Irlanda do Norte registra primeiro caso de coronavírus

Irlanda do Norte registra primeiro caso de coronavírus

Rubinho Vitti

1 mês atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

O primeiro caso de coronavírus na ilha da Irlanda foi registrado na Irlanda do Norte. A paciente é uma mulher que voltou da região da Lombardia, no norte da Itália, onde há uma grande epidemia da doença. Ela viajou via Dublin Airport e utilizou o transporte público para chegar até a Belfast, onde está internada no Royal Victoria Hospital. A notícia foi confirmada durante uma reunião da Agência de Saúde Pública do país, que afirmou estar trabalhando para identificar os contatos que a paciente teve.

Guia do HSE, departamento de saúde da Irlanda, para se proteger do coronavírus. Foto: Divulgação

O HSE criou um hotsite especial só com informações sobre o coronavírus. Lá, o departamento de saúde afirma que o risco de pegar coronavírus na Irlanda ainda é baixo. “A maioria das pessoas pode continuar indo ao trabalho, escola e outros locais públicos, como sempre”, diz o comunicado.

No entanto, eles ressalta que qualquer pessoa que saiba que esteve em contato próximo com um caso confirmado nos últimos 14 dias e apresenta sintomas (tosse, falta de ar, febre) deve ligar para o departamento de emergência (telefone 112 ou 999).

Eventos cancelados

A Irlanda está se preparando para que o vírus não se alastre pela ilha. O ministro da Saúde irlandês, Simon Harris, disse que o jogo do campeonato de rugby Six Nations da Irlanda contra a Itália, em Dublin, no fim de semana de 6 a 8 de março, foi adiado por causa do surto de coronavírus.

Leia também: Como agir em caso de suspeita de coronavírus na Irlanda

Dependendo da situação, a parada do St. Patrick’s Day, que reúne milhares de pessoas na capital irlandesa, também poderá ser cancelada. Uma equipe de especialistas em saúde deve verificar a segurança do desfile. Outros eventos grandes também podem ser revistos com o passar das semanas. Isso está ocorrendo em outros países. Eventos como o Carnaval de Veneza, o Mobile World Congress, em Barcelona, e a conferência anual de desenvolvedores do Facebook, na Califórnia, foram suspensos. A Disney de Tókio suspendeu as atividades em duas semanas por causa do coronavírus.

Casos na Europa e no mundo

São mais de 83 mil casos de coronavírus pelo mundo em mais de 50 países. Foto: Dimitri Karastelev on Unsplash

Os casos de coronavírus no mundo estão aumentando a cada dia. O último relatório confirma que são mais de 83.000 casos da doença COVID-19 confirmados em mais de 50 países, sendo 36.000 pessoas se recuperando. São 2.800 pessoas vítimas fatais, sendo a maioria dos casos ocorridos na China. No resto do mundo, foram registradas 67 mortes, segundo a OMS.

Há novos surtos na Coréia do Sul, Itália e Irã e o primeiro caso confirmado na Nigéria. No Reino Unido foram 19 confirmados. No Brasil, apesar de um caso confirmado, há 132 casos suspeitos e 213 notificações, que pode ter aumentado dependendo do horário que você está lendo esta matéria.

Como se proteger

A OMS publicou uma lista de medidas de proteção contra o coronavírus, entre elas estão:

  • Lavar as mãos com frequência, utilizando sabão e álcool gel (70%)
  • Cobrir nariz e boca com um lenço ou com as mãos quando tossir ou espirrar e lavar as mãos após
  • Fique distante (ao menos dois metros) de pessoas que estejam tossindo ou espirrando
  • Evite aglomerações
  • Não fique em ambientes fechados
  • Não toque o rosto, olhos, nariz e boca com frequência
  • Não viaje para países onde há surto da doença

Veja também

Tudo sobre o sistema de saúde na Irlanda

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar