Irlanda moderniza sistema de impostos trabalhistas em 2019

Irlanda moderniza sistema de impostos trabalhistas em 2019

Elizabeth Gonçalves

8 meses atrás

O Revenue, agência do governo irlandês responsável pela taxação dos impostos (equivalente à nossa Receita Federal no Brasil), anunciou que a partir de janeiro deste ano você pode dizer adeus aos formulários trabalhistas P30, P45 e P60. Isso acontece porque a partir de agora todo o processo de taxação dos impostos será realizado online, podendo ser acompanhado em tempo real.

O formulário P30 é utilizado pelos empregadores para informar o valor total coletado de imposto do trabalhador durante um determinado período de tempo. O P45 é uma declaração do pagamento e deduções de um funcionário para o ano até a data em que ele sai do emprego. Já o P60 é uma declaração emitida a todos os contribuintes no final de um ano fiscal. O documento detalha todos os impostos que você pagou no ano fiscal.

Revenue moderniza sistema de impostos na Irlanda. Foto: Chernetskaya | Dreamstime

Revenue moderniza sistema de impostos na Irlanda. Foto: Chernetskaya | Dreamstime

De acordo com o Revenue, essa iniciativa tem como objetivo garantir que a quantia certa seja coletada no momento certo dos funcionários. Outra vantagem que essa mudança proporciona aos empregados é o recebimento dos benefícios e isenções fiscais em um prazo mais curto.

O envio de dados em tempo real deve beneficiar também mais de 250 mil trabalhadores que possuem múltiplos empregos na Irlanda. Afinal, a nova medida vai evitar que estes profissionais paguem o imposto errado e também que obtenham o reembolso de créditos e benefícios rapidamente.

Enquanto a modernização do sistema do Revenue traz benefícios aos trabalhadores, alguns empregadores têm reclamado que esta novidade pode incorrer em custos adicionais para as empresas. Afinal, nem todos têm a tecnologia necessária para fornecer informação em tempo real.

Como funciona a cobrança dos impostos?

Na Irlanda, toda pessoa devidamente empregada paga imposto de renda pelo sistema PAYE, sigla para pay as you earn, ou seja, você paga seus impostos conforme vai recebendo o seu salário. Assim, o empregador deduz o imposto diretamente do se salário e direciona o valor para o Revenue.

Impostos são cobrados de acordo com o rendimento dos trabalhadores. Foto: Bigapplestock | Dreamstime

Impostos são cobrados de acordo com o rendimento dos trabalhadores. Foto: Bigapplestock | Dreamstime

Como se cadastrar

Para acompanhar todas as suas informações fiscais é importante se cadastrar no portal do Revenue. Para isso, você vai precisar das seguintes informações:
– número de PPS
– data de nascimento
– número de telefone
– e-mail
– endereço na Irlanda

Vale destacar que após realizar o cadastro no portal você não terá acesso imediato. Você precisa aguardar o recebimento pelos correios da senha para acesso ao site. Com a senha em mãos, você poderá solicitar todos os serviços do órgão diretamente pelo website, como por exemplo: solicitação de reembolso de imposto pago, acompanhamento dos seus extratos, registro de automóveis, etc.

Imagens via Dreamstime
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para [email protected]

Elizabeth Gonçalves
Elizabeth Gonçalves, Jornalista viciada em cinema, música e literatura. Paulistana, se apaixonou por Dublin, onde mora há cinco anos e sonha em fazer uma viagem de volta ao mundo.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar