Incêndio na Amazônia é destaque na imprensa irlandesa

Incêndio na Amazônia é destaque na imprensa irlandesa

Rubinho Vitti

1 mês atrás

Alguns dos principais veículos de comunicação da Irlanda estão dando destaque ao incêndio que ocorre em diversas partes do Brasil, com foco maior na Amazônia. Com fotos, vídeos e reportagens, eles mostram a devastação do fogo e a reação da política brasileira em relação aos fatos. São mais de 72 mil focos de incêndio que atingiram e estão atingindo o Brasil em 2019, 83% a mais que em 2018 e o maior número desde que começaram a ser computados em 2013.

Irish Times

Reprodução: Irish Times

Com o título de “Amazon burning: Brazil reports record surge in forest fires” (Queima de Amazônia: Brasil registra aumento recorde em incêndios florestais), o principal jornal impresso da Irlanda, o Irish Times, publicou um vídeo com dezenas de imagens da floresta pegando fogo, com a legenda “Os incêndios na floresta amazônica do Brasil atingiram um número recorde este ano, levando a um novo escrutínio da administração ambiental do presidente Bolsonaro.”

RTÉ

Reprodução: RTÉ

A rede de TV e rádio RTÉ também destacou o número recorde de incêndios na floresta brasileira. “Desde quinta-feira, o INPE informou que imagens de satélite detectaram 9.507 novos incêndios florestais no país, principalmente na bacia amazônica, que abriga a maior floresta tropical do mundo, considerada vital para combater o aquecimento global. Os incêndios florestais são comuns na estação seca, mas também são propositadamente definidos por agricultores que desmatam ilegalmente a terra para a pecuária.”

Buzz.ie

Reprodução: Buzz.ie

O portal Buzz.ie da Irlanda também comentou o caso. Na matéria “Amazon rainforest burning at ‘record rate'” (Floresta Amazônica queima em ‘taxa recorde’), o site diz: “A floresta amazônica tem visto um número recorde de incêndios este ano com a fumaça sendo vista do espaço. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), os dados do satélite mostraram um aumento de 83% em relação ao mesmo período de 2018. A fumaça pesada causou um blecaute diurno a mais de 1.700 milhas de distância na maior cidade do país, São Paulo, na segunda-feira.”

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar