Irlanda têm vagas para biotécnicos e químicos

Irlanda têm vagas para biotécnicos e químicos

Deby Pimentel

10 meses atrás

Siga o E-Dublin no Instagram

Recentemente a CPL divulgou o CPL Employment Index, que traz informações sobre o mercado de trabalho na Irlanda. A boa notícia é que as ofertas profisisonais continuam crescendo no país e, muito ao contrário do que se imagina, essas oportunidades ocorrem em várias áreas profissionais, incluindo o setor de Ciências.

Entre as tendências de trabalho para estrangeiros na Irlanda, já falamos sobre as inúmeras vantagens que o mercado de TI oferece. No entanto, áreas como Biotecnologia, Química e afins também tiveram um crescimento na Irlanda – e mundo afora. Isso porque estes profissionais, além das empresas exclusivas do tema, podem ser empregados em diferentes setores como Farmacêutica, Agricultura, Alimentação, Eletrônica, Energia, Meio Ambiente, Saúde, Beleza e Pecuária.

Agronegócio é um dos setores para biotecnologia. Crédito Gabriel Blaj | Dreamstime

Agronegócio é um dos setores para biotecnologia. Crédito Gabriel Blaj | Dreamstime

Mas o que faz o profissional de biotecnologia?

Trata-se de qualquer aplicação tecnológica que utilize sistemas biológicos, organismos vivos, ou seus derivados, para fabricar ou modificar produtos ou processos para utilização específica, transformando nossa vida cotidiana. Na Ilha Esmeralda, embora relativamente novo, o setor demonstra expansão em diferentes aspectos – são 16 grandes empresas (entre as TOP 20 do mundo), em cidades como Cork, Dublin, Galway, Limerick, Waterford, entre outras, e salários que podem variar entre 45-100 mil euros anuais, conforme o cargo.

Biotecnologia: Mercado de Trabalho na Irlanda

dreamstime_s_31258611

Químicos podem atuar em diversas áreas, da licenciatura até a engenharia. Crédito Florea Paul Daniel | Dreamstime

É preciso estar atento às exigências, pois apesar de aquecido e com oportunidades para estrangeiros, a preferência ainda é para profissionais locais ou com cidadania europeia. As vagas destinadas aos não-europeus vão para os especialistas: NFQ de 8 a 10 (o que equivale ao nível mínimo de bacharelado e varia até o doutorado), com no mínimo 3 anos de experiência na vaga em questão – e lembrando que especialistas têm vantagens consideráveis.

Especialização

Uma das possibilidades para os candidatos ao mercado irlandês desta área é o ingresso por meio de bolsas de estudo em convênios internacionais ainda no Brasil, como programa do Capes/CNPQ ou bolsas em universidades irlandesas.

Uma qualificação numa universidade local também deve ser considerada, uma vez que possibilita a obtenção de visto para trabalho e cujos cursos com duração de 1 a 2 anos podem ultrapassar os 20 mil euros/ano.

Químicos na Irlanda

Para a indústria química, o perfil de mercado é similar. São mais de 50 grandes empresas neste setor, com importantes representantes internacionais, seja na produção, manufatura, pesquisa, desenvolvimento ou comercialização de insumos e o profissional pode atuar em diversas áreas, da licenciatura até a engenharia.

Somente no LinkedIn, são mais de 170 vagas em diferentes cidades como Cork, Dublin, Kinsale, Wicklow, entre outras, além das possibilidades de unir trabalho e qualificação, o que ampliam as oportunidades relacionadas a visto e emprego.

Vale ressaltar que nesta área o número de vagas para cidadãos não-europeus também é dificultado em função das exigências. Lembrando que, incluindo a fluência no idioma, também em nível técnico, a condição de especialista e a experiência comprovada no cargo em questão serão consideradas como essenciais.

dreamstime_s_62752707

Indústria farmacêutica contrata especialistas em Química e Biotecnologia na Irlanda. Crédito: Dmitry Kalinovsky | Dreamstime

Por isso, se você pretende apostar e investir na sua carreira internacional, todas as informações e detalhes são fundamentais.

Imagens via Dreamstime
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para [email protected]

Deby Pimentel
Deby Pimentel, Jornalista com MBA em Marketing e Empreendedorismo e uma paulistana apaixonada por fotografia, gastronomia e tecnologia. Uma virginiana que adora novas culturas e desafios. Acredita que a informação é sempre a melhor maneira de transformar sonhos em possibilidades.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar