Irlanda está entre os países mais obesos do mundo

Irlanda está entre os países mais obesos do mundo

Elizabeth Gonçalves

3 anos atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

A Irlanda está prestes a se tornar o país com a maior taxa de obesidade da Europa. De acordo com pesquisas, os homens já possuem o maior índice de massa corporal no continente, enquanto as mulheres irlandesas ocupam a terceira posição.

De acordo com um estudo divulgado em abril desse ano pela Imperial College London, um quinto da população obesa mundial vive na Irlanda e outros países de língua inglesa, como Austrália, Canadá, Nova Zelândia, Reino Unido e Estados Unidos, totalizando 118 milhões de pessoas.

obesidade

Foto: Shutterstock

Obviamente, esse é um ranking do qual não se pode ter muito orgulho de estar no topo. Afinal, obesidade está diretamente ligada a uma série de problemas de saúde, como diabetes, doenças do coração, entre outras.

E é aí que também entramos naquele velho debate se o intercâmbio engorda ou não. É claro que isso varia muito, de acordo com o metabolismo de cada pessoa, mas há alguns fatos que podem contribuir para se ganhar uns quilinhos a mais aqui na Irlanda.

O principal exemplo é a alimentação, já que pães, batatas e outros carboidratos fazem parte da cultura irlandesa, que acabamos aderindo por aqui. Isso sem falar nas nada saudáveis comidas congeladas e nos enlatados, que acabam sendo opção pra quem não sabe cozinhar ou precisa economizar, considerando que são mais baratos que alimentos frescos. Outro fator que interfere, e bastante, na balança, é o clima. Na Irlanda faz frio praticamente nove meses por ano, o que estimula o apetite e ao mesmo tempo reduz a coragem de sair para fazer exercícios físicos.

Como entrar em forma?

Como acabamos de mencionar, nem sempre a Irlanda tem um clima favorável à prática de esportes ao ar livre. Mesmo assim, dá para aproveitar os meses de primavera e verão, ou seja, entre maio e início de setembro.

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

Entre as opções de atividades outdoor, estão corrida, ciclismo, além das academias ao ar livre, espalhadas tanto pelo litoral norte quanto o sul. Para os nadadores mais experientes, por exemplo, que tal nadar em mar aberto? As áreas de Seapoint e Sandycove são bem comuns para essa prática e dá para queimar boas calorias.

Para os fãs de academia ou quem está pensando em se matricular em uma para entrar em forma, a boa notícia é que não faltam opções em Dublin, sendo que, inclusive, algumas ficam abertas 24 horas por dia, assim não dá para utilizar a falta de tempo como desculpa para não se exercitar. Para quem quiser saber mais sobre o tema e conhecer opções, a Jess conta nesse vídeo como funcionam as academias em Dublin.

E se você não suporta academia, mas quer fazer uma atividade física diferente e que ajude a queimar calorias, uma boa sugestão são as acrobacias aéreas. Esta modalidade vem crescendo no país e há diversos estúdios que oferecem aulas. Nós já abordamos o tema com mais detalhes em um post aqui no E-Dublin.

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

Outra opção diferente e que também pode ser uma oportunidade para fazer novos amigos é frequentar aulas de dança. Inclusive, há grupos de brasileiros que dão aulas gratuitas de forró na cidade. E aí, está esperando o quê?

Revisado por Tarcísio Junior
Imagens via Shutterstock
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para [email protected]

Elizabeth Gonçalves
Elizabeth Gonçalves, Jornalista viciada em cinema, música e literatura. Paulistana, se apaixonou por Dublin, onde mora há cinco anos e sonha em fazer uma viagem de volta ao mundo.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar