Irlanda começa contagem de votos após eleição

Irlanda começa contagem de votos após eleição

Rubinho Vitti

2 semanas atrás

Vem aí o maior evento sobre a Irlanda no Brasil!
Dia 14 de março, em São Paulo

Os irlandeses foram às urnas no sábado, 8 de fevereiro, para escolher os novos membros do Parlamento Irlandês, o Dáil Éireann. A votação terminou às 22h no sábado e a apuração dos 39 distritos eleitorais começou na manhã de domingo e deve levar alguns dias para finalizar, já que o voto na Irlanda é no papel.

Os resultados, porém, já estão ganhando forma e três partidos estão tecnicamente empatados: o centro-direita Fine Gael, que tem como atual taoiseach (primeiro-ministro) Leo Varadkar; Fianna Fail, partido também de centro-direita; e o Sinn Féin, partido de esquerda, que teve um aumento no número de votos com a liderança de Mary Lou McDonald.

O empate técnico é algo inédito na Irlanda, já que o Fine Gael e o Fianna Fail costumavam estar sempre à frente de outros partidos. Por isso, ainda é cedo para saber como funcionará o governo irlandês mesmo após o resultado, já que os partidos precisam entrar em consenso para formar uma coalizão necessária para governar.

Leia também: Eleições presidenciais no Brasil e na Irlanda: há diferenças?

Tanto os líderes do Fine Gael como do Fianna Fail disseram não ter interesse em fazer coalizão alguma com o Sinn Féin, muito por conta da ligação do partido no passado com o IRA (Exército Republicano Irlandês), grupo paramilitar católico e reintegralista irlandês que guerreou contra os unicionistas durante os embates entre República da Irlanda e Irlanda do Norte e Reino Unido no passado.

A forma como os 160 assentos no Dáil Éireann se formarão determinará o caminho da formação do governo e assim se saberá se um governo estável poderá ser formado. Os novos membros do Parlamento, chamados de Teachta Dála (TDs) se reunirão no dia 20 de fevereiro. A coalizão entre partidos deverá formar uma maioria de 80 TDs para que haja um governo. Há a possibilidade de chamar novas eleições caso isso não ocorra.

Leia também: Eleições municipais no Brasil: Saiba como justificar na Irlanda

O que os eleitores buscaram nas eleições da Irlanda

Departament of Toaiseach, sede do governo da Irlanda, em Dublin. Foto: Rubinho Vitti

O partido Fine Gael, do atual primeiro-ministro Leo Varadkar, deve sair desta eleição diminuído muito por conta da insatisfação dos eleitores com diversos pontos na Irlanda. Apesar da boa economia dos últimos anos, os problemas de saúde e habitação são reais e os irlandeses buscam soluções imediatas, que o governo não conseguiu cumprir.

No caso do partido Fianna Fáil, os irlandeses têm o trauma do passado complicado, quando a crise financeira atingiu a Irlanda e Micheál Martin, líder do partido, integrava o governo da época.

Por isso, o crescimento do Sinn Féin pode ser visto nestas eleições, já que o partido disse querer buscar alternativas para esses problemas, além do desejo de união entre a República da Irlanda e Irlanda do Norte.

É possível acompanhar a apuração dos votos ao vivo nos sites da imprensa irlandesa como RTÉ e Irish Times.

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar