Irlanda diminui taxa de contaminação por Covid-19

Irlanda diminui taxa de contaminação por Covid-19

Rubinho Vitti

5 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

A Irlanda registrou um total 1.403 mortes relacionadas ao novo coronavírus, além de 22.385 casos confirmados da doença no país. A última estatística, publicada pelo Health Protection Surveillance Centre na quinta-feira, 7 de maio, mostrou que a taxa de contaminação diminuiu na ilha, além das mortes e internações nas UTIs.

Normas de distanciamento social e precaução são responsáveis por taxa menor de contaminação pelo Covid-19 na Irlanda. Foto: Kelly Sikkema/Unsplash

Dos casos confirmados até terça, 5 de maio, 57% eram mulheres e 43%, homens. A idade média era de 49 anos. Além disso, o ranking divulgado mostra que, do total, 2.891 casos (13%) foram hospitalizados e 376 casos precisaram de internação em UTI. Do total, 6.498 casos estão associados a profissionais de saúde.

Dublin tem o maior número de casos, somando 10.840 (49%), seguida por Kildare (1.302), que ultrapassou Cork (1.197), que figurava em segundo lugar desde o começo da pandemia.

Menor contaminação pelo Covid-19 na Irlanda

A taxa de contaminação diminuiu, segundo o departamento de saúde irlandês. O número, agora, varia entre 0.5 e 0.6 no ranking de transmissão da doença, o que é considerado estável. Isso significa quantas outras pessoas estão sendo infectadas em relação a um caso confirmado. Ou seja, menos de uma para cada contaminado.

“Atingimos nosso objetivo de suprimir a propagação da doença, não foi fácil para ninguém, mas não há dúvida de que nosso esforço coletivo salvou vidas”, disse Dr. Tony Holohan, Diretor Médico do Departamento de Saúde, em comunicado à imprensa.

Leia também: Irlanda divulga calendário de reabertura do país

Segundo ele, o padrão de transmissão do COVID-19 será avaliado daqui para frente com as restrições sendo aliviadas. “Essas semanas são tão importantes quanto as primeiras semanas de nossa resposta. Nossos comportamentos são cruciais para manter nosso progresso e manter o número de reprodução abaixo de 1”, ressaltou.

O departamento ainda disse que o número de internações na UTI, de novos casos e de mortes está diminuindo há mais de uma semana. Na semana passada, a média diária de mortes no país por Covid-19 era de 40 por dia. Agora, são 20.

Os casos que necessitam de UTI caíram de 6 para 2 ao dia. O HSE agora está aumentando a capacidade para 15.000 testes por dia nas próximas duas semanas, segundo o governo.

Veja também

Como cuidar da saúde durante uma viagem no exterior?

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar