Irlanda proibirá novos veículos à gasolina e a diesel a partir de 2030

Irlanda proibirá novos veículos à gasolina e a diesel a partir de 2030

Rubinho Vitti

1 mês atrás

Siga o E-Dublin no Instagram

Em dez anos, não se poderá comprar mais carros, caminhões ou qualquer tipo de veículos movidos à gasolina ou óleo diesel na Irlanda. Pelo menos, essa é a ideia do país para reduzir emissões de gases poluentes e melhorar o meio ambiente até 2030. No fim da próxima década, a ilha quer que todos os novos veículos comercializados sejam elétricos, ou seja, com emissão zero de gás carbônico.

Ideia é que até 2030 só se vendam carros elétricos na Irlanda, mas cerca de 85% dos carros irlandeses hoje são movidos a combustíveis fósseis. Foto: Pxhere

A legislação proposta está no Climate Action Plan (Plano de Ação Climática), que soma 180 medidas, incluindo, por exemplo, a proibição de plástico não reciclável até 2030.

A Irlanda, porém, terá muito trabalho para conseguir mudar a cabeça do consumidor e dos produtores de carro, já que 85% dos veículos dependem de gasolina ou diesel. Atualmente, há um aumento no número de carros híbridos, ou seja, movidos a eletricidade, mas que também podem usar combustível.

Leia também: Irlanda espera ter emissão de carbono nula até 2050

A esperança é que, quando a proibição de veículos a gasolina e diesel for introduzida, em 2030, existam 950.000 veículos elétricos nas estradas irlandesas. Para isso, o governo irlandês pretende instalar mais pontos de recarga para carros elétricos até 2025.

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar