Irish Wolfhound: conheça mais sobre a raça do gigante cão irlandês

Irish Wolfhound: conheça mais sobre a raça do gigante cão irlandês

Ávany França

2 semanas atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

O nome, por si só, já é imponente: Irish Wolfhound. O cão de raça irlandesa impressiona pela sua altura, podendo atingir fácil os 2 metros quando posto em pé!

Tanto é que vários dogs da raça estão na lista de edições do Guinness Book, o livro dos recordes, como cães mais altos ou com caldas mais longas.

Mas será que o Irish Wolfhound, por ser tão grande, é agressivo? E como ele surgiu em plena Irlanda?

Curioso ou curiosa? A gente conta para você.

Irish Wolfhound: um cão da realeza

 

 

Maior cão do mundo é irlandês. © Vivienstock | Dreamstime.com

O Irish Wolfhound é uma raça de cão irlandesa considerada uma das maiores do mundo. Foto: Vivienstock | Dreamstime.com

Antigamente, ele tinha fama real, já que só pertencia a membros da realeza. A lei, inclusive, só permitia que reis e nobres tivessem um Irish Wolfhound, pois era sinal de prestígio. O número de cães da raça também importava. Quanto mais exemplares, mais prestígio.

O prestígio dos cães na realeza era tamanho que o Irish Wolfhound também era enviado como presente para outros países. Para se ter uma ideia do quão antigo ele é, o cônsul romano Aurelius escreveu em 391 DC que “toda Roma viu com admiração” os sete Irish Wolfhound que foram enviados a ele como um presente.

Leia também: 6 cães de raça da Irlanda para você conhecer

Aliás, há muitas menções ao grande cão na literatura irlandesa ao longo dos séculos. Finn MacCumhaill, conhecido na história da Irlanda como um herói mitológico, tinha, segundo a lenda, mais de 500 Irish Wolfhounds. Dois deles, seus favoritos, Bran e Sceolan, diz a lenda, eram mágicos.

Uma curiosidade: o nome do cão, em gaélico, é apenas “Cu”. Sim, exatamente desta forma, que significa “lobo de guerra” ou “cão de guerra”.

Uma raça que quase entra em extinção

O Irish Wolfhound já foi usado em guerras e na caça de animais de porte grande. Foto: Stéphane Juban /Unsplash

A raça foi originalmente usada na caça de animais grandes, como veados, javalis e lobos. O Irish Wolfhound também era utilizado para lutas nos tempos de guerra.

Com o desaparecimento de lobos e alces dos campos irlandeses, há várias décadas, e com a exportação massiva de cães da raça para outros países, o Irish Wolfhound foi quase extinto na Irlanda.

Quem salvou o cãozinho na Ilha foi um capitão inglês chamado George Augustus Graham, que promoveu o cruzamento de alguns poucos Irish Wolfhound que ainda existiam na época, o que fez com a raça se perpetuar até os dias de hoje.

O Irish Wolfhound se tornou um grande símbolo de bravura e virou o apelido da Liga Nacional dos Times de Rugby (National Rugby League Team)!

Leia também: Como manter um pet na Irlanda

Irish Wolfhound: gigante, mas comportado

Apesar de circular no mundo dos gigantes, o Irish Wolfhound é superdócil, amável e adora ficar em ambientes com crianças. Não era um cão que se via na vizinhança, aliás, continua sendo assim.

A sua fama de ágil e exímio caçador o fez conhecido pelo mundo inteiro. Foi exportado para países como Grécia, Itália e, até, no Quênia foram vistos alguns exemplares, usados para caça aos leões.

Onde encontrar um Irish Wolfhound?

Realmente, não é fácil encontrar um Irish Wolfhound andando com seu dono pelas ruas de uma cidade como Dublin, por exemplo. A raça precisa de espaço, e o melhor lugar para criá-la é em ambientes como campos ou casas com jardins grandes.

Mas tem um momento em que você poderá ver, com certeza, alguns exemplares do Irish Wolfhound passando bem na sua frente: no desfile do Dia de São Patrício, em 17 de março.

Nesta data, os cães da raça Irish Wolfhound sempre desfilam imponentes junto aos membros da Garda e com a Banda da Brigada de Incêndio Irlandesa (Dublin Fire Brigade’s Pipe and Drums).

Existe também o Irish Wolfhound Club of Ireland, onde você pode encontrar todo tipo de informação sobre a raça, conhece eventos e competições envolvendo os Wolfs e descobre onde conhecer um de perto.

E se você se empolgou e quer ter um gigante desses em casa, existe um programa chamado Rescue & Rehoming of an irish Wolfhound, no qual você pode se inscrever para adotar um Wolf .

O que considerar antes de adotar um Irish Wolfhoud?

Irish Wolfhound é dócil, apesar do tamanho, mas precisa viver em ambientes espaçosos. Foto: Stéphane Juban / Unsplash

De acordo com o site DogTime.com, existem alguns pontos necessários a se considerar antes de adotar um cão da raça Irish Wolfhoud. São eles:

  • Irish Wolfhounds não são recomendados para morar em apartamentos. Embora tenham níveis de atividade relativamente baixos no interior, eles precisam de espaço para se esticar e não são feitos para subir escadas.
  • A raça requer, pelo menos, 40 minutos de exercícios diários e se dão melhor em uma casa com um grande quintal cercado.
  • Irish Wolfhound precisa de um pátio cercado para impedi-lo de perseguir as presas para longe dos quintais. Eles não devem ser mantidos em um pátio com cerca eletrônica subterrânea. O desejo de perseguir é forte demais para ser superado pela ameaça de um choque momentâneo.
  • Irish Wolfhound é um cão gentil que geralmente se dá bem com todos. Com socialização e treinamento precoce, ele será gentil com os outros cães e tolerante com os gatos domésticos.
  • Se você procura uma raça de vida longa, o Irish Wolfhoud não é para você. Vive cerca de 6 a 8 anos e seu tamanho gigante o predispõe a muitos problemas de saúde.
  • Eles não são bons cães de guarda, embora seu tamanho possa ser um impedimento para um possível intruso.
  • A raça só precisa ser escovada semanal ou quinzenalmente. Você precisará tirar as porções mais longas de seu pelo se quiser mantê-lo parecido com os cães de caça irlandeses que competem no ringue de conformação.
  • Eles devem sair de casa na guia para evitar que persigam animais.
  • Irish Wolfhound não é um pônei e não deve ser montado por crianças, não importa o quão pequena ela seja. Suas articulações não são feitas para o esforço. Nem foi feito para puxar uma carroça ou outro veículo.

Irish Wolfhoud: raça recordista no Guinness Book

Cães da raça Irish Wolfhound já estiveram, até mesmo, presentes nas páginas do Guinness Book. Em 2014, um cão chamado Farrell, que vive nos Estados Unidos, foi registrado como o cachorro mais longo do mundo, medindo 237 cm (93.17 inches) do nariz até a ponta da cauda.

Outro recorde foi batido em 2017 pelo cãozinho Keon, que tem a maior cauda do mundo, medindo 76,8 cm (30.2 in).

Leia também: Leis rigorosas controlam número de cães na Irlanda

Veja também

Como comprar um carro na Irlanda?

Ávany França
Ávany França, Jornalista por profissão, já passou por editorias de moda, gastronomia, história e turismo. Uma vida sem desafios não foi desenhada para essa baiana de Salvador. Amante das viagens, coleciona mais de 80 destinos no passaporte. Quer saber mais? Corre porque até você terminar de ler esse perfil já terei alguma novidade.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar