Irish Film Institute, um lugar que você deveria visitar

Irish Film Institute, um lugar que você deveria visitar

Elizabeth Gonçalves

2 anos atrás

Siga o E-Dublin no Instagram

Esse clima chuvoso e frio da Irlanda sem dúvida funciona como um incentivo a mais para os cinéfilos de plantão passarem horas no cinema. E se você é fã da sétima arte, hoje vamos falar um pouco sobre um espaço bem bacana, localizado no coração do Temple Bar e que muitas vezes passa despercebido entre os brasileiros: trata-se do Irish Film Institute, o IFI.

Reprodução: Scannain

Irish Film Institute. Reprodução: Scannain

Você pode nem imaginar, mas por trás dessas portas de madeira e fachada amarela do IFI são realizadas, semanalmente, inúmeras atividades que visam aproximar o cinema de seu espectador. O foco do espaço é promover filmes independentes, além do cinema estrangeiro e irlandês, o que não deixa muito espaço para os populares blockbusters. Mesmo assim, é uma grande oportunidade para expandir seus horizontes e conhecer algo novo.

Todas as segundas, quartas e sábados, às 13 horas, por exemplo, o IFI exibe filmes do seu acervo, que é majoritariamente composto por filmes irlandeses ou sobre a Irlanda, dos mais diversos gêneros, como documentários, dramas, animações etc. As sessões são gratuitas e para conferir basta retirar os ingressos na bilheteria pouco antes do horário previsto para a exibição.

Também vale ficar de olho na programação do espaço, já que semanalmente também ocorrem sessões com a participação dos diretores e produtores dos filme – as chamadas de Q&A (sigla em inglês para questions and answers, ou perguntas e respostas). É uma boa chance de debater ideias e conhecer um pouco mais sobre o processo de criação, produção e filmagem, além do contexto em que o filme foi feito.

Reprodução: IFI Blog

Reprodução: IFI Blog

O IFI também é sede de alguns dos principais festivais de cinema realizados anualmente na Irlanda. Entre os destaques, está o Horrorthon, dedicado unicamente a filmes de terror e geralmente realizado às vésperas do Halloween. Também passam pelo IFI festivais dedicados aos cinemas árabe, polonês, francês, entre outros.

Bar e restaurante

Outro destaque do IFI é o bar e restaurante do local, sendo uma boa opção se você está apenas à procura de algo para comer na região central de Dublin. O espaço abre diariamente e possui menu de almoço e jantar, composto por pratos bem saborosos – e o melhor, preços amigáveis.

Reprodução: IFI Blog

Reprodução: IFI Blog

Por possuir um ambiente bem aconchegante, essa também é uma boa opção para encontrar os amigos para um bate papo ou simplesmente ler um bom livro ou levar o seu computador e utilizar o wifi enquanto estuda, por exemplo. E se você decidir passar por lá, não deixe de experimentar a torta de maçã servida no local, é simplesmente maravilhosa! Fica a nossa dica!

O IFI está localizado no número 6 da Eustace Street, no Temple Bar, Dublin 2.

Revisado por Tarcísio Junior
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para [email protected]

Elizabeth Gonçalves
Elizabeth Gonçalves, Jornalista viciada em cinema, música e literatura. Paulistana, se apaixonou por Dublin, onde mora há cinco anos e sonha em fazer uma viagem de volta ao mundo.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar