Horário de verão no Brasil

Horário de verão no Brasil

Ávany França

7 meses atrás

Por do Sol em Limerick. Foto ''Avany França

Por do Sol em Limerick. Foto ”Avany França

Apesar de ser inverno o ano inteiro na Irlanda (brincadeirinha), por aqui, também existe o horário de verão (o famoso Daylight saving time). E, de acordo com o Serviço Meteorológico Nacional, os meses do verão são, oficialmente, junho, julho e agosto. No entanto, o calendário irlandês o verão começa dia 1º de maio e termina em 1º de agosto. Claro que na pratica você logo perceberá que o verão propriamente dito, aquele calorzinho gostoso, dura bem menos que três meses, mas isso é outra história.

 

clocks

Daylight saving time na Irlanda

Horário de Verão Brasileiro

Sempre no terceiro domingo de outubro, neste caso, amanhã, começa o horário de verão no Brasil, e por isso às 0:00h adianta-se os ponteiros dos relógios em 1 hora. Ou seja, o Brasil fica uma hora mais próximo do horário irlandês. Com a diferença de fuso horário caindo para 3 horas.

 

Bye bye Daylight saving time na Irlanda

E nesse vai e vem dos ponteiros do relógio, adivinha? O daylight time chega ao fim no último domingo de outubro quando se atrasa o relógio em 1 hora. Fazendo com que o horário irlandês fique  ainda mais próximo do horário brasileiro. Passando a apenas 2 horas de diferença.

Para evitar confusões na hora de ligar para a sua família no Brasil, anote ai.

Nesta semana, a diferença de fuso horário entre Brasil e Irlanda será de 3h.

A partir do dia 27 de outubro, com o final do Daylight saving na Irlanda, a diferença passa para apenas 2h.

Claro, vale lembrar que no Brasil apenas dez estados brasileiros, mais o Distrito Federal participam do horário de verão. São eles: a região Centro-Oeste (Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal), Sudeste (Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro) e Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), além do estado do Tocantins (Norte).

Confuso não? Mas no final das contas, você acaba se acostumando a essa brincadeira de adiantar e atrasar os relógios sem grandes traumas e além do mais a gente sempre vem aqui para te alertar sobre a próxima mudança. 

Avatar
Ávany França, Jornalista por profissão, já passou por editorias de moda, gastronomia, história e turismo. Uma vida sem desafios não foi desenhada para essa baiana de Salvador. Amante das viagens, coleciona mais de 80 destinos no passaporte. Quer saber mais? Corre porque até você terminar de ler esse perfil já terei alguma novidade.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar