Irlanda emite alerta de alto nível de pólen

Irlanda emite alerta de alto nível de pólen

Rubinho Vitti

5 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

O Met Eireann, instituto metereológico da Irlanda, afirmou que há um alto risco de aumento de pólen na Ilha nesta semana. Grama, erva daninha e esporos fúngicos são os alérgenos atualmente no ar. Isso pode pegar desprevenido quem acaba de chegar ao país e se deparar com os sintomas da chamada “hay fever”.

Você acorda pela manhã e sente dor de cabeça, ardência nos olhos e nas narinas, garganta arranhando e é como se sua face inteira estivesse seca e dolorida. Na hora, você pensa: acho que estou começando a gripar. Mas, na verdade, a gripe não vem, e a sensação diferente segue causando incômodo. Pimba! Você foi atingido em cheio pela “hay fever”.

Mesmo quem nunca teve asma, crise de alergia ou rinite e sinusite pode ser atacado pela “hay fever”. Segundo o Met Eireann, temperaturas elevadas permitem que o pólen se dissipe pelo ar. “A maioria das gramíneas está agora em flor e emitindo muito pólen em dias quentes e secos. O risco será alto quando a temperatura estiver alta ou acima da média”, afirmou a nota.

A Asthma Society of Ireland (Sociedade de Asma da Irlanda) emitiu um alerta para as 300.800 pessoas na Irlanda que sofrem de asma e “hay fever”, pois os níveis de pólen continuam a subir.

As pessoas são aconselhadas a manter as janelas fechadas durante a noite ou quando a contagem de pólen é alta e ficar dentro de casa o máximo possível ou, pelo menos, ficar longe de áreas gramadas, especialmente quando a grama foi recém-cortada.

A Sociedade da Asma também aconselha as pessoas a colocar vaselina nas narinas para capturar o pólen, usar óculos escuros para evitar que o pólen entre em seus olhos, trocar de roupa depois de ficar fora por longos períodos.

Ao jornal Extra.ie, Sarah O’Connor, CEO da Sociedade de Asma, disse que os sintomas da “hay fever” são capazes de aumentar o ataque de asma, o que, em alguns casos, pode ser fatal. “As mortes por asma estão aumentando na Irlanda, com uma pessoa morrendo a cada seis dias. Além disso, pessoas com ‘hay fever’ apresentam sintomas que realmente comprometem sua qualidade de vida e a capacidade de aproveitar os meses de verão.”

A Sociedade de Asma atende pelo telefone 1800 44 54 64, pelo qual você pode conversar com uma enfermeira respiratória treinada sobre como controlar seus sintomas de hay fever.

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar