqui em Dublin no ano passado, na saudosa District 8, e seu show foi sold out.

Quer saber mais sobre ele? Aperta o play!

Bukkake May 5TH. Special Guest DJ Mr. A (Rebels, Helsinki)

Parada obrigatória para o público gay, a Bukkake,  já se consolidou como uma das festas eletrônicas de maior relevância para o público LGBT+. E se você ainda não conhece, está na hora de curtir a sua primeira edição.

Dessa vez, eles prometem trazer o dj e produtor finlandês Mr. A, que é conhecido na cena europeia por um set que mistura muito bem músicas antigas com o que bomba nas pistas atualmente, sempre com muito disco e house!

Jckpot w/Róg Records x Vibez Emotion x BUFU x Function Entertainment

Vem por aí uma festa que promete ser o exxxtouro! O lançamento da label “Jckpot” acontecerá no Grand Social. Os djs brasileiros Rocco e Dellutch tocarão ao lado dos irishs Twony’s Cosmic Disco em uma festa que, além de irada, será DE GRAÇA! Mas chegue cedo, pois a entrada é limitada e, certamente, vai lotar.

Index: Richy Ahmed & Ejeca

De volta à nossa caixa preta do tech house, o 39/40, o pessoal da Index traz pra nós Richy Ahmed, mestre britânico do deep e tech house, que já foi residente da Elrow em Ibiza e em vários outros clubes, e agora vem pra Dublin nos brindar com muito UK House.

Junto a ele, Ejeca, natural de Belfast, que é um grande conhecido nosso por aqui (já falamos sobre ele na festa de inauguração da Konspiracy). Aperte o play nesse video e confira esse set cremoso do Richy na Elrow London. De nada :) Programe-se, essa vibe chega por aqui.

Astech #03 Alex Stein (1st time in Ireland)

Quando um dj brasileiro vem tocar na Europa, nós temos mais é que enaltecer! Então, vamos falar de Alex Stein, dj e produtor paulista que tem seu background musical vindo da cena alemã e que assina músicas pela espanhola Suara — label muito respeitada que tem Coyu como head front, assim como “Zeit EP”, e a inspiradora track “Gojira” pela Oliver Huntemann’s e várias outras.

Se você esteve presente na noite em que Victor Ruiz se apresentou no 39/40, certamente não pode perder essa noite com Alex Stein.

Artwork at The Button Factory

Artwork aka Arthur Smith para os íntimos esteve envolvido no mundo da música toda a sua vida. De origem humilde, em clubes de Londres para headlining festivais com o grupo Magnetic Man e discotecagens na infame Berghain, Artwork fez tudo isso.

Se você já viu Artwork tocar antes, você deve ter percebido que nunca teremos certeza do que esperar, apenas de que sempre será um set incrível. Eu posso garantir que esse é um show para dançar muito.

Summer Sessions #1 Guest LouLou Players | Marc-V

A Function Entertainment juntamente à Vibez Emotion apresentam a temporada “Summer Sessions”, com festas mensais trazendo grandes nomes da cena que nós brasileiros amamos.

E para abrir essa temporada, vem aí Loulou Players, o belga mais brasileiro que você respeita, e junto a ele Mark V, fazendo seu retorno aos palcos irlandeses, após uma temporada no Brasil e Portugal. Te vejo lá!

WE <3 POP – Spice Girls After Party

Essa é um plus na nossa lista, porque eu não conseguiria deixar essa belezinha de fora. É pop que você quer, bebê? Então toma!

Dublin possui uma cena forte quando falamos de música eletrônica, mas e quem gosta de pop, faz o quê? Pensando nisso, a Vibez Emotion juntamente à Function Entertainment trazem a “We<3 Pop”, festa que promete trazer todos os hinos do pop pra você cantar junto!

Eventos imperdíveis na Irlanda em junho

Com a chegada do verão, está oficialmente aberta a temporada de festivais e eventos ao ar livre na Irlanda.  Um mês bem agitado por aqui. Entre os principais destaques, está o Pride Festival, que celebra o orgulho gay ao redor de todo o país.

O mês também conta com festivais de música, apresentação de artistas brasileiros e, como não poderia faltar, comemoração de Festa Junina!

Portanto, fique por dentro do que rola por aqui este mês com a nossa @genda Cultural.

Forbidden Fruit Festival

Festival Forbidden Fruit tem nova edição em 2019. Foto: Entertainment.ie

A temporada de festivais de música em Dublin abre com mais uma edição do Forbidden Fruit. Entre os destaques dessa edição do evento estão: Elbow, Fontaines D.C, Jon Hopkins etc.

Onde: Royal Hospital Kilmainham, Dublin 8
Ingressos: a partir de 69 euros
Mais informações

GradIreland Summer Fair

Feira de recrutamento tem oportunidades de trabalho para estudantes. Foto: GradIreland

Oportunidade perfeita para você explorar as suas possibilidades profissionais aqui na Ilha da Esmeralda. A feira contará com representantes de grandes empresas baseadas no país em busca de estagiários e profissionais recém-formados em diversas áreas de atuação.

Onde: RDS, Simmonscourt Road, Ballsbridge, Dublin 4
Grátis
Mais informações

Product Camp

Product Camp Dublin acontece em 6 de junho. Foto: Product Camp

Conferência colaborativa focada em gerenciamento de produto e marketing. O evento proporciona a oportunidade de aprender e explorar temas interessantes.

Onde: Technological University Dublin, Aungier Street, Dublin 2
Grátis
Mais informações

UCD Festival

UCD realiza festival para toda a família. Foto: UCD

Festival voltado para toda a família, com workshops, debates, performances e exposições. No total, o evento contará com mais de 100 atividades e, no último ano, contou com mais de 16 mil participantes.

Onde: UCD, Belfield, Dublin 4
Grátis
Mais informações

Dublin Kite Festival

O céu na praia de Clontarf vai ficar mais colorido. Reprodução: Event

O céu na praia de Clontarf vai ficar mais colorido. Reprodução: Event

Festival de pipas que vai colorir o céu na praia de Clontarf, no litoral de Dublin.

Onde: Clontarf
Grátis
Mais informações

Bloomsday Festival

bloomsday-011

Imagine usar mais de 900 páginas para contar uma história que se passa em apenas um dia. Agora imagine que essa história se torna uma dos maiores clássicos da literatura mundial. Imaginou? Esse é o caso de Ulysses, a obra do aclamado escritor irlandês James Joyce, que narra um dia na vida do irlandês Leopold Bloom.

É daí, também, que vem a origem do Bloomsday. Bloom, vindo do sobrenome do personagem principal da saga de James, que se passa no dia 16 de junho de 1904. Por isso, todos os anos, no dia 16 de junho, fãs do mundo todo homenageiam o autor.

Domínio Público

O trabalho de James Joyce caiu em domínio público. Reprodução: jamesjoyce.ie

O trabalho de James Joyce caiu em domínio público. Reprodução: jamesjoyce.ie

Desde 2012, os fãs da boa literatura tem um motivo especial para comemorar o Bloomsday. Naquele ano, o trabalho de James Joyce caiu em domínio público, ou seja, a família do autor não tem mais controle sobre os direitos autorais das obras – os direitos são respeitados até 70 anos após a morte do autor. Joyce morreu em 1941.

Com o domínio público, as obras do autor ficam mais baratas. Reprodução: jamesjoyce.ie

Com o domínio público, as obras do autor ficam mais baratas. Reprodução: jamesjoyce.ie

O domínio público de James Joyce é um marco para estudiosos do autor, que enfrentavam o protecionismo do neto e detentor dos direitos das obras, Stephen James Joyce. Stephen proibiu biografias, citações em trabalhos acadêmicos e até leituras públicas das obras do avô, sendo conhecido como um dos herdeiros que mais prejudicou a literatura.

Acesso facilitado à obra

Com o domínio público, as editoras não precisam mais pagar para reproduzir as obras do autor, o que barateia, e muito, o custo dos livros. Dá para comprar Ulysses pela bagatela de cinco euros ou até menos!

E ainda tem muito mais. Confira a programação completa aqui.

Bloom

Evento de jardinagem e comida, com programação para toda a família. Reprodução: Bloom

Evento de jardinagem e comida, com programação para toda a família. Reprodução: Bloom

Um dos principais eventos de jardinagem e comida de Dublin, com programação para toda a família.

Onde: Phoenix Park
Ingressos: 16 euros
Mais informações

Taste of Dublin

Taste of Dublin traz o melhor da culinária irlandesa ao público. Foto: Lovin

Durante quatro dias, o festival vai trazer ao público chefs renomados, aulas de culinária, palestras, degustação de vinhos e cerveja, além de muita comida.

Onde: Iveagh Gardens, Clonmel Street, Dublin 2
Ingressos: a partir de 17,50 euros
Mais informações

Festa Junina Wigwam

A tradicional festa junina do Wigwam acontece no mês de junho. Reprodução: Coisas de Diva

A tradicional festa junina do Wigwam acontece no mês de junho. Reprodução: Coisas de Diva

Mais uma edição da tradicional festa junina do Wigwam, que acontece no mês junho, repleta de comidinhas saborosas, como feijão-tropeiro, canjica, além de caipirinha e muito mais.

Onde: Tivoli Theatre, 135-138 Francis Street
Mais informações

Dublin Pride Festival

A parada gay é um evento que conta com a participação de mais de 7 mil pessoas. Reprodução: Dublin Pride

A parada gay é um evento que conta com a participação de mais de 7 mil pessoas. Reprodução: Dublin Pride

O Festival do Orgulho Gay acontece em Dublin, tendo como destaque a parada gay, que deve contar com a participação de mais de 7 mil pessoas.

Onde: vários endereços
Mais informações

Body and Soul Festival

Body and Soul será realizado em Westmeath. Foto: Irish Times

Festival de artes e música independente realizado no condado de Westmeath, a cerca de uma hora de Dublin. Entre os destaques da programação deste ano estão: The Blaze, Princess Nokia, Black Lips, entre outros.

Onde: Ballinlough Castle, Westmeath
Ingressos: 209 euros
Mais informações

Stoneybatter Festival

Charmoso bairro de Stoneybatter é sede de festival. Foto: The Journal

Festival realizado no coração de Dublin 7 e voltado para todos os públicos e idades. Entre as atrações estão: apresentações musicais, dança, workshops, além de muita comida.

Onde: Stoneybatter, Dublin 7
Grátis
Mais informações

Flavours of Fingal

Flavours of Fingal celebra comunidade local. Foto: Divulgação

Evento rural realizado em Newbridge trazendo ao público atividades divertidas e muita comida caseira. O evento contará com uma série de atividades para crianças, como pintura facial, escavações arqueológicas etc.

Onde: Newbridge House, Donabate, Co. Dublin

Dublin Port Riverfest

Este evento com diversas atrações, além de uma boa música e comida.Reprodução: Dublin

Este evento com diversas atrações, além de uma boa música e comida.Reprodução: Dublin

Evento com diversas atrações, como corrida de barcos, canoagem, passeios de caiaque, além de música e comidas.

Quando: 3 de junho
Onde: North Wall Quay
Grátis
Mais informações

Cinema ao ar livre – Back to the Future

Você já pode curtir uma cineminha ao ar livre. Reprodução: Films Concerts Live

Você já pode curtir uma cineminha ao ar livre. Reprodução: Films Concerts Live

Exibição ao ar livre do filme “De Volta Para o Futuro”.

Quando: 8 de junho
Onde: Fitzwilliam Square
Ingressos: 5 euros
Mais informações

Westport Folk and Bluegrass Festival

O festival esta com uma programação de eventos gratuitos. Reprodução: Mayo News

O festival esta com uma programação de eventos gratuitos. Reprodução: Mayo News

Três dias de shows e apresentações musicais ao ar livre, com uma programação cheia de eventos gratuitos.

Onde: Westport
Mais informações

Yoga in the Park

Aula de yoga ao ar livre nos jardins do Malahide Castle.Reprodução: Wikipedia

Aula de yoga ao ar livre nos jardins do Malahide Castle.Reprodução: Wikipedia

Terceira edição do evento, que oferece 75 minutos de aula de yoga ao ar livre nos jardins do Malahide Castle.

Onde: Malahide Castle
Ingressos: a partir de 21 euros
Mais informações

Skerries Midsummer Festival

A bela vila no litoral de Dublin vai celebrar o verão com muita música e atividades. Reprodução: Twitter

A bela vila no litoral de Dublin vai celebrar o verão com muita música e atividades. Reprodução: Twitter

A bela vila no litoral de Dublin vai celebrar o verão com muita música, atividades esportivas, entre outras atividades.

Onde: Skerries
Grátis
Mais informações

Cork Midsummer Festival

Evento em Cork conta com dança, teatro, música e muito mais. Reprodução: Twitter

Evento em Cork conta com dança, teatro, música e muito mais. Reprodução: Twitter

Evento com 10 dias de duração, reunindo dança, teatro, música e muito mais.

Onde: Cork
Programação completa disponível aqui

Read Dubliners by bike

Tour de bicicleta refazendo o percurso do personagem principal de Dublin James Joyce.Reprodução: Eventbride

Tour de bicicleta refazendo o percurso do personagem principal de Dublin James Joyce.Reprodução: Eventbride

Interessante tour para amantes de literatura que vai refazer o percurso do personagem principal de Dubliners, de James Joyce, de bicicleta.

Onde: Dublin 1
Ingressos: 13 a 15 euros
Mais informações

Music in the Museum

O Museu Nacional Irlandês apresenta o coral americano Benet Academy. reprodução: Discover Dublin

O Museu Nacional Irlandês apresenta o coral americano Benet Academy. reprodução: Discover Dublin

Apresentação gratuita do coral americano Benet Academy, no Museu Nacional Irlandês.

Onde: National Museum of Ireland, Kildare St.
Grátis
Mais informações

Sea Sessions

Bundoran e Donegal são cenários do Sea Sessions. Reprodução: OConnor Coaches

Bundoran e Donegal são cenários do Sea Sessions. Reprodução: OConnor Coaches

Mar, surf e muita música integram esse evento, que acontece todos os anos em Donegal. Entre as atrações, estão The Coronas e Primal Scream.

Onde: Bundoran, Donegal
Ingressos: a partir de 49,50
Mais informações

Irish Gin and Tonic Festival

Oportunidade para os fãs da bebida de provar drinks especiais. Reprodução: Ourfriends

Oportunidade para os fãs da bebida de provar drinks especiais. Reprodução: Ourfriends

Oportunidade para os fãs da bebida de provar drinks especiais preparados com as melhores marcas de gin da Irlanda.

Onde: vários endereços
Grátis
Mais informações

Temple Bar Night Market

Todas as quartas-feiras no Temple bar tem artesanato, bijuterias, roupas, e artes, além de comida. Reprodução: Temple Bar Night Market

Todas as quartas-feiras no Temple bar tem artesanato, bijuterias, roupas, e artes, além de comida. Reprodução: Temple Bar Night Market

Realizado no Temple Bar todas as quartas-feiras, o mercado reúne artesanato, bijuterias, roupas, e artes, além de comida.

Onde: Temple Bar
Grátis
Mais informações

eventos imperdíveis para você conferir na Irlanda em julho

O mês de julho chega repleto de festivais e eventos ao ar livre para todos os púbicos e idades na Irlanda. Portanto, confira, agora mesmo, 15 eventos imperdíveis para você curtir na Irlanda durante este mês na nossa @genda Cultural.

Summer Lunchtime Series

Foto: NCH

Summer Lunchtime Series acontece no National Concert Hall. Foto: NCH

Todas as terças-feiras do mês, o National Concert Hall realiza concertos a preços acessíveis no horário de almoço com a participação da RTE National Orquestra.

Onde: The National Concert Hall, Dublin
Ingressos: 12 euros
Mais informações

Wood Quay Summer Sessions

Foto: Hangouts

Summer Sessions serão realizadas na Wood Quay, em Dublin. Foto: Hangouts

Músicos irlandeses se apresentam gratuitamente para o público durante o mês de julho, trazendo ao palco ritmos tradicionais irlandeses, jazz, música clássica, entre outros.

Onde: Dublin City Council Civic Offices, Wood Quay
Grátis
Mais informações

Dicas de Trabalho no Exterior

Foto: E-Dublin

E-Dublin grava novo quadro dando dicas profissionais na Irlanda. Foto: E-Dublin

Gravação do novo programa do E-Dublin, que faz um painel com profissionais de diversas áreas, dando ao público a oportunidade de participar e fazer perguntas ao vivo.

Onde: Bank of Ireland, Grand Canal
Grátis (necessário reservar ingressos com antecedência – vagas limitadas)
Mais informações

Italian Fusion Festival

Foto: The Grand Social

Festival traz comida italiana para Dublin. Foto: The Grand Social

Evento que reúne muita música, dança, artes e, claro, comida italiana.

Onde: The Grand Social, 35 Lower Liffey Street, Dublin 1
Ingressos: a partir de 5 euros
Mais informações

Laya Healthcare’s City Spectacular

Foto: Dublin

Laya Healthcare tem mais uma edição em Dublin. Foto: Divulgação

13ª edição do festival, que traz uma série de atrações para Dublin. Entre os destaques deste ano estão performances de rua, workshops interativos, tendas de comida e muito mais.

Onde: Merrion Square
Grátis
Mais informações

Longitude Festival

Foto: Her

Longitude acontece de 13 a 15 de julho. Foto: Her

Mais uma edição do festival que acontece anualmente no Marlay Park, em Dubin. Este ano, o evento conta com a participação de Travis, Tyler the Creator, J Cole e muito mais.

Onde: Marlay Park, Dublin
Ingressos: a partir de 70 euros
Mais informações

Reframing the Border

Foto: Visit Dublin

Exposição aborda polêmico tema da fronteira entre a Irlanda e Irlanda do Norte. Foto: Visit Dublin

Exibição focada na fronteira entre a Irlanda e Irlanda do Norte, tema em destaque no país após a aprovação do Brexit em referendo.

Onde: Meeting House Square, Temple Bar
Grátis
Mais informações

Galway Fringe Festival

Foto: Galway Advertisement

Galway tem a sua edição do Fringe Festival. Foto: Galway Advertisement

Evento que reúne artistas nacionais e internacionais nas mais diversas áreas, como música, performance, teatro, literatura e muito mais.

Onde: vários endereços em Galway
Mais informações

Wicked

Foto: Board Gais Theatre

Musical conta a história de O Mágico de Oz. Foto: Board Gáis Theatre

Com uma trilha sonora impressionante, esse musical chega a Dublin para contar a história de O Mágico de Oz a partir da perspectiva da Bruxa do Oeste.

Onde: Board Gáis Theatre, Grand Canal Dock
Ingressos: a partir de 25 euros
Mais informações

The Festival of Curiosity

Foto: Dublin

Festival of Curiosity tem eventos para todos os públicos. Foto: Divulgação

Evento que une artes, ciência, design e tecnologia em atividades interativas voltadas para o público adulto e infantil.

Onde: vários endereços
Mais informações

E-Dublin Pro

Foto: E-Dublin

E-Dublin Pro foca no mercado de trabalho irlandês. Foto: E-Dublin

Conferência de capacitação em que os participantes terão oportunidades únicas de ter uma abordagem prática de colocação de trabalho na Irlanda por meio de seminários com perguntas e respostas ao vivo, workshops e sessões individuais com os participantes.

Onde: The Sugar Club, 8 Lower Leeson St. Dublin 2
Ingressos: 39 euros
Mais informações

Wings Food Festival Bray

Foto: Wings Food Festival

Wings Festival vai agitar Bray em julho. Foto: Wings Food Festival

Festival dedicado especialmente a um dos petiscos favoritos dos irlandeses: asinha de frango!

Onde: Bray Seafront
Grátis
Mais informações

Malahide Has It Festival!

Foto: The Sun

Malahide tem festival com eventos para toda a família. Foto: The Sun

Evento voltado para toda a família com parque de diversões instalado na praia, narração de histórias para crianças, caminhadas, tendas de comida e muito mais.

Onde: Malahide
Grátis
Mais informações

Bray Air Display

Foto: The Journal

Bray Air Display promete entreter o público com acrobacias aéreas. Foto: The Journal

Show de aeronaves que realizarão performances acrobáticas no céu de Bray. O evento também contará com música ao vivo, tendas de comida e atrações infantis.

Onde: Bray
Grátis
Mais informações

Bit Gaming Conference

Foto: You Tube

Conferência é evento imperdível para fãs de vídeo game. Foto: You Tube

Evento imperdível para fãs de vídeo game, com a presença de exibidores com jogos raros, competição de cosplays, atrações infantis e muito mais.

Onde: Griffith College Dublin, South Circular Road, Dublin 8
Ingressos: a partir de 5 euros
Mais informações

The Summer Series

Festival que acontece nos jardins da Trinity College, com apresentação de grandes nomes da música. Foto: TCD

Festival que acontece nos jardins da Trinity College, com apresentação de grandes nomes da música. Foto: TCD

Festival que acontece nos jardins da Trinity College, com apresentação de grandes nomes da música, como Pixies, Alt J e Two Door Cinema Club.

Onde: Trinity College, Dublin 2
Ingressos: 44 euros
Mais informações

Laya Healthcare City Spetacular

Evento voltado para toda a família. Foto: Sasko Lazarv/Photocall Ireland

Evento voltado para toda a família. Foto: Sasko Lazarv/Photocall Ireland

Evento voltado para toda a família, com performances, exibições e workshops.

Onde: Merrion Square, Dublin 2
Grátis
Mais informações

Folkfest Killarney

O evento traz o melhor da música folk irlandesa e internacional. Foto: West Cork Times

O evento traz o melhor da música folk irlandesa e internacional. Foto: West Cork Times

Mais uma edição desse tradicional evento que traz o melhor da música folk irlandesa e internacional.

Onde: Killarney
Mais informações

Bulmers Live at Leopardstown

Evento acontece ao ar livre com muitas atrações. James Crombie

Evento acontece ao ar livre com muitas atrações. James Crombie

Evento ao ar livre que reúne música, corrida de cavalos, além de tendas de comidas.

Onde: Leopardstown
Ingressos: 15 euros
Mais informações

IMMA Summer Party

A festa no Irish Museum of Modern Art tem muita música e performances. Foto: Entertainment.ie

A festa no Irish Museum of Modern Art tem muita música e performances. Foto: Entertainment.ie

Festa anual que acontece no museu, com muita música e performances.

Onde: Irish Museum of Modern Art
Ingressos: 18 euros
Mais informações

Liberties Festival

Festival traz ao público atrações teatrais, música e comidas típicas. Foto: Fountain Resource Group

Festival traz ao público atrações teatrais, música e comidas típicas. Foto: Fountain Resource Group

Festival que acontece no icônico bairro de Liberties, trazendo ao público atrações teatrais, música, comidas típicas entre outras atrações.

Onde: vários endereços

A Night at The Opera

Apresentação de ópera ao ar livre no pátio da igreja St. Audoen’s.Foto: Eventbride

Apresentação de ópera ao ar livre no pátio da igreja St. Audoen’s.Foto: Eventbride

Apresentação de ópera ao ar livre no pátio da igreja St. Audoen’s.

Onde: St Audeon’s R.C Church, High Street
Ingressos: 11,23 euros
Mais informações

Kate Nash

Apresentação da cantora britânica. Foto: The Independent

Apresentação da cantora britânica. Foto: The Independent

Apresentação da cantora britânica em comemoração aos 10 anos de lançamento do seu primeiro disco, Made of Bricks.

Onde: The Academy, 57 Middle Abbey Street
Ingressos: 20 euros
Mais informações

Bar Monkey Festival

Festival ao ar livre que reúne varias atividades. .Foto: Eventbride

Festival ao ar livre que reúne varias atividades. .Foto: Eventbride

Festival ao ar livre que reúne atividades como parkour, jiu-jitsu e capoeira.

Onde: Loughlinstown Leisure Centre, Loughlinstown Drive, Dun Laoghaire
Ingressos: a partir de 10 euros
Mais informações

Dublin Piano Festival

Festival de piano traz diversos pianistas da música clássica. Reprodução: You Tube

Festival de piano traz diversos pianistas da música clássica. Reprodução: You Tube

Pianistas vão apresentar alguns dos principais compositores da música clássica.

Onde: Charlemont House, Parnell Square North
Ingressos: 10 euros
Mais informações

Filme “Sweet Bean”

Exibição gratuita do filme japonês. Reprodução: The New York Times

Exibição gratuita do filme japonês. Reprodução: The New York Times

Exibição gratuita do filme japonês “Sweet Bean”, na Chester Beatty Library.

Onde: Chester Beatty Library, Dublin Castle
Grátis
Mais informações

Musical “Once”

Adaptação para os palcos do famoso filme irlandês Once. Reprodução: Entertainment.ie

Adaptação para os palcos do famoso filme irlandês Once. Reprodução: Entertainment.ie

Adaptação para os palcos do famoso filme irlandês Once.

Onde: Olimpia Theatre, Dublin 2
Ingressos: a partir de 25 euros
Mais informações

Finglas Festival

Evento repleto de atividades culturais no bairro de Finglas,. Reprodução: Dublin People

Evento repleto de atividades culturais no bairro de Finglas,. Reprodução: Dublin People

Evento repleto de atividades culturais no bairro de Finglas, ao norte de Dublin.

Onde: Finglas

Grátis

Free Comedy Night

Apresentação de stand up comedy. Reprodução: Dine in Dublin

Apresentação de stand up comedy. Reprodução: Dine in Dublin

Apresentação de stand up comedy num dos cafés mais legais de Dublin.

Onde: Accent’s Lounge

Grátis

Dublin City Block Party

Dois dias de muita música ao vivo na região central de Dublin. Reprodução: Dublin Buzz

Dois dias de muita música ao vivo na região central de Dublin. Reprodução: Dublin Buzz

Dois dias de muita música ao vivo na região central de Dublin.

Onde: Tivoli, Francis Street, 135

Ingressos: 34,50 euros

Trump vs Bernie

Stand up em referência aos dois candidatos à presidência americana. Reprodução: In your pocket

Stand up em referência aos dois candidatos à presidência americana. Reprodução: In your pocket

Stand up em referência aos dois candidatos à presidência americana.

Onde: The Sugar Club

Ingressos: 25 euros

Ennis Street Festival

Festival de rua na cidade de Ennis. Reprodução: You Tube

Festival de rua na cidade de Ennis. Reprodução: You Tube

Festival de rua na cidade de Ennis, com apresentações de teatro, artes visuais, comédia, entre outras atividades.

Onde: Ennis, Co. Clare

Grátis

The Stone Roses

A clássica banda britânica promete agitar o Marlay Park. Reprodução: Digital Spy

A clássica banda britânica promete agitar o Marlay Park. Reprodução: Digital Spy

A clássica banda britânica promete agitar o Marlay Park.

Onde: Marlay Park

Ingressos: 74,50 euros

O Rei Lear

Apresentação do clássico texto de Shakespeare. Reprodução: Irish Theatre

Apresentação do clássico texto de Shakespeare. Reprodução: Irish Theatre

Apresentação do clássico texto de Shakespeare.

Onde: Smokey Alley

Ingressos: 8 a 12 euros

Beyoncé

A diva da música pop Beyoncé estará em Dublin. Foto: Beyoncé.com

A diva da música pop Beyoncé estará em Dublin. Foto: Beyoncé.com

A diva da música pop traz “Formation Tour” para Dublin.

Onde: Croke Park

Ingressos: 49,50 euros (ingressos limitados)

Persian Miniature Garden

Workshop infantil, no qual será criado um pequeno tapete persa. Reprodução: Kids Britannica

Workshop infantil, no qual será criado um pequeno tapete persa. Reprodução: Kids Britannica

Workshop infantil, no qual será criado um pequeno tapete persa com galhos, pedras e folhas.

Onde: Dublin Castle

Grátis

Arabic Calligraphy Workshop

O calígrafo Mustafa Ja’far vai ensinar a arte da caligrafia árabe. Reprodução: Alcfezbook

O calígrafo Mustafa Ja’far vai ensinar a arte da caligrafia árabe. Reprodução: Alcfezbook

O calígrafo Mustafa Ja’far vai ensinar aos participantes a arte da caligrafia árabe.

Onde: Chester Beatty Library, Dublin 2

Ingressos: 35 euros

Opera In The Open

Opera In The Open acontece anualmente nos jardins da St. Audoen’s Church. Reprodução: Wikimedia

Opera In The Open acontece anualmente nos jardins da St. Audoen’s Church. Reprodução: Wikimedia

Septuagésima edição do evento que acontece anualmente nos jardins da St. Audoen’s Church.

Onde: St. Audoen’s Church, High Street, Dublin 8

Ingressos: 6,18 euros (ingressos limitados)

Dublin Horse Show

O evento reúne música ao vivo e entretenimento. Reprodução: Half Penny Bridge

O evento reúne música ao vivo e entretenimento. Reprodução: Half Penny Bridge

143ª edição do evento que reúne música ao vivo, entretenimento, restaurantes e bares.

Onde: RDS, Dublin

Ingressos: 16 euros

Run the Liberties

Corrida de 6 km no centro de Dublin. Reprodução: Jason Clarke Photography

Corrida de 6 km no centro de Dublin. Reprodução: Jason Clarke Photography

Corrida de 6km que acontece no coração de Dublin, no bairro The Liberties.

Onde: IMMA / Royal Hospital Kilmainham

Ingressos: 30 euros

Gaze International LGBT Film Festival

Festival de cinema com temática LGBT. Reprodução: Gaze

Festival de cinema com temática LGBT. Reprodução: Gaze

Festival de cinema com temática LGBT.

Onde: Light House Cinema, Smithfield, Dublin 7

Ingressos: a partir de 8 euros

GAA Football

Temporada final do Campeonato de esportes gaélico. Reprodução: Croke Park

Temporada final do Campeonato de esportes gaélico. Reprodução: Croke Park

Temporada final do Campeonato de esportes gaélico no Croke Park.

Onde: Croke Park

Ingressos: a partir de 25 euros

The Beatyard

Festival na baía de Dún Laoghaire, vai reunir muita música. Reprodução: Alexandre Persehais

Festival na baía de Dún Laoghaire, vai reunir muita música. Reprodução: Alexandre Persehais

Festival de dois dias na baía de Dún Laoghaire, que vai reunir música ao vivo, comida e bebida de qualidade.

Onde: Dun Laoghaire Harbour

Ingressos: a partir de 49 euros

Riverdance

Celebração de aniversário do espetáculo de dança irlandesa. Reprodução: Fanpop

Celebração de aniversário do espetáculo de dança irlandesa. Reprodução: Fanpop

Celebração do 21º aniversário do espetáculo de dança irlandesa.

Onde: Gaiety Theatre, South King Street, Dublin 2

Ingressos: 20 a 71 euros

Eventos imperdíveis na Irlanda em agosto

O mês de agosto chega repleto de eventos e festivais ao ar livre para se curtir os dias ensolarados na Irlanda. Confira o que vem por aí com a nossa @genda Cultural e programe-se!

Gaze Festival

Foto: Film Ireland

Agosto é mês de eventos imperdíveis na Irlanda. Foto: Film Ireland

Festival de cinema LGBT que traz para a telona uma série de filmes focados na temática gay. O evento conta também com a participação de produtores e diretores que realizarão debates após as exibições.

Onde: Lighthouse Cinema, Dublin 7

The Beatyard

Foto: Irish Mirror

Eventos imperdíveis acontecem em agosto na Irlanda. Foto: Irish Mirror

Mais uma edição desse descolado festival é realizada em Dun Laoghaire. Entre as atrações estão: The Wailers, The Jacksons, Orbital, entre outros.

Onde: Dun Laoghaire Harbour
Ingressos: a partir de 50 euros

The Goonies

Foto: Joe

Clássico dos anos 80 nos eventos da Irlanda em agosto. Foto: Joe

Exibição do filme Goonies no cinema Drive-in.

Onde: Leopardstown Racecourse, Dublin 18
Ingressos: 29 euros por carro
Mais informações

Dublin Horse Show

Foto: Dublin Horse Show

Eventos da Irlanda em agosto. Foto: Dublin Horse Show

14ª edição desse tradicional evento irlandês que atrai milhares de visitantes todos os anos. Boa opção para se inteirar com a cultura irlandesa.

Onde: RDS, Ballsbridge
Ingressos: a partir de 20 euros
Mais informações

Big Grill Festival

Foto: Irish Times

Gastronomia nos eventos de agosto na Irlanda. Foto: Irish Times

Evento para fãs de churrasco e cerveja, que reúne alguns dos principais churrasqueiros irlandeses e internacionais.

Onde: Herbert Park
Ingressos: a partir de 18 euros
Mais informações

Dublin International Tattoo Convention

Foto: Dublin Tattoo Convention

Tatuagem e criatividade nos eventos irlandeses de agosto. Foto: Dublin Tattoo Convention

Convenção de tatuagem que reúne grandes tatuadores nacionais e internacionais.

Onde: Dublin Convention Centre, Dublin 1
Ingressos: a partir de 15 euros
Mais informações

Heritage Week

Foto: Heritage Week

Cultura se destaca nos eventos irlandeses de agosto. Foto: Heritage Week

Semana de comemoração da cultura irlandesa com a abertura ao público de diversos monumentos históricos com entrada gratuita.

Onde: vários endereços
Grátis
Mais informações

Outdoor Movies at King John’s Castle

Foto: Irish Times

Eventos para toda a família em agosto, na Irlanda. Foto: Irish Times

O clássico filme Stand By Me vai ser exibido ao ar livre, nos jardins do castelo King’s John Castle em evento aberto a toda a família.

Onde: King’s John Castle, Limerick

Brazil meets Bray

Brasileiros nos eventos na Irlanda em agosto. Imagem Tres Cultural Centre

Brasileiros nos eventos na Irlanda em agosto. Imagem Tres Brazilian Cultural Centre

Evento que traz um pouco da cultura brasileira para Bray. Entre as atividades estão apresentações de música brasileira e irlandesa, projeção de fotografias, etc. Também será realizado um concurso cultural, para participar, basta fazer um vídeo criativo de no máximo 3 minutos com o tema Love Bray e se inscrever na competição. O vídeo vencedor será anunciado no evento Brazil Meets Bray.

Onde: Tres Brazilian Cultural Centre, Bray
Mais informações

The Great Gatsby

Peça baseada no livro de F. Scott Fitzgerald. Reprodução: Dublin.ie

Peça baseada no livro de F. Scott Fitzgerald. Reprodução: Dublin.ie

Peça baseada no livro de F. Scott Fitzgerald em cartaz em Dublin.

Onde: Gate Theatre, Dublin 1
Ingressos: a partir de 28 euros
Mais informações

Women’s Rugby World Cup

Dublin é cidade sede do campeonato mundial de rugby. Reprodução: World Rugby

Dublin é cidade sede do campeonato mundial de rugby. Reprodução: World Rugby

Campeonato mundial de rugby tem Dublin como cidade sede este ano.

Onde: UCD Dublin
Ingressos: a partir de 10 euros
Mais informações

Bulmers Live at Leopardstown

Evento com música ao vivo reunindo bandas como Ham Sandwich, entre outras. Reprodução: Leopardstown

Evento com música ao vivo reunindo bandas como Ham Sandwich, entre outras. Reprodução: Leopardstown

Evento com música ao vivo reunindo bandas como Ham Sandwich, entre outras.

Onde: Leopardstown
Ingressos: 15 euros
Mais informações

Clonmel Busking Festival

Festival que reúne grandes músicos de rua em Tipperary. Reprodução: Flickr

Festival que reúne grandes músicos de rua em Tipperary. Reprodução: Flickr

Festival que reúne grandes músicos de rua em Tipperary.

Onde: Tipperary
Grátis
Mais informações

Fingal Film and Arts Festival

Festival conta com uma programação repleta de workshops de animação. Reprodução: The Journal

Festival conta com uma programação repleta de workshops de animação. Reprodução: The Journal

11ª edição do festival que conta com uma programação repleta de workshops de animação, cinema, entre outras atrações.

Onde: Swords Castle
Ingressos: a partir de 17 euros
Mais informações

Dublin Comic Con

Para os fãs de quadrinhos não pode perder este festival. Reprodução: Dublin Convention Bureau

Para os fãs de quadrinhos não pode perder este festival. Reprodução: Dublin Convention Bureau

Evento imperdível para fãs de quadrinhos, jogos, games e cinema.

Onde: Convention Centre Dublin
Ingressos: a partir de 10 euros
Mais informações

West Cork Ukulele Orchestra

A renomada orquestra é reconhecida por tocar sucessos da música pop de uma maneira única. Reprodução: Cork Opera House

A renomada orquestra é reconhecida por tocar sucessos da música pop de uma maneira única. Reprodução: Cork Opera House

A renomada orquestra é reconhecida por tocar sucessos da música pop de uma maneira única.

Onde: The Grand Social, 35 Lower Liffey St.
Ingressos: 10 euros
Mais informações

Dún Laoghaire Harbour Race

A segunda corrida mais antiga da Irlanda acontece em Dun Laoghaire. Reprodução: Irish Central

A segunda corrida mais antiga da Irlanda acontece em Dun Laoghaire. Reprodução: Irish Central

87ª edição da segunda corrida mais antiga da Irlanda.

Onde: Dun Laoghaire
Grátis para espectadores
Mais informações

Dublin Quays Festival

Festival traz muitas atrações. Reprodução: Twitter

Festival traz muitas atrações. Reprodução: Twitter

Festival que reúne música ao vivo, palestras, performances, entre outras atrações.

Onde: Vários endereços
Grátis
Mais informações

National Heritage Week

Evento abre ao público alguns dos mais importantes prédios históricos do país. Foto: Gary O' Neill

Evento abre ao público alguns dos mais importantes prédios históricos do país. Foto: Gary O’ Neill

Evento que abre ao público alguns dos mais importantes prédios históricos do país, com tours, palestras, shows e performances.

Onde: vários endereços
Mais informações

Yoga at City Hall

Aula de yoga gratuita em um dos prédios mais clássicos de Dublin. Reprodução: Herritage Week

Aula de yoga gratuita em um dos prédios mais clássicos de Dublin. Reprodução: Herritage Week

Aula de yoga gratuita em um dos prédios mais clássicos de Dublin.

Onde: City Hall
Grátis
Mais informações

Explore Dublin’s Phoenix Park

Curso voltado para quem quer conhecer mais da história e curiosidades sobre o Phoenix Park. Reprodução: Live Ireland

Curso voltado para quem quer conhecer mais da história e curiosidades sobre o Phoenix Park. Reprodução: Live Ireland

Curso voltado para quem quer conhecer mais da história e curiosidades sobre o Phoenix Park.

Onde: Phoenix Park
Ingressos: 5 euros
Mais informações

Wildlife at Croke Park

Workshop voltado para toda a família. Reprodução: RTE

Workshop voltado para toda a família. Reprodução: RTE

Workshop voltado para toda a família, com o intuito de desvendar a vida selvagem presente no estádio.

Onde: Croke Park
Grátis
Mais informações

Lost Breweries of Dublin Tour

Este tour é para conhecer as cervejarias desativadas de Dublin. Reprodução: Mens Health

Este tour é para conhecer as cervejarias desativadas de Dublin. Reprodução: Mens Health

Tour que vai apresentar as cervejarias desativadas que costumavam ser frequentadas pelos irlandeses em Dublin.

Onde: Heuston St. Luas Stop
Grátis
Mais informações

16 eventos para você curtir em setembro na Irlanda

O verão irlandês está chegando ao fim, mas mesmo assim, o mês de setembro chega com diversos eventos incríveis que valem a pena conferir. Veja o que vem por aí na nossa Agenda Cultural:

Brazillian Independence Day at Wigwam

Wigwam vai sediar E-Dublincontro especial de Independência do Brasil. Imagem: Wigwam

Wigwam vai sediar E-Dublincontro especial de Independência do Brasil. Imagem: Wigwam

Que tal celebrar o feriado de Independência do Brasil no E-Dublincontro de Independência no Wigwam? O evento terá muita comida brasileira e o melhor feijão tropeiro de Dublin, assim você mata aquela saudade de casa. Vai perder?

Quando: sexta-feira, 7 de setembro, a partir das 12h

Onde: Wigwam, Middle Abbey Street, Dublin 1

Ingressos: a partir de 5 euros

Mais informações

Lucan Festival

Foto: Facebook

Festival de Lucan celebra a 10ª edição. Foto: Facebook

10ª edição do festival anual realizado no bairro de Lucan, em Dublin. Entre as atrações deste ano estão show de fogos de artifício, atividades para toda a família, além de performances musicais.

Quando: sexta-feira, 7 de setembro

Onde: Lucan Village

Grátis

Mais informações

 Taste of West Cork

Foto: The Irish Times

Taste of Cork tem mais uma edição em setembro. Foto: The Irish Times

Festival anual que traz o melhor da culinária típica irlandesa para o oeste de Cork.

Quando: de 7 a 16 de setembro

Onde: West Cork

Mais informações

Dublin Fringe Festival

Foto: Entertainment.ie

Festival de artes tem sua 24ª edição em Dublin. Foto: Entertainment.ie

24ª edição do festival que reúne teatro, música, performances, comédia, dança e muito mais com uma programação rica.

Quando: de 8 a 23 de setembro

Onde: vários endereços

Mais informações

Beasts from Brazil

National Gallery traz exposição inspirada no Brasil. Foto: Totally Dublin

National Gallery traz exposição inspirada no Brasil. Foto: Totally Dublin

Exposição do artista Frans Post na National Gallery que traz ao público a visão do artista em viagens ao Brasil no ano de 1636.

Quando: a partir de 8 de setembro

Onde: National Gallery of Ireland, Merrion Square West

Grátis

Mais informações

Foil, Arms and Hog – Craicling

Foto: Foil Arms and Hog

Trio de comediantes traz novo show a Dublin. Foto: Foil Arms and Hog

Trio de comediantes irlandês traz o seu novo show para a capital irlandesa.

Quando: de 16 a 23 de setembro

Onde: Belvedere College, 6 Great Denmark Street

Ingressos: a partir de 20 euros

Mais informações

Let it be

Foto: Gaiety

Espetáculo aborda meteórica carreira dos Beatles. Foto: Gaiety

Espetáculo que aborda a meteórica carreira dos Beatles é recheado com 40 grandes sucessos da banda, como Twist and Shout, She Loves You, Hey Jude, entre outros.

Quando: de 17 a 22 de setembro

Onde: Gaiety Theatre, South King Street

Ingressos: a partir de 21 euros

Mais informações

Dublin Vegfest

Imagem: Totally Dublin

Vegfest traz ao público delícias veganas. Imagem: Totally Dublin

Festival dedicado exclusivamente à comida vegana tem a sua segunda edição em Dublin. Entre as delícias, o destaque fica para falafels, pizzas, hambúrgueres, chocolates e muito mais, tudo sem derivados de animais!

Quando: sábado e domingo, 22 e 23 de setembro

Onde: Griffith College, South Circular Road

Ingressos: a partir de 10 euros

Mais informações

Arctic Monkeys

Foto: MME

Arctic Monkeys se apresenta em Dublin. Foto: MME

A banda de rock retorna a Dublin para apresentar ao público os principais hits da sua carreira e também músicas do seu último álbum.

Quando: segunda e terça-feira, 24 e 25 de setembro

Onde: 3Arena

Ingressos: a partir de 65 euros

Mais informações

Women in Viking and Medieval Ireland Tour

Foto: Museum

Mostra debate o papel da mulher na era medieval. Foto: National Museum of Ireland

Tour especial pelo Museu Nacional de arqueologia que destaca a vida das mulheres na Irlanda após o período medieval.

Quando: sexta-feira, 28 de setembro, às 13h

Onde: National Museum of Ireland, Kildare Street

Grátis

Mais informações

Culture Night

Reprodução: Totally Dublin

Reprodução: Totally Dublin

Mais uma edição do evento, que acontece nas principais cidades do país. Confira a programação aqui.

Quando: 16 de setembro

Onde: vários endereços

Grátis

Futebol Gaélico

Final do campeonato irlandês será realizada no Croke Park. Reprodução: Croke Park

Final do campeonato irlandês será realizada no Croke Park. Reprodução: Croke Park

A final do campeonato irlandês será realizada no Croke Park.

Quando: 18 de setembro

Onde: Croke Park

IFI Doc Fest

Reprodução: Anthony Sart

Reprodução: Anthony Sart

Festival de documentários em um dos cinemas mais bacanas de Dublin. Vale conferir a programação.

Quando: 22 a 25 de setembro

Onde: IFI, Temple Bar

Ingressos: 10,50 euros

Canalaphonic

Reprodução: Dublin Fun Guide

Reprodução: Dublin Fun Guide

Evento que vai reunir artes e música na região de Portobello e Rathmines. Cafés e restaurantes locais vão oferecer descontos ao público.

Quando: 23 e 24 de setembro

Onde: Várias localidades em Portobello e Rathmines

Grátis

Cork Folk Festival

Reprodução: Cork Folk Festival

Reprodução: Cork Folk Festival

Quatro dias de muita música e dança tradicional, reunindo renomados músicos irlandeses e internacionais.

Quando: 29 de setembro a 2 de outubro

Onde: vários endereços em Cork

Especial festivais: Oktoberfest Dublin

Que tal começar a semana imaginando se esbaldar em litros e litros de cerveja??? Se  você ainda não se deu conta é tempo de Oktoberfest, quem vai???

BswXHj

Você sabia que o primeiro Oktoberfest lá nos primórdios do século 18 não tinha nada a ver com a festa da cerveja alemã que conhecemos nos dias de hoje? Ela começou em comemoração ao casamento do príncipe Ludwig e de tão bem sucedida acabou se repetindo nos anos seguintes, sendo comemorada há mais de 200 anos! Que casamento importante deve ter sido, não? E pra comemorar a edição 2012 do evento, o E-Dublin tem uma perguntinha pra você:
Valendo muita diversão, onde você pode celebrar a Oktoberfest? Se a sua resposta não for Dublin sugerimos que você repense!

Mesmo a Ilha da Esmeralda não sendo a sede evento, nós garantimos fazer uma farra bem divertida por aqui! De 20 de setembro a 7 de outubro como acontece tradicionalmente, tem a Oktoberfest Dublin trazendo o gostinho da festa mais famosa da Alemanha!
O que vai rolar no festival?

Culinária e petiscos

De segunda à sexta de 12 às 15 é servido o “Almoço da Bavária” então reserve um espaço especial na barriga para o banquete.
Para os que pretendem fazer só um lanchinho no festival, estarão à venda especialidades de salsicha, linguiça, bacon, pães de gengibre, batata assada além de outras iguarias. Para os não tão familiarizados com a comida alemã, também tem batata frita e frango assado para beliscar.

Cerveja

Nos festivais anteriores foram servidas as cervejas Erdinger e Paulaner, tradicionais da Alemanha, portanto nem pense em pedir uma pint de Guinness ao barman!

Importante lembrar que ao comprar uma pint (600 ml) ou uma pitcher (1.5 litro) você terá de deixar o mesmo valor da bebida com o barman e em troca ele te entregará uma pulseirinha ou moedinha, então tome cuidado que essa é a garantia do seu dinheiro de volta.
Esse depósito serve para que os espertinhos de plantão não levem os copos e jarras de lembrança pra casa, mas caso queiram trazer algo da festa, saibam de antemão que isso não sairá por menos de 5 euros!

Diversão

O que é de uma festa sem brincadeiras não é mesmo? Para isso, a Oktoberfest 2012 tem competições comandadas pelo Dj com música tradicional para embalar os concurso de dança, melhor roupa alemã, competição dos maiores músculos e o que não poderia faltar, o concurso de quem bebe mais.

Se empolgou? Então agora vem o melhor de tudo, para entrar e curtir essa festa não precisa pagar nada. E agora que você já está por dentro do que acontece durante o festival, prepare a câmera e o brinde, em alemão claro, Prost!

15 eventos para você aproveitar na Irlanda em outubro

O outono já chegou com tudo aqui na Irlanda, deixando os dias mais curtos e um pouco mais gelados. Mesmo assim, nem pense que esse é um motivo para ficar dentro de casa, já que ao redor de todo o país uma série de festivais promete aquecer a estação com muita música e cultura.

Portanto, confira as nossas dicas e programe-se desde já!

Jobs Expo

Foto: Jobs Expo Dublin

Feira de empregos acontece em Dublin no mês de outubro. Foto: Jobs Expo Dublin

Mais uma edição da feira de recrutamento Jobs Expo será realizada na capital irlandesa. Além de recrutadores, o evento contará com palestras, clínica de currículos, entre outras atividades para quem quer garantir uma vaga no mercado de trabalho irlandês.

Quando: 13 de outubro, das 10 às 16h

Onde: Croke Park, Jone’s Road, Dublin 3

Grátis

Mais informações

Volunteer Recruitment Fair

Foto: Eventbrite

Feira para candidatos a trabalho voluntário na Irlanda. Foto: Eventbrite

Está interessado em fazer trabalho voluntário na Irlanda, mas não sabe por onde começar? Então não perca essa feira que vai recrutar voluntários para as mais diversas áreas na cidade de Dublin.

Quando: 16 de outubro

Onde: St Patrick’s Cathedral, Dublin 8

Grátis

Mais informações

Metropolis Festival

Foto: Metropolis

Festival Metropolis acontece novamente em Dublin. Foto: Her.ie

Quarta edição do festival de música que traz ao público bandas como The Villagers, Roisin Murphy, Mac Demarco, entre outros.

Quando: 27 e 28 de outubro

Onde: RDS (The Royal Dublin Society), Merrion Road, Ballsbridge, Dublin 4

Ingressos: a partir de 35 euros

Mais informações

Guinness Cork Jazz Festival

Foto: Irish Times

Festival traz muito jazz para Cork. Foto: Irish Times

Mais uma edição do festival acontece em Cork e traz para a cidade muita música boa, com grandes nomes do jazz mundial.

Quando: 25 a 29 de outubro

Onde: vários endereços em Cork

Mais informações

Bram Stoker Festival

Bram Stoker festival presta homenagem a autor irlandês. Foto: Bram Stoker Festival

Bram Stoker Festival presta homenagem ao autor irlandês. Foto: Bram Stoker Festival

A capital irlandesa conta com mais uma edição desse festival que anualmente presta uma homenagem ao autor de Drácula, considerado um dos maiores sucessos da literatura irlandesa.

Assim, entre os dias 27 e 30 de outubro, Dublin vai ser tomada por um clima gótico, dando início, também, às celebrações do Halloween. Este ano, o Bram Stoker Festival conta com uma série de eventos realizados em diversos pontos da cidade, com destaque para apresentações teatrais, performances e shows. Vale ressaltar que parte da programação é gratuita e está disponível online.

Wexford Festival Opera

Festival é mais um motivo para conhecer Wexford. Foto: Wexford Opera

Festival é mais um motivo para conhecer Wexford. Foto: Wexford Opera

Se você é fã de ópera ou quer de se inteirar um pouco mais sobre este desafiador gênero musical, esta é uma grande oportunidade! Além disso, este é mais um motivo para conhecer a bela cidade de Wexford.

Este ano, o evento acontece entre os dias 19 de outubro e 5 de novembro e vai contar com a apresentação de espetáculos mundialmente reconhecidos, como Medea, Rigoletto, La Scala di Seta, entre outras.

Spirits of Meath Halloween Festival

Meath é berço do Halloween. Foto: The Irish Times

Meath é berço do Halloween. Foto: The Irish Times

O condado de Meath é um dos berços do Halloween, portanto, nada melhor do que celebrar esse feriado irlandês com uma série de atividades assustadoras que serão realizadas por lá. Entre os destaques, estão passeios à caça de fantasmas, apresentações teatrais, além da oportunidade de escolher a sua própria abóbora para decoração.

Metropolis Festival

Metropolis Festival é realizado no final de semana pré-halloween em Dublin. Reprodução

Metropolis Festival é realizado no final de semana pré-halloween em Dublin. Reprodução

Realizado em ambiente fechado, o Metropolis é uma ótima opção para quem quer curtir um festival irlandês de música e escapar da chuva, bem comum por aqui nessa época do ano. Realizado na arena RDS, em Dublin, nos dias 28 e 29 de outubro, esta edição do festival traz nomes da música eletrônica como Richie Hawtin, Laurent Garnier, Krystal Klear, Bonzai, entre outros. Os ingressos custam a partir de 49 euros e a programação pode ser consultada aqui.

Roteiro de pubs assombrados em Dublin! Vai encarar?

Halloween é a uma das datas mais comemoradas da Irlanda. Muitos saem fantasiados e prontos para aproveitar a noite com sua pint na mão, certo? Mas por que não fazer isso de uma forma diferente e bem original? Vá beber nos pubs considerados os “mais mal assombrados” da cidade. Não sabe quais são? Nós te mostramos 5 deles para você se programar!

1. Brazen Head

Considerado um dos pubs mais antigos da Irlanda. Créditos: Site Oficial.

Considerado um dos pubs mais antigos da Irlanda. Créditos: Site Oficial.

Considerado um dos pubs mais antigos da Irlanda (desde 1198), era esperado que ele tivesse alguma história assustadora, não? Segundo relatos, no Brazen Head, localizado em D8, a assombração de Robert Emmet, que liderou uma rebelião fracassada contra o domínio britânico em 1803 e foi executado por alta traição contra o rei britânico, é comum ser vista bebendo sua pint e observando os clientes.

2. The Bull and Castle

Conhecido por sua comida fantástica para acompanhar as pints. Créditos: Site Oficial.

Conhecido por sua comida fantástica para acompanhar as pints. Créditos: Site Oficial.

Também localizado em D8, o The Bull and Castle é conhecido por sua comida fantástica para acompanhar as pints, mas também pela presença do fantasma do poeta James Clarence Mangan, que adorava frequentar o local.

3. Kavanagh’s pub

O bar é conhecido como coveiro, pois os trabalhadores do cemitério pedia bebidas em uma porta secreta. Créditos: Página oficial no Facebook.

O bar é conhecido como coveiro, pois os trabalhadores do cemitério pedia bebidas em uma porta secreta. Créditos: Página oficial no Facebook.

Localizado em D9, o Kavanagh’s Pub também é conhecido como Gravediggers (coveiro, em inglês), pois muitos coveiros que trabalhavam no Glasnevin Cemetery usavam um portal secreto para pedir bebidas durante o horário de trabalho. Hoje, os relatos contam que é possível ver alguns deles pedindo uma bebida e desaparecendo logo em seguida.

4. Brogan’s

Se prepare para entrar no Brogan’s, localizado em D2, ao lado do teatro Olympia, para beber sua pint de Guinness e se assustar com as entidades que gostam de chamar a atenção através de janelas e portas que abrem e fecham sozinhas – e até com a aparição de alguns fantasmas que gostam de acompanhar os clientes no happy hour.

5. Darkey Kelly’s Pub

O pub criado em nome de Darkey Kelly é famoso por relatos de fantasmas circulando entre os clientes. Créditos: Página oficial no Facebook.

O pub criado em nome de Darkey Kelly é famoso por relatos de fantasmas circulando entre os clientes. Créditos: Página oficial no Facebook.

Também localizado em D2, o pub criado em nome de Darkey Kelly é famoso por relatos de fantasmas circulando entre os clientes. Mas isso já é esperado, já que a homenageada foi queimada na fogueira por bruxaria e teve vários corpos descobertos no assoalho de seu bordel, tendo sido considerada como a primeira serial killer da Irlanda.

8 eventos para você curtir em Dublin em novembro

Nesse mês de novembro a Irlanda já começa a entrar no clima natalino com uma série de eventos voltados para a data começando a aparecer por aqui.

Entre os destaques do mês também está a segunda edição do E-Dublin PRO, uma conferência profissional que pode te ajudar a encontrar o emprego dos sonhos na Irlanda.

E-Dublin PRO II

E-Dublin PRO II acontece no dia 11 de novembro.

E-Dublin PRO II acontece no dia 11 de novembro.

O E-Dublin PRO é uma conferência de capacitação em que os participantes terão oportunidades únicas de ter uma abordagem prática de colocação de trabalho na Irlanda através de seminários com perguntas e respostas ao vivo, workshops e sessões individuais com os participantes.

Quando: 11 de novembro, das 8h às 17h

Onde: The Sugas Club, 8 Lower Leeson St., Dublin 2

Ingressos: a partir de 36,90

Mais informações

Wild Lights at Dublin Zoo

Foto: Dublin Zoo

Wild Lights at Dublin Zoo abre ao público em novembro. Foto: Dublin Zoo

De lulas gigantes a ursos polares, pinguins, colossais baleias-azuis e delicados cavalos-marinhos, o Zoológico de Dublin, mais uma vez, será transformado em um mundo de iluminação com lanternas feitas sob medida especialmente para o evento deste ano.

Quando: 1 de novembro a 6 de janeiro

Onde: Dublin Zoo, Phoenix Park, Dublin 7

Ingressos: a partir de 16 euros

Mais informações

Food Connects – Sharing Food and Talks

Foto: Oksana Kiian | Dreamstime

Evento sobre comida visa conectar pessoas. Foto: Oksana Kiian | Dreamstime

Evento que vai compartilhar histórias e alimentos, onde você também poderá explorar como podemos nos afastar da agricultura industrial para um futuro alimentar mais local, inclusivo e justo.

Quando: 2 de novembro

Onde: Third Space Café, Unit 14, Block C, Smithfield Plaza, Dublin 7

Grátis

Mais informações

Beatles Day

Evento celebra obra e carreira dos Beatles. Foto: The Irish Times

Evento celebra obra e carreira dos Beatles. Foto: The Irish Times

Celebração anual que comemora o único show do quarteto inglês na Irlanda, em novembro de 1963.

Quando: 3 de novembro, das 14h às 22h

Onde: The Workman’s Club, 10 Wellington Quay, Dublin 2

Ingressos: a partir de 8 euros

Mais informações

Dublin Games Festival

Foto: Aleksandr Chetvertnoi | Dreamstime

Dublin Games Festival tem primeira edição na capital irlandesa. Foto: Aleksandr Chetvertnoi | Dreamstime

Primeira edição desse festival que promete trazer jogos, exposições, workshops e oportunidades de negócios para fãs de vídeo games.

Quando: 24 de novembro, a partir das 9h

Onde: RDS, Merrion Road, Dublin 4

Ingressos: 15 euros

Festival of The Dead Comes to Dublin

Foto: Facebook

Festival of the Dead acontece em novembro. Foto: Facebook

Esse evento promete agitar Dublin com uma série de elementos carnavalescos, circenses e teatrais.

Quando: 23 de novembro, 22h

Onde: Dublin, local a ser definido

Mais informações

Dun Laoghaire Christmas Festival

Dun Laoghaire vai acender as luzes natalinas no sábado, dia 24. Foto: Dun Laoghaire Harbour

Dun Laoghaire vai acender as luzes natalinas no sábado, dia 24. Foto: Dun Laoghaire Harbour

Dun Laoghaire vai acender as luzes de Natal da cidade com a realização desse festival, que reúne uma série de atividades para toda a família. Com destaque para uma roda-gigante, semelhante à do filme Grease.

Quando: 24 de novembro, às 16h

Onde: Dun Laoghaire Harbour

Grátis

Mais informações

Swords Castle Christmas Market

Foto: Twitter

Swords Castle terá mercado natalino este ano. Foto: Twitter

Tradicional mercado de Natal realizado nos jardins do castelo com uma variedade de atrações e comidas saborosas.

Quando: 30 de novembro e 1º de dezembro

Onde: Swords Castle, Main Street, Swords, Dublin 9

Grátis

Mais informações

Seis eventos gastronômicos para comer bem na Irlanda

O post de hoje é direcionado aos amantes de comida. Portanto, se você é daqueles que não perde uma boa refeição, que tal se inteirar um pouco mais sobre a culinária e cultura irlandesa conferindo alguns festivais gastronômicos pelo país?

Além da chance de conhecer cidades que ainda não fizeram parte do seu roteiro de viagem pela Irlanda, com essa experiência você pode se surpreender com a riqueza de sabores de alguns pratos tipicamente irlandeses.

1. A Taste of West Cork

Um dos principais e mais famosos festivais gastronômicos irlandeses acontece em setembro. Reprodução: Cestic Crss Hotel

Um dos principais e mais famosos festivais gastronômicos irlandeses acontece em setembro. Reprodução: Cestic Crss Hotel

Esse é um dos principais e mais famosos festivais gastronômicos irlandeses. Com duração de dez dias, o Taste of West Cork tem uma programação intensa, composta por workshops, caminhadas por locais históricos, visitas a fazendas e produtores locais, noite temática em restaurantes, teatro, recitais de música e muito mais.

Nesta edição o festival vai contar com a participação de renomados chefs de cozinha. Desta forma, em uma série de restaurantes será possível degustar uma refeição especial cujo menu foi especialmente elaborado por um chef convidado.

Outro destaque do evento é o grande mercado de rua que acontece no último dia do festival.

Quando: Setembro

Local: Skibbereen – Cork

2. Waterford Harvest Food Festival

Para quem curte experimentar comidas de vários países do mundo. Reprodução: Waterford Harvest Festival

Para quem curte experimentar comidas de vários países do mundo. Reprodução: Waterford Harvest Festival

Para quem não conhece Waterford, esse festival oferece uma boa desculpa para visitar uma nova cidade e ainda por cima comer bem e se divertir.

Com duração de três dias, o festival conta com uma programação repleta de atividades voltadas para todos os públicos e idades. Entre os destaques está o mercado de rua com inúmeras barracas de comidas e bebidas, tudo produzido por empreendedores locais. Outro ponto alto do evento é uma grande mesa onde será possível provar comidas típicas de diversos países do mundo.

E como em festival irlandês não pode faltar cerveja, o evento vai contar com a participação de mais de 20 fabricantes artesanais da bebida e também de cidra.

Toda a programação do evento pode ser consultada aqui.

Quando: Setembro

Local: Waterford

3. Dublin Coffee  and Tea Festival

Reprodução: I Love Cooking

Festival dedicado a café na Irlanda. Reprodução: I Love Cooking

Os amantes de café e chá podem comemorar, pois em setembro acontece a segunda edição desse festival voltado exclusivamente para essas duas bebidas bem populares na Irlanda.

O evento contará com a participação de uma série de fabricantes das bebidas, que vão expor produtos e dividir com o público a história da sua marca. Além disso, o público terá a chance de degustar bebidas feitas com os mais variados grãos. Também haverá uma praça de alimentação, cujo destaque fica por conta de pães e chocolates artesanais, tudo para combinar perfeitamente com o seu chá ou café favorito.

Mais detalhes sobre a programação podem ser vistos aqui.

Quando: setembro

Local: RDS, Anglesea Road, Ballsbridge – Dublin 4

4. Galway Oyster & Seafood Festival

O evento acontece anualmente e a lista de convidados estão diversas celebridades. Reprodução: The Huffington Post

O evento acontece anualmente e a lista de convidados estão diversas celebridades. Reprodução: The Huffington Post

Para quem curte ostras e frutos do mar, que tal visitar o mais antigo festival do gênero no mundo?

A primeira edição do Galway Oyster & Seafood Festival aconteceu em 1954, idealizada por Brain Collins, gerente do Great Southern Hotel, que atualmente é chamado de Hotel Meyrick. Naquele ano apenas 34 pessoas participaram do evento, mas desde então ele não parou de crescer, sendo que sua última edição contou com um público de 22 mil pessoas.

O evento acontece anualmente no final do mês de setembro para festejar o início da temporada de pesca de ostras, que geralmente é mais abundante entre setembro e abril.

Na lista de convidados deste ano estão algumas celebridades, como o jogador de rugby Brian O’Driscoll, o presidente irlandês Michael D. Higgins, o ator Bob Hope, entre outros.

Os ingressos para as atrações do festival custam a partir de 15 euros e podem ser comprados aqui.

Quando: 24 a 27 de setembro

Local: Spanish Arch – Galway City Center

5. Dingle Food Festival

Grande parte da programação é gratuita e a renda gerada pelo evento é direcionada para instituições de caridade. Reprodução: You Tube

Grande parte da programação é gratuita e a renda gerada pelo evento é direcionada para instituições de caridade. Reprodução: YouTube

A península de Dingle fica localizada no ponto mais ocidental do território irlandês, a cerca de 400 quilômetros de Dublin. Portanto, se você ainda não desbravou essa região, o Dingle Food Festival pode ser o incentivo que faltava para você colocar o pé na estrada, não?

O festival é organizado desde 2007 por um comitê de voluntários composto por moradores da região. Grande parte da programação é gratuita e a renda gerada pelo evento é direcionada para instituições de caridade.

Para esta edição, o festival vai contar com os tradicionais mercados de rua onde o público poderá degustar iguarias da culinária local, aulas de culinária, degustação de vinhos, workshops, além de música ao vivo e festas temáticas. Toda a programação pode ser consultada aqui.

Quando: 2 a 4 de outubro

Local: Dingle

6. Burren Food Fayre

A feira gastronômica de Burren tem entrada gratuita e reúne produtores locais. Reprodução: Burren

A feira gastronômica de Burren tem entrada gratuita e reúne produtores locais. Reprodução: Burren

Burren é uma região do oeste da Irlanda, localizada no condado de Clare, próximo aos Cliffs of Moher, e famosa pela sua beleza e preservação natural.

A feira gastronômica de Burren tem entrada gratuita e reúne produtores locais, que vão apresentar ao público o melhor da cozinha artesanal da região. O evento também vai contar com aulas de culinária, palestras e degustações. Saiba mais aqui.

Quando: 25 de outubro

Local: The Pavilion (Town Hall) Lisdoonvarna

Irish Film Institute, um lugar que você deveria visitar

Esse clima chuvoso e frio da Irlanda sem dúvida funciona como um incentivo a mais para os cinéfilos de plantão passarem horas no cinema. E se você é fã da sétima arte, hoje vamos falar um pouco sobre um espaço bem bacana, localizado no coração do Temple Bar e que muitas vezes passa despercebido entre os brasileiros: trata-se do Irish Film Institute, o IFI.

Que tal assistir um filme no Irish Film Institute. Reprodução: Scannain

Que tal assistir um filme no Irish Film Institute. Reprodução: Scannain

Você pode nem imaginar, mas por trás dessas portas de madeira e fachada amarela do IFI são realizadas, semanalmente, inúmeras atividades que visam aproximar o cinema de seu espectador. O foco do espaço é promover filmes independentes, além do cinema estrangeiro e irlandês, o que não deixa muito espaço para os populares blockbusters. Mesmo assim, é uma grande oportunidade para expandir seus horizontes e conhecer algo novo.

Todas as segundas, quartas e sábados, às 13 horas, por exemplo, o IFI exibe filmes do seu acervo, que é majoritariamente composto por filmes irlandeses ou sobre a Irlanda, dos mais diversos gêneros, como documentários, dramas, animações etc. As sessões são gratuitas e para conferir basta retirar os ingressos na bilheteria pouco antes do horário previsto para a exibição.

Também vale ficar de olho na programação do espaço, já que semanalmente também ocorrem sessões com a participação dos diretores e produtores dos filme – as chamadas de Q&A (sigla em inglês para questions and answers, ou perguntas e respostas). É uma boa chance de debater ideias e conhecer um pouco mais sobre o processo de criação, produção e filmagem, além do contexto em que o filme foi feito.

O IFI é sede de alguns dos principais festivais de cinema realizados anualmente na Irlanda. Reprodução: IFI Blog

O IFI é sede de alguns dos principais festivais de cinema realizados anualmente na Irlanda. Reprodução: IFI Blog

O IFI também é sede de alguns dos principais festivais de cinema realizados anualmente na Irlanda. Entre os destaques, está o Horrorthon, dedicado unicamente a filmes de terror e geralmente realizado às vésperas do Halloween. Também passam pelo IFI festivais dedicados aos cinemas árabe, polonês, francês, entre outros.

Bar e restaurante

Ótima opção para encontrar um amigo e colocar o papo. Reprodução: IFI Blog

Ótima opção para encontrar um amigo e colocar o papo. Reprodução: IFI Blog

Outro destaque do IFI é o bar e restaurante do local, sendo uma boa opção se você está apenas à procura de algo para comer na região central de Dublin. O espaço abre diariamente e possui menu de almoço e jantar, composto por pratos bem saborosos – e o melhor, preços amigáveis.

Por possuir um ambiente bem aconchegante, essa também é uma boa opção para encontrar os amigos para um bate papo ou simplesmente ler um bom livro ou levar o seu computador e utilizar o wifi enquanto estuda, por exemplo. E se você decidir passar por lá, não deixe de experimentar a torta de maçã servida no local, é simplesmente maravilhosa! Fica a nossa dica!O IFI está localizado no número 6 da Eustace Street, no Temple Bar, Dublin 2.

Voluntariar no Electric Picnic: Oportunidade ou cilada?

Entre os dias 2 e 4 de setembro, a Irlanda vai sediar mais uma edição do festival de música mais esperado do país.

A Irlanda sedia em setembro um dos eventos mais aguardado. Reprodução: Dublin Overnight

A Irlanda sedia em setembro um dos eventos mais aguardado. Reprodução: Dublin Overnight

Nesta edição, encabeçam o line up do festival grandes bandas, como Chemical Brothers, New Order e LCD Soundsystem – esta, possivelmente, a banda mais esperada do evento, que volta aos palcos após um hiato de quase cinco anos.

Também integram a programação do festival Lana Del Rey, Noel Gallagher’s High Flying Birds, Years & Years, Editors, The 1975, The Shins, entre outros.

Os ingressos para os três dias do evento estão esgotados, mesmo assim é possível encontrar alguns à venda online por preços a partir de 330 euros, incluindo camping. Mas, só tome muito cuidado na hora de efetuar a sua compra e não cair numa cilada e adquirir bilhetes falsos.

Voluntariado

Outra opção para quem não quer perder esse festival, mas não quer desembolsar toda essa grana para conferir o evento, é se candidatar para trabalhar como voluntário.

Desembolsar esta grana toda não dá,, que tal ser voluntário no evento. Reprodução: Hotbox Events

Desembolsar esta grana toda não dá,, que tal ser voluntário no evento. Reprodução: Hotbox Events

As inscrições ainda estão abertas no site do festival. Os candidatos devem estar disponíveis para trabalhar durante todo o fim de semana. No total, são 24 horas de trabalho, que, no caso, são divididas em quatro turnos de 6 horas ou três de oito horas cada. Segundo a produção do evento, os voluntários têm acesso liberado aos shows após os expedientes.

Orientar o público, ajudar na segurança e carregar equipamentos, são algumas das atividades exercidas pelos voluntários durante o evento.

Como o nome “voluntariado” já diz, não há remuneração envolvida. Além disso, quem quiser trabalhar no evento como voluntário deve pagar um depósito no valor de 250 euros – essa taxa funciona como uma garantia de que os voluntários não desistirão do trabalho na última hora e é devolvida até três semanas após o evento, desde que os turnos tenham sido devidamente cumpridos.

Como é essa experiência?

Para você ter uma ideia melhor de como isso funciona, confira a história do João Augusto Prado, que trabalhou como voluntário no evento alguns anos atrás.

João trabalhou como voluntário no festival em 2012 Foto: Acervo pessoal

João trabalhou como voluntário no festival. Foto: Arquivo Pessoal

“A oportunidade de trabalhar no Electric Picnic surgiu através da indicação de um amigo. Eram cinco dias de trabalho, durante as madrugadas do evento. Em nossas cabeças, tudo seria bem divertido, porque pensávamos que trabalharíamos ao som das maiores bandas do mundo, mas no nosso caso não foi bem assim. Chegamos ao evento e fomos divididos em equipes. O trabalho consistia em coletar o lixo gerado pelo público. Esperávamos receber aqueles coletores de lixo (que parecem braços mecânicos), mas recebemos apenas finas luvas de borracha e sacos de lixo. Nos alinhávamos em uma espécie de cordão humano e, ao sinal dos coordenadores, íamos catando o lixo com as mãos em um movimento de agachar e levantar constante que, no final, cobrou um preço alto de nossas colunas.

Trabalhávamos por volta de 5 ou 6 horas, com um intervalo de 1 hora. Tínhamos de trazer o lanche de casa e o transporte até o evento seria descontado dos nossos ganhos. Os coordenadores também não foram muito amigáveis nesta edição. A pior parte era quando tínhamos de limpar a área dos banheiros químicos. Em eventos regados a álcool e alguns tipos de drogas, as pessoas tendem a um comportamento mais “bestial”, se assim posso dizer. Ter de catar absorventes usados e papel higiênico com as mãos não é uma tarefa muito agradável.”

A partir da experiência do João, é possível perceber que trabalhar em eventos musicais pode não ser uma das maiores maravilhas do mundo. Mas como toda experiência é muito relativa, se você já participou de algum festival irlandês como voluntário, conte pra gente como foi aqui nos comentários!

Rael Pimenta
Rael Pimenta, Mineira, casada, mãe de dois meninos, jornalista por formação, empreendedora, amante de viagens e causos da vida real. Apaixonada pela Irlanda desde 2011, quando desembarcou na Ilha para um intercâmbio.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar