Irlanda pode elevar o valor de bebidas alcoólicas no país

Irlanda pode elevar o valor de bebidas alcoólicas no país

Rubinho Vitti

4 dias atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Uma lei pode entrar em vigor em breve na Irlanda, tornando as bebidas alcoólicas ainda mais caras. A ideia é introduzir um preço mínimo dos produtos que contêm álcool e isso reduza o consumo.

O Ministro da Saúde irlandês, Stephen Donnelly, quer usar o Public Health Alcohol Act de 2018 para embasar a medida, mas precisará do apoio do governo para que ela seja introduzida, com aprovação do Conselho de Ministros.

A Lei estabelece um preço mínimo de 10 centavos de euro por grama de álcool, sendo uma lata de cerveja pelo mínimo de € 1,32 e uma garrafa de champanhe por pelo menos € 7,75.

A mesma medida ocorreu na Escócia, que implementou o preço mínimo por unidade em 2018. O país viu os níveis de consumo no ano seguinte cair para o nível mais baixo em mais de duas décadas.

Já a Irlanda do Norte deve seguir com as regras atuais, o que faz com que lojistas da República da Irlanda temam que irlandeses possam cruzar a fronteira para comprar bebidas mais baratas, prejudicando o comércio local.

Preço no valor final das bebidas alcoólicas na Irlanda deverá aumentar, principalmente as mais baratas. Foto: Lukas Bee/Unsplash

Irlandeses bebem cerca de 11 litros de álcool por ano

Segundo matéria da RTÉ, com dados do Revenue Commissioners, os níveis de consumo de álcool eram de 10,07 litros por pessoa em 2020, uma queda de 6,6% em relação a 2019.

Vale lembrar que, no ano passado, estabelecimentos como pubs e clubes estavam fechados. Por isso, grande parte desse volume de álcool foi consumido de forma doméstica.

Na média, o consumo de álcool pelos irlandeses é de cerca de 11 litros por pessoa (ao ano) desde 2015. Segundo a reportagem, 11 litros de álcool equivale a 116 garrafas de vinho ou 445 litros de cerveja por adulto a cada ano.

Leia também: Irlanda proíbe promoções de bebidas alcoólicas em lojas e mercados

Foto de capa: Lukas Bee/Unsplash

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar