Irlanda pode ter novo governo até junho

Irlanda pode ter novo governo até junho

Rubinho Vitti

4 semanas atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Os deputados irlandeses estão tentando concretizar a formação de um novo governo mesmo durante a pandemia do coronavírus. Quando mal terminaram de eleger os novos integrantes da casa de leis irlandesa (a Dáil Éireann), em fevereiro de 2020, o vírus Covid-19 chegou à ilha. Isso impediu até mesmo as reuniões presenciais entre os novos integrantes no Parlamento, os Teachtaí Dála (TDs).

Novo primeiro-ministro irlandês será escolhido após coalizão dos parlamentares. Foto: Department of the Taoiseach/Merrion Street

Recentemente, os partidos Fianna Fáil (FF) e Fine Gael (FG), opositores de centro-direita, e o Green Party (GP), partido verde irlandês, começaram a conversar para tentar uma coalizão. É que no sistema Parlamentarista na Irlanda, deve haver um total de pelo menos 80 cadeiras, ou seja, metade do Congresso, para a formação de um novo governo.

Eleitores dividiram votos na última eleição

Mary Lou McDonald, presidente do Sinn Fein, partido que ficou em segundo lugar nas eleições irlandesas. Foto: Divulgação

Na eleição, ocorrida em 8 de fevereiro, os partidos Fianna Fáil e Fine Gael ficaram, juntos com o Sinn Féin (SF), entre os três mais votados, com 38, 35 e 37 cadeiras, respectivamente, das 160 existentes no Congresso. Mas até então, nenhum deles havia considerado unir forças para a criação de um novo governo.

Tanto o FF quanto o FG são velhos opositores, mas tem o SF como opositor em comum. O SF supreendeu nas eleições, conquistando o segundo lugar, uma votação expressiva, já que durante décadas tem perdido miseravelmente. Porém, o partido de esquerda nacionalista, que já teve como braço direito o IRA (Exército Republicano Irlandês), não conseguiu apoio necessário para as 80 cadeiras.

FF, FG e GP podem governar juntos

Por outro lado, a imprensa irlandesa tem noticiado que o FF e o FG se uniram para formar um novo governo. Isso é algo inédito, pelo histórico opositor dos partidos. Mas juntos, eles conseguem apenas 73 cadeiras.

Agora, ambos os partidos vem conversando com o GP. O Green Party conseguiu 12 cadeiras e, somando com os TDs de centro-direita, totalizariam 85 parlamentares, número perfeito para a coalizão. O Partido Verde, no entanto, para participar, exigiu algumas metas, como a redução a 7% das emissões de gás carbônico.

Novo governo pode surgir em junho

Primeiro-ministro irlandês, Leo Varadkar, renunciou ao cargo em março, mas segue na liderança do governo até que coalizão seja feita e um novo lídera seja escolhido. Foto: Merrion Street

As negociações serão retomadas nesta semana. Se tudo der certo, a escolha de um novo primeiro-ministro (o Taoiseach) pode acontecer em breve. Por enquanto, apesar de ter renunciado ao cargo de primeiro-ministro irlandês no início de março, Leo Varadkar, líder do Fine Gael, segue no comando do país até que um novo Taioseach seja escolhido.

Segundo reportagem da RTÉ, Varadkar está confiante que um novo governo se forme até junho. Se um novo governo não for formado, é possível que haja uma nova eleição, mas tal saída não é vista com bons olhos a nenhum dos deputados eleitos.

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar