Irlanda espera ter emissão de carbono nula até 2050

Irlanda espera ter emissão de carbono nula até 2050

Rubinho Vitti

1 mês atrás

Siga o E-Dublin no Instagram

O Ireland’s Climate Action Plan (Plano de Ação Climática da Irlanda) espera dar ao povo irlandês “um futuro mais limpo, mais seguro e mais sustentável”. O plano estabelece mais de 180 ações, juntamente a centenas de subações, que precisam ser tomadas no momento em que os sinais de alerta sobre a situação global do meio ambiente estão aumentando e o tempo para agir está diminuindo rapidamente.

“Em um momento em que deveríamos reduzir radicalmente nossa dependência de carbono, as emissões de gases de efeito estufa da Irlanda aumentaram de forma rápica. Atualmente, somos 85% dependentes de combustíveis fósseis. Temos uma pequena janela de oportunidade para reverter essa tendência e garantir uma vida melhor, mais saudável. Isso significa mudar a maneira como aquecemos nossas casas, a maneira como viajamos e a forma como alimentamos nosso país”, afirma o governo sobre o projeto.

Leia também: Como o aquecimento global afetará a Irlanda?

O plano identifica como a Irlanda alcançará suas metas de 2030 para emissões de carbono e a coloca em uma trajetória para alcançar emissões de carbono nulas até 2050.

Alguns pontos do Ireland’s Climate Action Plan:

  • Eliminar o plástico não reciclável e impor taxas mais altas à produção de materiais que são difíceis de reciclar, implementando medidas para proibir pratos de plástico descartáveis, talheres, palitos, cotonetes etc.
  • Estabelecer um novo esquema de microgeração de energia, permitindo que os proprietários gerem sua própria eletricidade e “vendam” o que não usam de volta à rede nacional.
  • Mudança para 70% de eletricidade renovável até 2030. Atualmente, apenas 30% da eletricidade da Irlanda vem de fontes renováveis.
  • Trazer 950.000 veículos elétricos para as estradas irlandesas e legislação para proibir a venda de carros à gasolina ou diesel a partir de 2030.
  • Expandir a rede de ciclovias e instalações “park and ride”, ajudando a facilitar as vias, livrando-as do congestionamento.
  • Programa intensivo de modernização para instalar 400.000 bombas de calor em residências e empresas, substituindo os sistemas existentes de aquecimento com carbono.

Leia também: Irlanda aumenta imposto sobre emissão de carbono

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar