Irlanda abre novas permissões de vistos de trabalho

Irlanda abre novas permissões de vistos de trabalho

Rubinho Vitti

5 meses atrás

O departamento de Business, Enterprise and Innovation (DBI — Negócios, Empresas e Inovação) da Irlanda  anunciou que serão abertas permissões de visto de trabalho a novas profissões consideradas “critical skills”, ou seja, que estão ligadas a setores-chave onde há escassez de mão de obra na ilha.

Outra alteração está nas profissões inelegíveis para visto. O governo retirou algumas delas dessa lista, tornando possíveis de serem aplicáveis para o visto de trabalho (leia abaixo as alterações detalhadas). O limite mínimo de salário para as autorizações é de € 30.000 por ano.

Tais mudanças estão previstas duas vezes ao ano, com revisões das chamadas listas de ocupação, nas quais constam as áreas onde é necessário trazer profissionais de fora da área econômica europeia a fim de atuar na Irlanda. Essa é a primeira alteração de 2019 e entra em vigor no dia 22 de abril.

De acordo com o departamento, diversos fatores contribuem para a alteração da lista, sejam eles internos, como o movimento do mercado irlandês, sejam externos, como o Brexit.

Profissões que entraram na lista de critical skills

Foto: Pxhere

Profissão de Engenheiro Civil entrou na lista de ‘critical skills’ na Irlanda. Foto: Pxhere

Dessa vez, serão valorizadas áreas de construção, esportes e transportes em cinco novas profissões na lista de critical skills na Irlanda. As inscrições podem ser feitas pelo site do DBI.

Profissionais adicionadas à lista de critical skills na Irlanda:

  • – Civil engineers (engenheiros civis)
  • – Quantity surveyors (topógrafo)
  • – Construction project managers (gerentes de projetos de construção)
  • – Mechanical and electrical engineers with BIM capabilities (Engenheiros mecânicos e elétricos com capacidades BIM (Building Information Model)
  • – High Performance Directors and Coaches for high-level sports organisations (Diretores e treinadores de alto desempenho para organizações esportivas de alto nível)

Os topógrafos são considerados os economistas da indústria da construção e também são referidos como consultores de custo de construção. Já os diretores de alta performance em esportes têm como objetivo elevar o nível dos atletas irlandeses, construindo uma estrutura de treinamento progressiva. O diretor é quem lidera os treinadores de uma equipe, por exemplo.

Além destas, profissões de áreas como Ciências Naturais e Sociais, TI, Serviços Sociais, Enfermagem e Obstetrícia, Terapia, Ensino, Administração, Mídia, Design, Marketing, entre outras, configuram na lista de critical skills da Irlanda.

Profissões possíveis para Licença Geral de Emprego

Foto: Pxhere

Soldadores e trabalhadores em chapa metálica são algumas das profissões que agora estão entre as permitidas para licença geral de emprego. Foto: Pxhere

A General Employment Permit (Licença Geral de Emprego) é uma outra questão. Tais licenças são liberadas pelo governo para atrair cidadãos de outros países fora da União Europeia para ocupações que estão enfrentando escassez de mão de obra ou de qualificação, mas não são consideradas “critical skills”.

O governo avalia caso a caso os pedidos feitos pelas empresas. Porém, tais profissões não podem estar na lista de ocupações inelegíveis, que de forma alguma são liberadas para vistos de trabalho (veja abaixo).

Nessa nova mudança do governo, a Irlanda retirou algumas profissões da lista de ocupações inelegíveis, ou seja, possibilitando que empresas contratem pessoal estrangeiro com autorização geral de trabalho. Algumas destas profissões possuem uma cota máxima de contratações.

Novas profissões na lista de General Employment Permit:

  • – Trabalhadores em chapa metálica
  • – Soldador
  • – Encanador
  • – Engenheiros de ar condicionado e refrigeração
  • – Carpinteiros de cofragem (estrutura de edificação)
  • – Vidraceiros, fabricantes de janelas e montadores
  • – Montadores de andaimes
  • – Operadores de guindastes
  • – Professores de orientação de carreira (escolas secundárias)
  • – Agentes de carga e frete (cota de 300)
  • – Estucadores (revestimento) (quota de 250)
  • – Pedreiros (quota de 250)

O interessante é que muitas destas profissões, no Brasil, são consideradas sub-empregos e, com a mudança,  pode ser a oportunidade para quem quer ter uma experiência profissional fora do país, mesmo em áreas consideradas mais triviais.

Categorias inelegíveis para visto

Foto: Pxhere

Muitos trabalhos considerados “subempregos” saíram da lista de profissões inelegíveis para visto de trabalho na Irlanda. Foto: Pxhere

O governo atualiza, anualmente, uma longa lista de profissões inelegíveis para visto de trabalho. Isso quer dizer que os candidatos a esses empregos não podem solicitar permissões de trabalho. São postos em áreas como hospitalidade, hotelaria, limpeza, preparação de alimentos, cuidadores de crianças, idosos e animais, entre muitas outras disponíveis no site do departamento de Negócios, Empresas e Inovação (DBI).

No que diz respeito ao plano de autorização de dependentes, parceiros e cônjuges, os cidadãos estrangeiros são elegíveis para realizar qualquer emprego nessa lista.

 

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

  • Galway será Capital Europeia da Cultura 2020

    Entretenimento

    Galway será Capital Europeia da Cultura 2020

    A cada ano, há mais de 30 anos, a União Europeia designa uma cidade como...

    Rubinho Vitti

    14 horas atrás

    Galway será Capital Europeia da Cultura 2020
  • Quando começa o outono na Irlanda?

    Curiosidades

    Quando começa o outono na Irlanda?

    O sol já não se põe tão tarde e não nasce tão cedo. Os dias com...

    Rubinho Vitti

    16 horas atrás

    Quando começa o outono na Irlanda?

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar