Irlanda tem menor nível de desemprego em 14 anos

Irlanda tem menor nível de desemprego em 14 anos

Rubinho Vitti

6 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

O “boom” do emprego na Irlanda fez com que as taxas de desemprego caíssem para as mais baixas em 14 anos. É o que mostra uma reportagem do jornal Irish Mirror. Cerca de 33.200 pessoas a mais estão trabalhando, em comparação com os registros do ano passado. A taxa de desemprego caiu para 4,4% em maio, ante 4,6% em abril e 5,9% no ano anterior.

Taxa de desemprego está em um nível mais baixo desde 2005, com apenas 4,4% de registros de desempregados. Foto: Pxhere

Segundo o economista Pawel Adrjan, integrante da equipe do site de empregos Indeed — um dos maiores da Irlanda e Reino Unido —, “a taxa de desemprego caiu bem abaixo dos 5%, e 4,4% em maio está no seu nível mais baixo desde 2005 e perto dos mínimos históricos”, afirmou ao Irish Mirror.

O economista também afirma que o “boom” de empregos está em plena força. “Há, ainda, quase 20 mil vagas de emprego, com a taxa de vacância sem sinais de queda. A participação da força de trabalho tem aumentado continuamente e está se aproximando do pico pré-crise de 75,3% em 2007, uma vez que o crescimento sólido dos salários atrai as pessoas para a força de trabalho.”

O economista alerta apenas para uma diferença maior entre a participação de homens e mulheres nas vagas de emprego na Irlanda. Tal “fosso” seria maior que a média registrada na União Europeia. “Portanto, há margem para uma melhor participação feminina para ajudar a resolver a escassez de mão de obra. Isso pode exigir um foco maior na política sobre a acessibilidade dos cuidados infantis e práticas de emprego favoráveis ​​à família.”

Adrjan ainda pontua que os setores profissional, científico e técnico apresentam a maior taxa de vacância de trabalho, seguida pelos setores financeiro, de seguros e imobiliário.

Veja também

Como é o Regime Trabalhista na Irlanda?

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar