Irish Fish Pie: saiba como preparar esta receita irlandesa

Irish Fish Pie: saiba como preparar esta receita irlandesa

Colaborador E-Dublin

2 semanas atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Um dos aspectos mais interessante de se morar no exterior, fazer um intercâmbio ou mesmo viajar para outro país é conhecer uma nova cultura. E como a gastronomia é uma parte importante dessa cultura nada mais natural do que, durante sua estadia, você conheça o possível da gastronomia tradicional local.

E apesar de pouca gente considerar isso, especialmente num mundo globalizado como o nosso, a gastronomia é sim um aspecto importante de uma cultura! Pois é o resultado de uma mescla tanto da geografia como da história de um país ou região, se nós formos considerar países de dimensões continentais, como o Brasil ou os Estados Unidos, por exemplo.

A gastronomia de um país ou região é uma mescla dos produtos lá encontrados, sejam vegetais ou animais, com sua história, pois a gastronomia, assim como muitos outros aspectos da cultura, termina sendo influenciada por interações do povo que vive no país ou região com povos que, de uma maneira ou de outra, entraram em contato com essa cultura.

Irlanda e Reino Unido: gastronomia parecida

A batata é um ingrediente comum entre Reino Unido e Irlanda e presente na grande maioria das receitas. Foto: Lars Blankers/Unsplash

No caso da Irlanda — além do próprio Reino Unido que, devido à proximidade termina compartilhando receitas — temos a Shepherd’s Pie, a receita galesa de Truta com Bacon (ou Brithyll Cig Moch), os Scones e o Christmas Pudding, ou Pudim de Natal, comuns a ambas gastronomias.

A influência dos vikings, que historicamente terminaram compartilhando aspectos da gastronomia ao invadirem o Reino Unido e a Irlanda durante a Idade Média, mantém-se até hoje em dia, com receitas como Salmão Defumado, o Bolo de Batata ou Ovos Mexidos com Salmão Defumado, também comuns em países de origem nórdica.

Outro caso da influência histórica está no uso da batata em diversas receitas, algo bastante comum na gastronomia tanto da Irlanda como dos países do Reino Unido.

Leia também: 20 delícias da culinária irlandesa que você precisa conhecer

E como estamos falando de uma ilha, agora falando do aspecto geográfico, existem muitas receitas usando peixes e frutos do mar, como o “fish and chips”, que usa batatas, assim como o bacon, comum à gastronomia britânica e irlandesa devido à facilidade da criação de porcos, que demandam muito menos espaço do que o gado, e do uso de carne de caça.

Assim, se você por uma razão ou por outra não pode visitar a Ilha Esmeralda, mas mesmo assim quer conhecer um pouco de sua gastronomia, anote uma receita deliciosa de Irish Fish Pie, a tradicionalíssima torta de peixe da Irlanda.

Irish Fish Pie

Para a Cobertura

  • 1 kg de batata
  • 150 ml de leite
  • 50 g de queijo ralado (a receita pede cheddar, que você pode usar apesar de não termos as opções de cheddar comuns na Irlanda e no Reino Unido, simplesmente picando ele na faca, mas deixa aberto para outros tipos de queijo, como o parmesão, que foi o que eu usei)
  • 25 g de manteiga ou azeite
  • Quanto baste de noz moscada (opcional. a receita original não pede, mas combina muito com purê de batata e eu recomendo. Inclusive, não só para esta receita, mas de uma maneira geral)
  • Sal e pimenta do reino a gosto

Para o Recheio

  • 500 g de filé de peixe (a receita original pede haddock, que pode ser defumado ou fresco, mas comenta que o prato pode ser feito com outros peixes tanto defumados como frescos; Assim, você pode usar, por exemplo, a pescada branca, o bacalhau fresco ou mesmo o Saint Peter, mais fácil de encontrar aqui no Brasil, que foi o que eu usei)
  • 250 ml de leite
  • 200 g de cogumelos picados
  • 100 g de salsinha picada
  • 30 g de farinha de trigo
  • 25 g de manteiga ou azeite
  • 3 ovos cozidos
  • 1 cebola media picada
  • 1 colher de sopa de mostarda
  • Suco de 1 limão
  • Sal e pimenta do reino a gosto

Preparo

  • Encha uma panela grande com água, coloque um pouco de sal e leve ao fogo. Enquanto isso descasque as batatas então coloque-as para cozinhar.
  • Aproveite e também cozinhe os ovos, que como tem que ficar com a gema dura, devem ficar na água fervendo por aproximadamente 5 minutos. Após esse tempo retire os ovos e deixe-os reservados.
  • Deixe as batatas cozinharem até elas ficarem macias. Desligue então o fogo e drene a água da panela, deixando as batatas cozidas. Então, com a ajuda de um garfo, comece a amassá-las, adicionando aos poucos o leite.
  • Acrescente então a manteiga, ligue o fogo e vá mexendo até obter a consistência de purê. Acrescente então o queijo, a noz moscada (se você decidir usar), e continue mexendo por mais alguns minutos, de modo a obter uma consistência mais firme. Desligue então o fogo e reserve o purê.
  • Cozinhe os filés de peixe numa frigideira alta com o leite. Após abrir fervura deixe por 10 minutos, “quebrando” os filés com a colher de pau, de modo a desfazê-los. Desligue o fogo e reserve.
  • Enquanto isso, em outra panela derreta a manteiga e sue e cebola (deixe murchar, mas não dourar), acrescente os cogumelos picados. Cozinhe por 10 minutos então acrescente a farinha, mexendo até engrossar. Acrescente a mostarda, a salsinha, o suco do limão, os ovos devidamente picados e tempere com sal e pimenta do reino.
  • Misture então o peixe e coloque tudo numa forma que possa ir ao forno. Acrescente o purê de batata por cima e leve ao forno pré-aquecido a 180o graus por aproximadamente 30 ou 40 minutos.
  • Tire do forno, deixe descansar por alguns muitos então já pode se deliciar com essa receita simples e muito gostosa que trará a Irlanda, assim como a Grã Bretanha. para sua mesa.

 

Gianpaolo Celli ,

é administrador e chef de cozinha, além de escritor, tradutor e editor. Apaixonado por mitologia celta, assim como pela Irlanda e pelo Reino Unido, foi visitando estes países que ele entrou em contato e passou a se interessar por sua gastronomia, cujas receitas adora preparar.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar