Irlanda amplia medidas para contenção do Covid-19

Irlanda amplia medidas para contenção do Covid-19

Rubinho Vitti

4 anos atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Leo Varadkar fez um novo pronunciamento na tarde desta terça-feira, 24 de março, divulgando novas medidas para contenção do novo coronavírus. O governo se reuniu para decidir sobre os próximos passos que, segundo Varadkar, são “ações sem precedentes para responder a uma emergência sem precedentes”. Além disso, ele estendeu o prazo de contingenciamento anunciado anteriormente. As novas medidas valem a partir da meia-noite desta quarta-feira, 25 de março.

Entre as novas medidas estão o fechamento de todos os teatros, clubes, salas de bingo e lojas não essenciais, além da limitação de cafés e restaurantes ao atendimento “para viagem”, sem a possibilidade de pessoas se sentarem para comer. Supermercados e farmácias seguirão abertos normalmente, assim como outros estabelecimentos, com restrições a respeito do distanciamento social.

Todos os eventos esportivos, mesmo aqueles a portas fechadas, serão cancelados. Os encontros ao ar livre serão limitados a um máximo de quatro pessoas, com exceção a famílias. Parques e áreas para crianças também serão fechados.

Leia também: Coronavírus: Irlanda anuncia extensão de visto a imigrantes

O primeiro-ministro aconselhou as pessoas a deixarem suas casas “apenas por razões essenciais, como ir ao trabalho ou ir às lojas buscar suprimentos” e disse que “visitas não essenciais devem ser evitadas”. Viagens, mesmo que internas, não devem ocorrer.

Garda vai atuar para garantir distanciamento social

Varadkar também anunciou que a Garda (polícia irlandesa) vai atuar para “garantir que as medidas de distanciamento social sejam cumpridas”, intervindo, caso necessário, para o cumprimento das medidas.

Data de retorno da normalidade é adiada

As medidas anunciadas anteriormente, com o fechamento de pubs e escolas, serão adiadas. Primeiramente era para que a reabertura ocorresse no dia 29 de março, mas vão seguir até o dia 19 de abril.

Aumento do “seguro-desemprego”

O primeiro-ministro irlandês afirmou ainda que vai aumentar o valor emergencial para aqueles que foram afetados pelo contingenciamento provocado pelo surto do Covid-19. Antes, os desempregados tinham direito a 203 euros por semana. Agora, serão 350 euros. O pagamento também se aplica aos trabalhadores independentes.

Hospitais particulares vão atuar como públicos

Varadkar anunciou ainda que os hospitais particulares “atuarão efetivamente como hospitais públicos” durante a pandemia de Covid-19. “Os hospitais privados concordaram em fazer isso sem fins lucrativos. Pacientes públicos e privados serão tratados igualmente”, disse.

A RTÉ disponibilizou o discurso de Leo Varadkar na íntegra.

Situação do Covid-19 na Irlanda

A Irlanda já conta com 1.125 casos confirmados de pessoas com coronavírus. São seis mortes registradas. Um total de 208 desses casos são profissionais de saúde. Dublin ainda tem o maior número de casos em 471, seguido por Cork com 104 casos.

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?


Avatar photo
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Veja também

Como cuidar da saúde durante uma viagem no exterior?


Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email