Itens de plástico descartáveis poderão ser banidos da Irlanda

Itens de plástico descartáveis poderão ser banidos da Irlanda

Rubinho Vitti

2 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

A Irlanda poderá iniciar uma guerra contra objetos de plástico. Canudos, pratos, xícaras, talheres e outros itens de plástico poderão ser proibidos na Irlanda. Também poderão ser cobradas taxas pelo uso de embalagens plásticas não-recicláveis ​​em alimentos e outros bens.

Na Irlanda, as pessoas geram, em média, mais de 200 kg de resíduos de embalagens por ano, dos quais 59 kg são plásticos. É o mais alto da União Europeia e quase o dobro da média europeia.

Irlandeses descartam, por ano, uma média de 59 kg de plástico por pessoa. Foto: Pxhere

O ministro da Ação Climática da Irlanda, Richard Bruton, convocou mais de 100 representantes da indústria de resíduos e embalagens, grupos de consumidores e defensores do meio ambiente e autoridades locais para discutir os aspectos práticos do plano.

A legislação da União Europeia está pressionando os Estados para eliminar plásticos não-recicláveis no Plano de Ação Climática. As mudanças fazem parte de uma nova estratégia de resíduos que visa reduzir radicalmente a quantidade de plástico do dia a dia e melhorar as taxas de reciclagem.

Leia também: Irlanda plantará 440 milhões de árvores para combater as mudanças climáticas

A redução do desperdício de alimentos também está na agenda. Uma família média na Irlanda joga fora uma tonelada de comida a cada ano. Estima-se que o desperdício de alimentos custe ao agregado familiar médio € 700 por ano, enquanto o custo total para as empresas é estimado em € 1 bilhão anualmente.

As metas para 2030 incluem garantir que todas as embalagens plásticas sejam reutilizáveis ​​ou recicláveis, o desperdício de alimentos seja reduzido pela metade e o aterro de resíduos domésticos diminua para 10%.

Leia também: Irlanda espera ter emissão de carbono nula até 2050

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar